Quais são os riscos de investir em renda fixa? | Blog ATIVA Quais são os riscos de investir em renda fixa? | Blog ATIVA
Educação Financeira

Quais são os riscos de investir em renda fixa?

A renda fixa é um investimento que conquista quem está em busca de certa segurança e a garantia de que terá uma ideia de quanto receberá de rendimento. É inegável que a modalidade pode ser menos imprevisível do que um mercado de ações.
 
No entanto, ela também apresenta riscos e, assim como os demais investimentos, é preciso ter conhecimento e experiência para investir da maneira correta. Confira abaixo os riscos de investir em renda fixa:

Risco de crédito

Um dos riscos de investir em renda fixa é o de crédito, que é quando o banco em que o cliente tem investimentos, como poupança e Certificado de Depósito Bancário (CDB), quebra. 

Apesar de grande parte dos investimentos em renda fixa serem protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o valor está limitado a R$ 250 mil por instituição e por CPF. Ou seja, caso você tenha valor superior a essa quantia em apenas um banco e ele quebre, você perderá dinheiro. 

Risco de mercado

O risco de mercado é quando a mudança da situação econômica afeta seus investimentos em renda fixa. Há a possibilidade da rentabilidade de investimentos como CDB, Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ficarem aquém da inflação, por exemplo. A queda acentuada da Selic, taxa básica de juros, ou do indicador atrelado ao título também pode comprometer a rentabilidade.

Risco de liquidez

Quanto maior a liquidez de um investimento, mais fácil é para você resgatar o que investiu. Dentro do portfólio de renda fixa, há modalidades com rentabilidade diária após o período de carência, como algumas opções de CDB.

Outros, como LCI e LCA, podem exigir prazo de investimento mínimo que vai até 720 dias, de acordo com o emissor. Com isso, pode ser que você não consiga resgatar o valor que investiu antes do vencimento e/ou tenha que abrir mão de parte da rentabilidade.

Rendimento com isenção de IR

Na hora de escolher o seu título, é possível optar por investimento com ou sem isenção de IR. No caso de aplicações tributadas, aplica-se a tabela regressiva de Imposto. Investimentos feitos em até 180 dias são tributados com alíquota de 22,5%.

Acima de 721 dias, 15%. Por isso, é essencial verificar o prazo do investimento. Para quem quer retirar o dinheiro em poucos dias, as aplicações tributadas podem não valer a pena por conta do imposto alto que deverá ser pago.

As opções de renda fixa isentas de IR, como poupança, LCA e LCI, por outro lado, nem sempre tem rentabilidade superior. Muitas vezes, por falta de lastro, as instituições financeiras podem aumentar a remuneração de investimentos tributados.

Para não correr o risco de não ter a rentabilidade que espera, sempre compare a rentabilidade líquida dos investimentos para avaliar qual remunera melhor com desconto do imposto.

Registro do investimento

Antes de optar por investimentos que, à primeira vista, pareçam oferecer rentabilidade interessante, não deixe de checar se a aplicação tem registro em órgãos como o Cetip ou na Bolsa. O registro reduz os riscos de fraudes, formalizando o investimento entre investidor e emissor e registrando os ativos em um terceiro órgão, com identificação deles no CPF ou no CNPJ do investidor final.

Como todo investimento, investir em renda fixa exige experiência e conhecimento do investidor. Para reduzir os riscos, não deixe de contar com o auxílio de uma corretora de investimentos, que possa recomendar as melhores aplicações para seus objetivos e para o seu tipo de perfil.
 
A ATIVA Investimentos, por exemplo, tem o selo CETIP/CERTIFICA, o que traz mais segurança e transparência nas operações de renda fixa. E aí? Gostou deste conteúdo? Curta nossa página no Facebook e fique atento aos nossos posts do Blog!
Share on Facebook117Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn11

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
4 fatores que influenciam na variação do dólar
Quem deve declarar o Imposto de Renda?
Passo a passo: saiba como conquistar a estabilidade financeira familiar

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!