Quais são os principais índices de ações? | Blog ATIVA Quais são os principais índices de ações? | Blog ATIVA
Educação Financeira

Quais são os principais índices de ações?

Para construir uma noção realista sobre o desempenho do mercado de ações em vários pontos do mundo, é essencial acompanhar índice de ações. Afinal de contas, a economia global está totalmente interconectada nos dias de hoje. Por isso é que fatos ocorridos na Ásia podem gerar repercussões na Europa ou até mesmo por aqui, na América do Sul. Em alguns casos, a divulgação de determinado dado econômico nos Estados Unidos causa oscilações quase imediatas nos índices de ativos brasileiros, como o Ibovespa.

Na prática, assim como a brasileira BM&FBOVESPA, outras bolsas de valores pelo mundo afora possuem índices próprios, que medem a performance de um conjunto de ativos. Que tal conhecer agora mesmo os principais índices de ações mundiais? Fique de olho:

S&P 500, dos Estados Unidos

O S&P 500, da Standard & Poor’s, é um dos principais índices de ações do mundo. Ele representa o desempenho das ações das 500 principais companhias negociadas na bolsa de Nova York (NYSE), nos Estados Unidos. Grandes empresas como Amazon, Apple, Facebook, Google, Coca-Cola, Boeing e General Electric, entre outras, fazem parte da lista que compõe o índice.

Nasdaq Composite, dos Estados Unidos

O índice Nasdaq Composite é formado por companhias operadas justamente na Nasdaq, bolsa totalmente eletrônica com sede em Nova York que reúne pequenas e médias empresas de capital aberto. A Nasdaq é caracterizada por listar principalmente companhias do segmento de tecnologia. Essa bolsa é a segunda maior do mundo em capitalização, ficando atrás apenas da bolsa de Nova York.

Dow Jones, dos Estados Unidos

Ao lado do S&P 500 e do Nasdaq Composite, o Dow Jones está entre os principais índices dos Estados Unidos. O Dow Jones Industrial Average é uma criação dos fundadores do jornal The Wall Street Journal, no ano de 1896. O índice agrupa ações de 30 companhias dos Estados Unidos selecionadas pelos editores do jornal. Empresas como 3M, Intel, IBM, McDonald’s, Nike e Walt Disney, entre outras, figuram por ali.

DAX, da Alemanha

O índice DAX representa a performance do mercado de ações da Alemanha — especificamente da bolsa de Frankfurt. Entre as companhias presentes no índice estão Bayer, Volkswagen, Siemens, Allianz, Deutsche Bank e BMW.

CAC 40, da França

Em meio aos diversos índices de ações franceses, o principal é o CAC 40, que reúne ações de empresas negociadas na bolsa de Paris. É composto por companhias como Accor, Carrefour, L’Oreal, Michelin, Peugeot e Renault, entre outras.

Shanghai Composite, da China

No grupo dos principais índices da Ásia, o Shanghai Composite representa as movimentações no mercado acionário chinês — especificamente da bolsa de Xangai. Devido ao crescimento da economia chinesa e do impacto que causa em outros países (como o Brasil), o Shanghai Composite aparece com cada vez mais frequência no radar dos investidores.

FTSE 100, do Reino Unido

O Financial Times Stock Exchange 100 ou simplesmente FTSE 100 é o principal índice da bolsa de Londres. Companhias como Rio Tinto, HSBC, Pearson e Unilever, entre outras, compõem sua seleção.

Nikkei 225, do Japão

O principal índice da bolsa de valores de Tóquio é o Nikkei 225, que representa o mercado de ações do Japão. O Nikkei 225 reúne empresas como Canon, Nikon, Mitsubishi, Panasonic, Sony, Toyota, Toshiba, Yamaha e Honda, entre outras.

Ibovespa, do Brasil

O principal índice do mercado de ações brasileiro é o Ibovespa, que agrupa os ativos das companhais com maior representatividade nas negociações da BM&FBOVESPA, sediada em São Paulo. Assim como nos índices de mercado de outros países, a composição do Ibovespa é revista periodicamente. Empresas que aparecem com frequência no Ibovespa são Petrobras, Vale, Itaú e Ambev, entre outras.

Vale lembrar que cada índice tem uma metodologia própria de cálculo. Geralmente, representam o desempenho de uma carteira teórica de ações mais representativas de cada mercado. Via de regra, o número de pontos de cada índice demonstra o quanto (em moeda) vale o conjunto de ações da hipotética carteira.

Agora comente aqui e nos conte se você tem o costume de acompanhar os índices de investimento! Divida suas análises e percepções conosco e participe da conversa! E se quiser a opinião de especialistas no assunto, entre em contato com a ATIVA Investimentos!

 
Share on Facebook112Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn15

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Família aumentando? Saiba como planejar o orçamento doméstico!
Planejamento financeiro: o segredo para não depender do INSS
6 filmes e livros sobre investimentos que você precisa conhecer

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!