Vantagens e Riscos do Tesouro Direto | Blog ATIVA Vantagens e Riscos do Tesouro Direto | Blog ATIVA
Investimentos

Vantagens e Riscos do Tesouro Direto

Grande parte das pessoas que desejam começar a investir, naturalmente busca a segurança. Hoje vamos falar das vantagens de um investimento considerado acessível, com boa rentabilidade e liquidez diária, mesmo sendo a aplicação de menor risco do mercado: os títulos do Tesouro Direto.

Caso ainda não conheça esse tipo de investimento, saiba que é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a BM&FBovespa. Ele contribui para a diversificação e complementação das alternativas de investimento disponíveis no mercado, ao oferecer títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic), de prazos de vencimento e de fluxos de remuneração.

Os títulos públicos são os ativos de menor risco da economia, pois são 100% garantidos pelo Governo Federal. Além disso, são papéis acessíveis – a aplicação mínima no investimento do Tesouro é de R$ 30,00 – e oferecem mecanismos para que você possa acompanhar os seus investimentos com facilidade, ampliando sua segurança.

Observando o cenário de investimentos no Brasil, os títulos do Tesouro Direto vêm despontando recentemente como uma das alternativas mais interessantes para fazer uma aplicação. Apesar de ter tarifa de Imposto de Renda e de o investidor pagar 0,30% a.a na taxa BM&FBovespa, a rentabilidade do Tesouro Direto é superior à da poupança.

 

Como comprar?

Mensalmente, o Tesouro Nacional, por meio de um sistema eletrônico do Banco Central, realiza leilões de títulos públicos nos quais instituições regularmente habilitadas podem efetuar a compra desses papéis. As instituições financeiras compram esses títulos e, então, passam a negociar esses mesmos papéis para pessoas físicas e jurídicas, configurando assim o mercado secundário de títulos públicos.

Até o ano passado, além da taxa de custódia da BM&FBovespa de 0,30% a.a., era cobrada uma taxa junto à instituição financeira em que você tem conta. Porém, a ATIVA Investimentos zerou suas taxas, antes cobradas, para essas operações. Diante disso, agora, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica podem comprar títulos públicos por meio do mercado secundário sem ter de pagar nenhuma taxa por isso.

 

Qual é a liquidez?

Para que o Tesouro Direto possa atendê-lo ainda melhor, oferecendo produtos que se encaixam às suas necessidades, o Tesouro Nacional garante a recompra diária dos seus títulos públicos. Ou seja, você poderá resgatar antecipadamente os títulos adquiridos no Tesouro Direto todos os dias, a preços de mercado.

Os resgates solicitados nos dias úteis serão processados com os preços e taxas disponíveis no momento da transação. Os resgates solicitados das 18h às 5h e ao longo de todo o fim de semana ou feriado serão liquidados com os preços de abertura do dia útil seguinte. Nesse período, os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência.

 

Tributação

Os impostos cobrados sobre as operações realizadas no Tesouro Direto são os mesmos que incidem sobre as operações de renda fixa, como fundos de investimento e CDBs: IOF regressivo (para aplicações com prazo inferior a 30 dias) e IR regressivo.

De olho nas demandas do mercado e dos investidores, a ATIVA Investimentos eliminou a taxa de administração para os seus clientes que investem em títulos públicos através do Tesouro Direto e da plataforma Home Broker da ATIVA.

Não perca tempo e faça um investimento no Tesouro Direto. Estamos prontos para atender você!

Share on Facebook46Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn13

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Expectativas do Tesouro Direto para o segundo semestre
Afinal, o que faz uma corretora de valores?
Aprenda como investir na bolsa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!