Saiba como conquistar a independência financeira - e viva renda! Saiba como conquistar a independência financeira - e viva renda!
Educação Financeira

Saiba como conquistar a independência financeira — e viva de renda!

Quem não sonha em ter estabilidade e independência financeira e, quem sabe, até viver de renda? Muita gente acha que isso é um privilégio só dos ricos, mas na realidade esta é uma oportunidade que pode ser alcançada por qualquer um.

Contudo, a verdade é que é preciso bastante disciplina e foco, uma vez que a maioria das pessoas tem problemas relacionados à educação financeira. Você precisa saber que é possível parar de adiar a felicidade para a aposentadoria e fazer o dinheiro trabalhar para você.

Alcançar esse tipo de independência pode ser confuso para algumas pessoas. Isso porque é comum as pessoas limitarem independência financeira ao alcance de um cargo público, por exemplo, onde há salário alto e estabilidade.

Diferentemente disso, aqueles que têm independência financeira não dependem somente da renda do trabalho. Além de terem seus gastos menores que suas receitas, estão em constante busca por melhores formas de fazer o dinheiro render mais.

7 maneiras de alcançar a sua independência financeira

1. Ganhe dinheiro

Esse é o passo que parece mais óbvio, mas para começar a investir você precisa continuar a ter uma fonte de renda. A partir disso, você pode acumular patrimônio para fazer investimentos mensais.

É importante lembrar que seu trabalho e seus investimentos devem andar lado a lado. No início, por melhor investidor que você seja, dificilmente seus rendimentos serão maiores que sua fonte de renda. Foque em gastar cada vez menos e ganhar cada vez mais, assim você terá sempre mais dinheiro para investir.

2. Comece a poupar

É natural para muitas pessoas que seus gastos aumentem na mesma proporção em que seus ganhos. As parcelas do carro novo ficam mais altas e as faturas do cartão de crédito disparam. Porém, dessa forma, quem ganha dinheiro são os bancos, e não você.

Seu relacionamento com o dinheiro deve aproximá-lo da liberdade que deseja, seja de tempo ou de localização, e não deixar você cada vez mais atrelado ao trabalho. Poupar e cortar gastos desnecessários fazem parte do processo de separar religiosamente uma quantia mensal para investir.

3. Invista em renda variável

As opções de investimento em ações, ainda que sejam um pouco mais arriscadas, geram lucros mais intensos em longo prazo. Por mais que o mercado não apresente um desempenho constante desde a crise de 2008, algumas empresas continuam demonstrando excelentes resultados e lucros que aumentam ano após ano.

Essa é uma dica importante que muita gente acaba ignorando. Você tem chances de obter bons lucros com esse investimento. Para não errar, escolha ações de empresas que pagam os dividendos aos acionistas anualmente e de forma regular.

4. Aloque seus ativos

Alocar ativos nada mais é do que determinar quanto dinheiro você vai investir em cada uma das suas aplicações, considerando essa etapa mais importante do que quando você compra e qual é essa aplicação.

A alocação de ativos é a melhor maneira de balancear a sua carteira de investimentos. As vantagens da alocação são: a redução dos riscos da carteira de investimentos, a facilidade e a simplicidade para alcançar os melhores resultados, menos estresse e menos custos e planejamento focando no longo prazo.

5. Deixe os juros compostos agirem

Em vez de reclamar dos juros do nosso país, faça com que eles trabalhem a seu favor, transformando seu dinheiro em uma ferramenta de geração de renda. Para isso, você precisa de duas coisas simples: reinvestir a sua rentabilidade e ter paciência. A capacidade de aumentar os ganhos do seu investimento inicial crescem conforme a quantidade de tempo que você deixa seu dinheiro investido.

Ou seja, juros compostos são a capacidade de gerar receita por meio do reinvestimento da rentabilidade obtida. Comece a investir nessa opção o quanto antes e veja como o tempo se tornará um grande aliado.

6. Busque qualidade de vida

No final das contas, o grande objetivo de quem busca ser independente financeiramente é ter mais qualidade de vida e felicidade. Nesse contexto, saber que está trocando o seu tempo por algo que não o anima a levantar da cama todos os dias pode afastar você dos seus objetivos. Procure trabalhar com o que gosta, especialmente se você já consegue obter uma boa renda com seus investimentos.

Não adianta trabalhar exaustivas horas por dia para conquistar a independência financeira e deixar de lado as pessoas que ama e as coisas que você gosta de fazer. Para ser feliz por completo é preciso fazer com que sua vida financeira ande lado a lado com a qualidade de vida que você almeja.

7. Continue investindo

Mesmo depois de se tornar um investidor mais experiente e obter renda por meio dos investimentos, é fundamental que você continue com o processo de investir. Além de contar com os ganhos dos investimentos, que podem se tornar sua maior fonte de renda, você certamente estará bem informado e reconhecerá os melhores momentos para investir em novos ativos.

Faça os cálculos de quanta renda pretende ganhar com seus investimentos, em longo ou curto prazo, e busque por opções que satisfaçam a sua meta.

Conheça o seu perfil de investidor

Para saber qual é o seu perfil na hora de começar a investir, é interessante passar por uma análise com profissionais que conheçam o mercado e possam indicar os melhores tipos de aplicações segundo as suas características.

Um consultor pode auxiliar você a preparar as estratégias mais indicadas e eficazes de investimento com base no perfil de investidor que você apresenta.

Não é difícil começar a investir e buscar a independência financeira. Entretanto, organização e dedicação devem fazer parte da sua rotina para que você consiga construir investimentos que gerem lucro.

As dicas para alcançar independência financeira que trouxemos neste post certamente vão deixar você mais próximo do seu objetivo. Não se esqueça: a oportunidade de viver de renda existe e pode ser a sua realidade.

Interessado em começar a investir? Assine a nossa newsletterfique por dentro das melhores opções.

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn8

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
5 destinos internacionais para aproveitar a Semana da Criança
Afinal, o que é o PIB?
Quais empresas mais cresceram na Bovespa em 2016?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!