As últimas dúvidas para quem ainda não enviou sua declaração | Blog ATIVA
Educação Financeira

As últimas dúvidas para quem ainda não enviou sua declaração

Estamos na reta final do prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2017 e selecionamos aqui algumas das principais dúvidas dos contribuintes que ainda precisam acertas suas contas com o Leão. O prazo de entrega termina em 28 de abril. Neste ano, precisa declarar IR quem recebeu mais de 28.559,70 reais em 2016, em rendimentos tributáveis, como salários e aluguéis, entre outros.

Um dos principais receios do brasileiro quando o assunto Imposto de Renda vem à tona, é o tempo médio que se gasta para declarar à Receita. Parece complicado no primeiro momento, mas não é bem assim.

O mais difícil não é declarar o imposto. O mais complicado, no caso do contribuinte brasileiro, é reunir todos os documentos necessários. Após a documentação separada, a declaração é quase automática.

Para preencher a declaração, basta seguir o passo a passo do programa do IRPF e respeitar claramente o que está sendo pedido. Primeiro você deve informar no programa seus dados cadastrais, como é explicado de maneira didática no próprio site da Receita Federal.

Fui demitido, como declaro o FGTS?

O FGTS e o seguro-desemprego são rendimentos isentos e devem ser informados, na declaração do Imposto de Renda 2016, na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

O programa da declaração do Imposto de Renda abre um quadro auxiliar, que deve ser preenchido com informação de que a renda pertence ao titular ou ao dependente, além do nome e CPF ou CNPJ da fonte pagadora, além do valor do recebimento.

Nem sempre a compra e a venda de imóveis e carros são realizadas de uma só vez. Às vezes ocorrem financiamentos ou pagamentos parcelados – com um sinal, por exemplo – o que pode causar confusão na hora de fazer a declaração de imposto de renda.

Tenho um financiamento em curso. E agora?

A primeira coisa que o contribuinte deve ter em mente, antes de declarar, é que o valor a ser declarado em um determinado ano é aquele efetivamente gasto ou recebido com a compra ou venda de um bem, independentemente do preço total do bem.

Ou seja, o que você paga com os juros de um financiamento, com as reformas de um imóvel ou de um automóvel deve ser somado ao principal. O que a Receita quer verificar, nesse caso, é a sua capacidade de pagar por aquele bem.

De maneira geral, isso é bom para o contribuinte, porque na hora da venda, diminui a distância entre o valor do bem e o valor de venda, reduzindo o lucro e, com isso, o imposto de renda que incide sobre o ganho de capital.

Poupança

Você tem um saldo na poupança e não sabe como declarar no Imposto de Renda?

O primeiro passo é informar o saldo da caderneta na ficha de “Bens e Direitos”, já que o investimento é considerado um bem pela Receita Federal. Em seguida, será preciso declarar os rendimentos obtidos com o investimento na ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Para declarar o saldo da poupança, abra a ficha de “Bens e Direitos” da declaração e selecione o código “41 – Caderneta de poupança”. No campo “Discriminação”, indique o nome e CNPJ da instituição financeira, o número da conta e, se ela for conjunta, o nome e o CPF do outro titular.

Caso você tenha ainda dúvidas sobre como declarar o seu Imposto de Renda, não deixe de consultar o e-book gratuito da ATIVA, com as principais dicas para você fazer sua declaração sem nenhuma dor de cabeça, clique aqui e confira!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
Como funcionam os Fundos de Investimentos
Como se planejar para estudar ou trabalhar no exterior?
Dívidas no cartão de crédito? Conheça as mudanças!
2 Comentários
  • José Edvar Arcanjo
    24 24America/Sao_Paulo abril 24America/Sao_Paulo 2017 em 11:23
    Responder

    Qual o melhor investimento, com pouco recurso, para uma aplicaçao a longo prazo?

    • 24 24America/Sao_Paulo abril 24America/Sao_Paulo 2017 em 12:00
      Responder

      Oi José, tudo bem? Nossa assessoria vai entrar em contato com você para te auxiliar melhor 🙂

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web