Saiba como organizar sua viagem internacional | Blog ATIVA Saiba como organizar sua viagem internacional | Blog ATIVA
Educação Financeira

Saiba como organizar a sua viagem internacional

Se você gosta de viajar ou pretende conhecer outros países, precisa aprender como organizar uma viagem internacional. Desde os primeiros passos no seu orçamento até a questão da troca de moeda, uma viagem pode sair cara ou com um ótimo custo-benefício, dependendo da qualidade da sua organização.

Listamos os principais passos para esse planejamento, confira:

1º passo: orçamento

O primeiro passo da organização de uma viagem internacional tem que ser, obrigatoriamente, o seu orçamento para esse momento. São os seus recursos disponíveis que vão formatar praticamente todas as outras decisões sobre a viagem, como: destino, hospedagem, alimentação e passeios.

Portanto, a primeira coisa a ser feita é organizar o seu orçamento. Uma dica para fazer isso, é respondendo essas perguntas:

  • Quanto eu posso gastar sem prejudicar meus investimentos e minha renda?
  • Qual é a média de gastos diários no meu destino com alimentação?
  • Qual é a média de custos com passeios e outras atividades no destino?
  • Eu posso parcelar no cartão de crédito algum custo? Vale a pena parcelar?
  • Qual a cotação da moeda do país em relação ao real?

Respondendo a essas questões, fica mais fácil formular o seu orçamento para a sua viagem. Depois de ter noção desses valores, faça a sua planilha para os seus dias de viagem e passe a controlar de perto seu orçamento.

2º passo: passaporte

Quem tem o hábito de viajar já deve ter em mãos um passaporte. Quem não tem, precisa tirá-lo, já que esse é o principal documento para quem pretende ir para outro país  — com a exceção de países do Mercosul.

Para tirar um passaporte, o cidadão brasileiro precisa reunir toda a documentação necessária, pagar uma taxa para a Polícia Federal e ir até um de seus postos de atendimento para requerer o documento. 

A seguir, veja a lista dos documentos necessários para tirar o passaporte:

  • Documento de Identificação com foto;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de quitação do serviço militar;
  • Passaporte anterior válido (se você estiver renovando o seu);
  • CPF;
  • Além de precisar pagar a taxa do passaporte e levar o boleto pago.

3º passo: voo

Agora que você já organizou suas finanças e obteve o documento necessário para a viagem, o próximo passo é comprar a sua passagem aérea. Aqui, a internet é a sua aliada para poder encontrar as passagens aéreas mais baratas para o destino que você quiser conhecer.

Para isso, pesquise muito e tente comprar o seu ticket para o voo de 45 a 60 dias antes da viagem. E também, na maioria das vezes, os voos de madrugada tem preços mais flexíveis, por isso você deve pesquisar bastante tempo antes da viagem.

4º passo: hospedagem

Com o bilhete aéreo comprado para a sua viagem, o próximo passo é encontrar a hospedagem no seu destino durante o período em que estiver por lá. Existem muitos sites na internet que ajudam a selecionar hotéis, pousadas e estalagens pelo mundo, sempre com as avaliações de antigos hóspedes e a descrição dos serviços oferecidos.

É importante lembrar: respeite o seu orçamento, procurando escolher as melhores opções de hospedagem dentro dos seus recursos, sem extrapolar os gastos.

5º passo: troca de moeda

O último ponto logístico a ressaltar para quem procura aprender como organizar uma viagem internacional é a troca de moedas para visitar o seu destino. Seja nos EUA, com o dólar, na Europa, com o euro, ou mesmo no Japão, com o iene, você precisará ter uma boa reserva de moeda para conseguir fazer tudo o que planeja.

Uma das maneiras de fazer câmbio de moedas mais populares é a troca de moeda com uma corretora de valores. Essa troca pode ser feita em vários formatos, sendo os mais comuns a compra de moeda estrangeira ou a utilização de cartões pré-pagos para serem usados no país de destino, os chamados travel money.

Cada tipo de turista vai preferir fazer a troca de moeda da forma que lhe for mais conveniente, mas o mais importante é contar com uma corretora confiável e segura.

Agora você já sabe como organizar uma viagem internacional. Está satisfeito com as informações que adquiriu? Se quiser receber mais dicas, não se esqueça de assinar a nossa newsletter!

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn17

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
4 fatores que influenciam na variação do dólar
Passo a passo: entenda como começar a investir em ações online
Vale a pena usar cartão de crédito internacional durante viagens?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!