Qual o melhor investimento para o futuro do seu filho? Blog ATIVA
Educação Financeira

Qual o melhor investimento para garantir o futuro dos meus filhos?

Vira e mexe você se vê em dúvida sobre qual é o melhor investimento para assegurar um futuro tranquilo para seus filhos? Pois saiba que você definitivamente não está sozinho. Seja para pagar a faculdade, comprar um carro ou segurar as pontas no caso de algum imprevisto, são diversas as opções que podem ajudá-lo a prover uma base financeira sólida para a família. Nesse cenário, a escolha do tipo de investimento mais adequado dependerá da idade dos filhos e do seu perfil como investidor. Basicamente, quanto mais tempo e coragem tiver, maiores são as possibilidades de aplicações. Confira a seguir algumas dicas para optar pelo melhor investimento para garantir o futuro da criançada!

Tempo e risco

Se o objetivo é garantir o pagamento das mensalidades de uma boa faculdade particular, por exemplo, os pais podem decidir formar uma poupança para os filhos desde seu nascimento até a época do vestibular. Aí terão bastante tempo para fazer investimentos. Nesse caso, é possível optar por aplicações com riscos maiores, como as de renda variável, para aumentar o potencial de rendimento. Considerando o mesmo propósito e contexto, só que com os filhos já adolescentes, é preciso levar em conta que falta pouco tempo para efetivamente ser necessário usar o dinheiro. A essa altura, não é mais recomendável se expor tanto a riscos, mas sim focar na preservação do patrimônio.

Tesouro Direto

Uma aplicação financeira de longo prazo que pode se adaptar perfeitamente ao objetivo de garantir um futuro seguro para os filhos é o Tesouro Direto. Nesse caso, empresta-se dinheiro ao governo por meio da compra de títulos públicos. Vale lembrar que esse empréstimo é para o Estado brasileiro e não necessariamente a um governo específico. Como os títulos são garantidos pelo Tesouro Nacional, o risco de prejuízo é muito baixo. Entre as opções de investimento há o Tesouro Selic, que remunera a taxa básica de juros da economia (estabelecida pelo Banco Central) e o Tesouro IPCA+, que paga uma taxa de juros acordada no ato da aplicação mais a variação da inflação no período.

Só um detalhe: como o investimento em nome dos filhos geralmente é de longo prazo, os pais devem ficar atentos ao vencimento do título público. Afinal, em algumas modalidades de título (como o pré-fixado e o IPCA+), podem ocorrer perdas se o resgaste for feito antes da hora. Além disso, a maior vantagem de investir no longo prazo é o fato de se pagar a menor alíquota do Imposto de Renda: 15% sobre os rendimentos, após 720 dias de aplicação. Fora isso, outro benefício dos investimentos de longo prazo é aproveitar o efeito dos juros compostos para acelerar o ganho da aplicação.

Mercado de ações

O mercado de ações é indicado para quem quer deixar o dinheiro aplicado por prazos grandes. Pense bem: ao escolher ações de companhias com boa saúde financeira, pode-se inclusive ganhar os dividendos, uma espécie de participação nos lucros. Além disso, é possível colocar em prática uma máxima do mercado acionário que recomenda comprar na baixa e vender na alta dos preços.

Para conhecer as ações com melhor potencial de crescimento no longo prazo, é interessante contar com a ajuda de profissionais especializados no mercado de renda variável. Com o auxílio de quem realmente se preocupa com o sucesso do cliente, agindo com o máximo de transparência ao oferecer um atendimento personalizado, os pais podem formar uma poupança valiosa para os filhos por meio da compra de ações sem medo.

E então, já consegue tomar uma decisão ou quer receber mais dicas para saber qual é o melhor investimento para assegurar o futuro dos seus filhos? Então entre em contato com a ATIVA Investimentos e conheça o leque de oportunidades do mercado financeiro!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn31
Você deve gostar também
A importância de ter uma planilha de gastos diários
3 investimentos rentáveis para quem está começando
5 dicas para investir com pouco dinheiro nos fundos de investimento

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web