Saiba o que fazer com o dinheiro das contas inativas do FGTS | Blog ATIVA Saiba o que fazer com o dinheiro das contas inativas do FGTS | Blog ATIVA
Educação Financeira

Saiba o que fazer com o dinheiro das contas inativas do FGTS

O anúncio da liberação do dinheiro depositado em contas inativas do FGTS causou uma verdadeira corrida às agências da Caixa Econômica Federal entre muitos trabalhadores brasileiros. Por telefone, internet ou pessoalmente, todos queriam informações sobre datas e valores disponíveis.

As datas já foram anunciadas pelo Governo: entre 13 de março e 14 de julho, de acordo com a data de nascimento do contribuinte e o valor pode ser consultado de maneira individual, basta ter o número do PIS em mãos.

Mas, e agora? O que fazer com esse dinheiro inesperado? Separamos algumas dicas para você utilizá-lo de maneira consciente. Acompanhe!

Acabe com as dívidas

Se você possui dívidas em atraso, essa é uma ótima oportunidade para regularizar sua situação. Ter as contas em dia é fundamental para conseguir crédito, fazer novos negócios e participar ativamente do mercado financeiro.

Portanto, verifique junto aos seus credores a situação de suas dívidas. Com dinheiro em mãos, será mais fácil negociar melhores condições e, até mesmo, fazer o pagamento à vista, acabando de uma vez por todas com as contas atrasadas.

Faça um investimento

Essa também pode ser a oportunidade que você precisava para começar ou para expandir seus investimentos no mercado financeiro. Se você é iniciante, é recomendado optar por investimentos mais conservadores, como os papéis de renda fixa.

Com eles, você sabe exatamente quanto seu dinheiro vai render e define os ganhos no momento da aplicação. Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LC, LCA, LCI são exemplos de investimentos de renda fixa.

Você também pode pensar em diversificar seus investimentos, aplicando em ações de renda variável. Será preciso um pouco mais de estratégia e análise do mercado financeiro, mas o dinheiro extra pode ser um ótimo incentivo para você iniciar os investimentos no mercado de ações.

Faça um curso de especialização profissional

Principalmente para quem está desempregado ou almejando um cargo melhor, apostar em um curso de especialização profissional pode ser um ótimo negócio. Manter-se qualificado é fundamental para se destacar da concorrência e aumentar suas chances de conseguir as melhores oportunidades de trabalho.

Para isso, tenha em mente quais são suas habilidades e vocações para saber exatamente em que tipo de curso investir. Mesmo que, a princípio, pareça um gasto elevado, esse investimento em sua carreira profissional poderá te render um retorno financeiro muito mais atrativo em longo prazo.

Considere fazer um plano de previdência privada

Com as incertezas que pairam sobre a previdência social após as últimas mudanças anunciadas pelo Governo, a previdência privada entrou na mira dos brasileiros. E esse pode ser um bom destino para o dinheiro da sua conta inativa do FGTS.

Se você quer garantir a tranquilidade na hora da aposentadoria, procure se informar sobre os planos de previdência privada e descubra se esse é o investimento que você precisa.

Crie um fundo emergencial

Problemas com dinheiro podem ser imprevisíveis. Desse modo, é comum que na hora da necessidade, muitas pessoas não possuam reservas financeiras para enfrentar a situação.

Por isso, é muito importante que você aproveite esse momento para criar um fundo emergencial. Além de usar parte do valor do resgate do FGTS para esse fim, o ideal é se planejar e destinar parte dos seus rendimentos mensais para essa reserva que será tão importante no caso de um contratempo financeiro.

E aí, gostou das nossas dicas para aproveitar o dinheiro das suas contas inativas do FGTS? Tem mais alguma sugestão para dividir conosco? Aproveite e conta pra gente nos comentários!

Share on Facebook0Share on Google+2Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn26

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
4 melhores investimentos para aplicar a partir de R$ 1.000
Saiba como abrir conta em uma corretora de valores em 5 passos
5 dicas para investir com pouco dinheiro nos fundos de investimento

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!