A primeira viagem internacional é sempre muito importante e pode ser uma das experiências mais marcantes. Mergulhar em novas culturas, conhecer pessoas diferentes, experimentar novas coisas são alguns dos proveitos das viagens para outros países.
O viajante deve estar por dentro de tudo que precisará e também, preparar-se para qualquer imprevisto — seja com as diferenças culturais, seja com eventuais problemas. Por isso, separamos alguns passos e algumas dicas que podem facilitar a sua viagem! Vamos lá?
Planejamento
Importante para qualquer viagem, o planejamento é colocar na ponta do lápis tudo o que será feito e, por isso, deve ser o primeiro passo. Além de passagens e hospedagem, o turista deve ficar atento a outros gastos e particularidades do destino com antecedência.
É importante pesquisar sobre as condições climáticas, o período da viagem (se tem algum feriado ou festa comum, por exemplo), os pontos turísticos mais visitados, a localização do hotel, entre outros. Assim, faça um roteiro com as principais atividades e tenha em mente como será sua viagem.
Planeje também a bagagem e leve apenas o que for necessário de acordo com o clima na época. Para isso, tente montar as combinações por dia, facilitando na hora de organizar a mala e de se vestir. Mas não exagere: as companhias estipulam um peso ou uma quantidade de malas por pessoa e cobram caro por excesso de bagagem.
Documentação
O segundo passo é a verificação dos documentos. Para a entrada de estrangeiros no país, geralmente, são requeridos documentos de identificação — passaporte, na maioria das vezes — e visto, além de atestados e comprovantes para questões de saúde e de declaração de bens.
Cada país apresenta uma lista de documentos que devem ser levados e o viajante deve consultar quais são as exigências do destino para providenciar essas questões com certe tempo de antecedência.
Orçamento
Tão pertinente quanto à escolha do destino é fazer um orçamento base dos gastos no exterior e avaliar se cabe no bolso na hora de retornar e quitar as contas. Pense em todos os gastos, como com passagens, deslocamento, hospedagem e alimentação. Além do mais, será possível calcular o que poderá ser utilizado em compras e lazer.
Lembre-se de reservar certa quantia para imprevistos. Caso o orçamento estiver apertado antes da viagem, estipule um valor que poderá ser gasto diariamente para que o orçamento final esteja próximo do que você conseguirá honrar.
Moeda estrangeira
Acompanhando o orçamento, você deve escolher a melhor maneira de levar o dinheiro para o exterior. Pode ser dinheiro em espécie, cartão de crédito ou cartões de viagem. Cada um tem vantagens e desvantagens, mas preocupe-se em não escolher só uma maneira, já que é mais seguro levar de duas formas, no mínimo, para evitar qualquer problema.
A vantagem de levar dinheiro em espécie é pagar menos IOF — Imposto sobre operações financeiras. É uma maneira simples e prática, mas que deve ser declarada acima de R$ 10 mil, ou seja, exige organização e muito cuidado.
O cartão de crédito também é prático e oferece maior comodidade, mas o valor final depende da variação cambial no dia da cobrança da fatura. Isso pode causar uma boa diferença no orçamento e ainda, acrescido de taxas bancárias e a taxa de câmbio do banco, pode levar a uma dívida maior do que o esperado.
Já os cartões de viagem (nacionais ou internacionais) podem ser pré-pagos e contam com a tarifa mais alta do IOF. Para ter maior segurança durante as transações e câmbio de moedas, conte conosco na compra do seu cartão. Faça a cotação dele.
Seguros
Imprevistos podem acontecer. Em viagens internacionais, é muito importante contar com o suporte de planos de seguros internacionais, que cobrem problemas de saúde e acidentes. São apenas preventivos e costumam ser bem acessíveis — em alguns países europeus, por exemplo — e são medidas obrigatórias para os turistas.
Tendo em vista todos os pontos levantados, você tem de tudo para ter uma viagem inesquecível. É fundamental que você pesquise sobre o destino e preste atenção a questões de segurança, câmbio, eventuais problemas e aproveite muito a viagem.
E aí? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário pra gente!