Como começar a investir em Fundo Imobiliário - Blog ATIVA Como começar a investir em Fundo Imobiliário - Blog ATIVA
Investimentos

Saiba como começar a investir em Fundos Imobiliários

Quem pensa em diversificar a carteira, provavelmente já ouviu falar em Fundos Imobiliários. Mas, se você é um investidor de primeira viagem e quer saber se pode se aventurar nesse universo, saiba que pode e deve. No post de hoje vamos falar um pouco desse tipo de investimento.

Os fundos imobiliários são ativos de renda variável conhecidos pela sigla FII e de acordo com a descrição da BM&F Bovespa são uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Cabe ao administrador – uma instituição financeira específica – constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores através da venda de cotas.

Aqui na ATIVA Investimentos, você pode adquirir cotas com a facilidade e mobilidade do Home Broker. Os cotistas ganham com a venda ou aluguel dos imóveis e também com outras aplicações feitas no mercado imobiliário, sem precisar se preocupar com a administração dos imóveis, inquilinos ou manutenção, que ficam por conta da equipe de gestão e de administração do fundo.

Existem seis tipos de FII:

  • Fundos de Desenvolvimento Imobiliário: investem na construção de imóveis para posterior venda, ou locação;
  • Fundos de Renda (Lajes Corporativas e Galpões Industriais): investem em um ou mais imóveis prontos, que são alugados em troca da renda.
  • Fundos de Renda (Shoppings): o fundo é dono de um ou mais shoppings cujos espaços imóveis que são alugados para lojistas para obtenção de renda.
  • Fundos de Compra e Venda de Imóveis: buscam obter ganho de capital com a compra e venda de imóveis;
  • Fundos de Fundos: seguem a mesma mecânica dos Fundos de Ações, mas não necessariamente as mesmas regras. Investem em cotas de outros Fundos Imobiliários que tenham potencial de valorização;
  • Fundos de Recebíveis Imobiliários: Também chamados de fundos de papel, seus investimentos são feitos na compra de direitos de receber créditos gerados pelas instituições financeiras por meio de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) para a aquisição ou construção de imóveis. Parte do patrimônio costuma ser investido em LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) ou em cotas de outros Fundos para manter certa liquidez da carteira.

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) são títulos de renda fixa, utilizados por empresas e investidores qualificados para financiar a construção de imóveis. Nos CRIs, as pessoas físicas podem ser credoras do financiamento e recebem uma taxa de juros pelo investimento.

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) são papeis de renda fixa que financiam empresas ou pessoas físicas. O investidor de LCIs recebe uma taxa de juros pela aplicação. Em troca do empréstimo, a empresa ou pessoa física financiada oferece um imóvel como garantia.

Por onde começar a investir?

O movimento de queda da taxa Selic, hoje em 11,25% ao ano, tem feito os fundos ganharem atratividade em comparação às aplicações tradicionais de renda fixa. Além disso, o brasileiro é acostumado a investir em imóveis, o que faz com que os FII sejam mais “familiares” e se tornem o primeiro passo na renda variável.

Para começar a investir, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores. Depois disso, selecionar os fundos a investir. Analise os imóveis que estão na carteira do fundo e seu histórico de rentabilidade. Pode considerar como atrativo aquele cujo retorno é superior à poupança e a outros investimentos de renda fixa.

 Para a ATIVA os custos de corretagem e custódia são os mesmos. Esta modalidade é passível de isenção do Imposto de Renda caso o investidor e o fundo obedeçam aos critérios que apresentamos neste outro artigo.

Ficou interessado? Veja aqui mais 3 passos para começar a investir em fundos imobiliários.

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn20

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Garanta o futuro financeiro dos seus filhos desde cedo
Conheça as vantagens de um seguro de vida resgatável
LCI e LCA: como funciona a rentabilidade desses investimentos?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!