Sou um investidor arrojado, onde posso investir? | Blog ATIVA Investimentos
Educação Financeira Investimentos

Sou um investidor arrojado, onde posso investir?

Ao abordarmos o tema como esse, temos que ter ciência que cada investidor tem um perfil, uma renda, uma perspectiva financeira e planejamento estratégico de curto, médio ou longo prazo.

Para classificar os investidores em grupos, as principais corretoras do país identificam através de um questionário com uma série de perguntas (como renda, patrimônio, conhecimento de mercado, entre outras) onde você terá mais frutos e em quais produtos disponíveis nas prateleiras se adequam aos seus objetivos financeiros.

Descubra aqui no blog da ATIVA Investimentos se você possui um perfil arrojado.

 

Classificação

Como citamos anteriormente, são três as classificações de perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado.

Normalmente, as instituições recomendam investimentos que tenham um perfil de risco igual ou mais conservador que o do cliente. Também alertam o investidor caso haja alguma inadequação na sua carteira.

 

Perfil Arrojado

Assumir risco em busca de altos rendimentos é a principal característica dos investidores classificados como arrojados ou agressivos. O investidor arrojado tem um percentual maior da carteira em renda variável do que os moderados, priorizando a rentabilidade do investimento no longo prazo.

Seus objetivos são de longo prazo, portanto a sua carteira pode estar sujeita à volatilidade durante o período de acumulação. Apesar do apetite ao risco, o investidor arrojado tem total consciência e corre apenas riscos calculados, que estejam de acordo com seu planejamento de longo prazo.

Investidores moderados e arrojados também devem ter uma parcela dos seus investimentos em aplicações conservadoras. Elas servem para atender seus objetivos de curto prazo e manter uma reserva de liquidez.

 

 

Investimentos

Para os clientes com grande apetite, outros tipos de investimento podem ter uma participação mais expressiva na carteira, entre eles, títulos públicos atrelados à inflação e prefixados — apesar de classificados como renda fixa, seus preços oscilam bastante antes do vencimento. Além dos títulos públicos, fundos multimercados e mercado de ações são interessantes com retornos expressivos.

 

 

Cliente Agressivo

A diferença entre o investidor arrojado e o cliente agressivo deve-se aos riscos assumidos nos investimentos. Normalmente, é o tipo de cliente que toma decisões por conta própria, sem seguir o planejamento da corretora.

Ainda tem alguma dúvida sobre como começar a investir? Quer saber qual o seu perfil? Aproveite para entrar em contato com a nossa equipe!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
Monte uma planilha de gastos familiares em 4 passos
Vale a pena usar cartão de crédito internacional durante viagens?
Títulos públicos e privados: você sabe qual a diferença entre eles?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web