Saiba como investir em debêntures e suas vantagens | Blog ATIVA Saiba como investir em debêntures e suas vantagens | Blog ATIVA
Investimentos

Saiba como investir em debêntures e quais são suas vantagens

Por mais que o nome pareça complicado, as debêntures não são indecifráveis como você pode imaginar. Já adiantando, podemos dizer que configuram uma ótima opção de investimento, oferecendo uma boa possibilidade de retorno. Curiosidade atiçada, acompanhe nosso post para entender melhor como investir em debêntures, o que efetivamente é esse tipo de investimento e quais são suas principais vantagens. Vamos lá?

O que são debêntures?

As debêntures são títulos de crédito privados emitidos por empresas S/A e adquiridos por investidores para aplicação em médio e longo prazos. Assim, ajudam a diversificar a carteira de investimentos. É como se o investidor estivesse emprestando dinheiro à empresa. Em troca, recebe uma taxa de rentabilidade. Grandes organizações, com boa reputação, usam tal artifício para conseguir dinheiro rapidamente sem precisar de empréstimos.

As debêntures podem ser categorizadas como: conversíveis em ações, simples e permutáveis. As primeiras permitem que o investidor receba o valor devido ou troque o montante por ações da empresa. As simples oferecem ao investidor um valor acrescido de correção monetária e juros. Já as permutáveis permitem a troca desses títulos por ações de outras empresas.

Como ocorre a rentabilidade?

Apesar de ser renda fixa, a rentabilidade de um investimento em debêntures é variável, podendo ser calculada de três formas: pelo Certificado de Depósito Interbancário (CDI), segundo o índice de inflação ou com taxa pré-fixada. Quanto maior for o risco do título de crédito, maior será a rentabilidade do investimento. Assim, o ganho real pode ficar acima dos títulos públicos, considerando os índices de correção acrescidos do prêmio real. A rentabilidade das debêntures leva em conta a valorização do próprio título e os juros pagos ao investidor em períodos já delimitados na contratação.

Para diminuir o risco do investimento, são definidos alguns tipos de garantias, sendo que os juros pagos são menores porque o risco diminui. Nesse sentido, é importante destacar que as garantias são delimitadas na emissão das debêntures, sendo elas:

  • Real: a empresa garante o pagamento por meio de um ativo;

  • Flutuante: há privilégio sobre determinado ativo e o valor da debênture é assegurado em até 70%;

  • Sem preferência: como não há garantia, o investidor concorre com os outros para receber o valor devido em caso de falência;

  • Subordinada: não há garantia, mas existem cláusulas de subordinação assegurando o direito dos investidores antes do direito dos acionistas.

Quais as principais vantagens?

Investir em debêntures traz diversas vantagens ao investidor, como:

Isenção

As debêntures incentivadas de infraestrutura são isentas de pagamento de Imposto de Renda para pessoas físicas e têm alíquota de 15% para pessoas jurídicas. Com isso, o lucro do investidor é maior.

Flexibilidade

As debêntures são investimentos bastante flexíveis, porque oferecem a possibilidade de juros pré e pós-fixados, além de sua conversão poder ocorrer em forma de ações ou mista.

Segurança

Por serem títulos de renda fixa, as debêntures apresentam menor risco quando comparadas a títulos de renda variável. O investidor também conhece os prazos e a rentabilidade no momento de compra do título, contando com uma boa previsibilidade.

Como investir em debêntures?

Para investir em debêntures, é preciso entrar em contato com a ATIVA Investimentos, que oferece assessoria personalizada de experts no mercado. Essa é a melhor maneira de acertar em seu investimento. Levando em conta seu perfil como investidor e a amplitude do mercado, os consultores da ATIVA Investimentos indicarão a melhor opção. Em seguida, explicarão as formas de investimento disponíveis para as debêntures:

  • Negociações no mercado primário: com o lançamento sendo realizado por meio de oferta pública;

  • Negociações no mercado secundário: com a negociação podendo ocorrer no mercado de balcão ou na Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP).

É preciso lembrar que o mercado de debêntures tem uma liquidez reduzida, de forma que o investidor pode ter dificuldades para vender seus títulos no mercado secundário. Assim, considerando a venda antecipada, o investidor pode ter prejuízos caso o mercado entre em crise.

E se por acaso ainda falta um empurrãozinho para entrar em contato, aqui vai mais um incentivo: a ATIVA Investimentos oferece isenção da taxa de custódia. Providencial, certo? Então agende agora mesmo uma assessoria! E aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos sobre o assunto em sua caixa de entrada!

Share on Facebook115Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn11

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
OPEP – Relatório sobre a alta do Petróleo
Envio de remessa de dinheiro para o exterior: saiba como funciona
Vale a pena investir em ações mesmo durante a crise?
2 Comentários
  • julia fonseca
    01/06/2016 em 15:54
    Responder

    gostaria de investir em debêntures, poderiam me ajudar?

    • 01/06/2016 em 16:01
      Responder

      Olá Julia, tudo bem? Para investir em debêntures, você deve entrar em contato conosco. Pelo e-mail atendimento@ativainvestimentos.com.br ou pelos telefones: Capitais e Regiões Metropolitanas 4007 2447 | Demais Regiões 0800 285 0147. Conte conosco! Aguardamos o seu contato 😉

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!