Vale a pena investir no exterior? | Blog - ATIVA Investimentos
Educação Financeira

Vale a pena investir no exterior?

Muitos brasileiros ainda não aproveitam as oportunidades oferecidas através dos investimentos no exterior devido à falta de conhecimentos e a falta de tempo para aprender sobre o assunto. Internacionalizar parte do patrimônio é fundamental para reduzir os riscos de desvalorização frente a uma crise econômica e, quanto maior for a diversificação, menor será o risco que correrá. Investir no exterior não é tão difícil quanto parece. Para esclarecer isso, acompanhe esse post que preparamos especialmente para você que ainda tem dúvidas.

1. Como você pode investir no exterior

Existem várias formas de se investir no exterior. As mais comuns são através dos fundos multimercados e através da compra de imóveis. No entanto, ambas as formas precisam de cuidados. Para investir nos Fundos Multimercados o ideal é ter o acompanhamento profissional para aproveitar as melhores oportunidades e minimizar os riscos. No caso da compra de imóveis é preciso ficar atento quanto às normas e tributações regionais para não ter prejuízos.Vale lembrar que até 20% do patrimônio do Fundo Multimercado é investido no exterior.

2. Quando investir no exterior

Na medida em que for acumulando patrimônios, ele deve ser diversificado. Internacionalizar parte dele deve compor as etapas de uma boa estratégia de investimento. Ao fazer isso, você impede que todo o patrimônio sofra com a desvalorização em caso de uma crise econômica, por exemplo. Outra situação que torna interessante o investimento no exterior é quando você viaja muito ou planeja enviar um filho para estudar em outro país. Com parte do patrimônio convertido em dólar, os custos de permanência no exterior podem ser reduzidos.

3. O que é necessário para investir no exterior

Assim como em qualquer tipo de investimento, um aporte inicial é preciso. Investir no exterior exigirá a conversão do real em dólar e, por isso, verifique qual é o valor dele para você calcular exatamente quanto, em real, será necessário converter para iniciar o investimento porém ao investir no Fundo Multimercado você aplica diretamente em real. A dica aqui é ficar de olho na taxa de câmbio e no valor do dólar. O recolhimento e pagamento do imposto de renda também são de responsabilidade do investidor. Então, qualifique-se ou busque ajuda profissional. Ao investir em Fundos Multimercados, compras de ações ou outros tipos de operações no mercado financeiro estrangeiro, você precisará ficar a par de tudo o que for acordado e formalizar as aquisições por meio das BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

4. Busque conhecimentos constantes

Independentemente do que motiva a sua vontade em investir no exterior, busque sempre estudar e conhecer profundamente as alternativas de investimentos, bem como os riscos que o permeiam e a política do mercado que se pretende entrar. Mantenha-se atualizado constantemente sobre o câmbio, valorização e desvalorização do dólar frente ao real e acompanhe o momento econômico do país onde irá investir. Quanto mais informado estiver, maiores serão as chances de obter êxitos.

5. Conte com uma ajuda especializada

Para quem não tempo de se especializar ou não se sente seguro e confortável em operar investimentos financeiros no exterior, o ideal é entregar essa responsabilidade para um profissional especializado no assunto. Existem gestores focados exclusivamente no mercado externo e que buscam manter o equilíbrio entre a melhor rentabilidade e o menor risco envolvido nas operações.

Como pode ver, investir no exterior não é só fácil como também necessário para ampliar a diversificação e proteger o seu patrimônio.

E aí, tem mais alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião e experiências com a gente!

Share on Facebook457Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn20
Você deve gostar também
Quais são os principais índices de ações?
5 dicas para estabelecer e alcançar metas pessoais em 2017
Entenda o que é CDB e saiba como investir nele

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

%d blogueiros gostam disto: