Títulos do Tesouro: saiba quais são e como funcionam ATIVA Investimentos – Blog
Investimentos

Títulos do Tesouro: saiba quais são e como funcionam

Os títulos do Tesouro Direto são aplicações financeiras de renda fixa que atendem a diferentes objetivos dos investidores, como formação de patrimônio, ganhos acima da inflação, diversos prazos de resgate e assim por diante. Outras vantagens são o baixo risco desse investimento, já que os títulos são garantidos pelo Tesouro Nacional, e o valor mínimo para aplicação de apenas R$ 30,00. Quer conhecer melhor esses títulos e saber qual é o indicado para seus objetivos financeiros? Então confira o post de hoje!

O que efetivamente são os títulos do Tesouro?

Os títulos públicos federais são papéis emitidos pelo Estado brasileiro para financiar a dívida pública nacional. Como a receita do país (vinda principalmente da arrecadação de tributos) geralmente não cobre todos os gastos estatais, o governo federal busca captar dinheiro por meio dos títulos do Tesouro. Dessa forma, é possível cobrir o chamado déficit orçamentário e, assim, assegurar recursos para saúde, educação, infraestrutura e muito mais.

Que títulos públicos são negociados no Tesouro Direto?

Basicamente, os títulos do Tesouro fazem parte de duas categorias: prefixados e pós-fixados. Nos títulos prefixados, o investidor conhece desde o ato da contratação a rentabilidade que terá, caso fique com a aplicação até o vencimento do papel. Já com os títulos pós-fixados, o rendimento só será calculado no vencimento da aplicação ou no momento do resgate.

São negociados dois tipos de título com remuneração prefixada: o Tesouro Prefixado, antiga Letra do Tesouro Nacional (LTN), e o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, antiga Nota do Tesouro Nacional da série F (NTN-F). Enquanto na LTN o investidor recebe o capital inicial acrescido dos juros só no resgate do título, na NTN-F ganha os juros a cada seis meses, sacando o capital inicial no resgate ou no vencimento do título.

Já os títulos do Tesouro pós-fixado são de três tipos: Tesouro Selic, antiga Letra Financeira do Tesouro (LFT), Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais, antiga NTN-B, e Tesouro IPCA+, antiga NTN-B principal. O Tesouro Selic tem rentabilidade diária, conforme percentual da taxa básica de juros, estabelecida pelo Banco Central do Brasil. Já os títulos Tesouro IPCA+ oferecem uma parte da rentabilidade prefixada, chamada de prêmio, e outra pós-fixada, com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação. Na NTN-B principal, o investidor recebe o capital inicial corrigido pelos juros só no vencimento ou no resgate, enquanto na NTN-B recebe a cada seis meses e o capital inicial no saque ou no término do título.

Como escolher os títulos do Tesouro?

O Tesouro Direto possui títulos com diversas datas de vencimento, o que assegura certa diversidade de escolha para o investidor. Além disso, na hora de optar pelo tipo de papel, é preciso analisar o cenário econômico e ficar atento a alguns detalhes, como as perspectivas em relação à inflação e à taxa básica de juros (Selic).

Quando for escolher o título, saiba que o pré-fixado é indicado quando há expectativa de queda da Selic e da inflação. O Tesouro IPCA+, por sua vez, é recomendado para se evitar o efeito corrosivo da inflação e, com isso, proteger o poder de compra do dinheiro. Já o Tesouro Selic, por oferecer rentabilidade diária, é sugerido para quem quer preservar o patrimônio e tem expectativa de resgatar o valor aplicado no curto prazo.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre os títulos do Tesouro? Consulte a nossa equipe e recomendaremos as melhores aplicações para seu perfil. E se você já investiu no Tesouro Direto, comente sobre a sua experiência!

Share on Facebook262Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn27

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Expectativas do Tesouro Direto para o segundo semestre
Saiba como aplicar no Tesouro Direto
Qual a diferença entre análise técnica e fundamentalista?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!