Para fazer bons investimentos, é necessário considerar todas as possibilidades que estão disponíveis no mercado. Isso significa que vale a pena conhecer quais são as principais ações do Ibovespa, além de entender o que você deve avaliar em cada uma delas para escolher alternativas alinhadas com seus objetivos.
Ao conhecer as principais ações disponíveis, você pode ter uma referência sobre o que esperar em termos de desempenho, custo, valorização e demais fatores que são importantes para realizar uma boa aquisição.
A fim de esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, organizamos um post com os grandes nomes do mercado. Então, siga a leitura e confira quais os principais!
Índice
Existem diversos fatores que impactam o desempenho de uma ação no Ibovespa, entre eles, podemos destacar o preço de mercado, a liquidez, o volume de negociações diárias e a capacidade de geração de valor da marca.
Isso faz com que a empresa se torne mais interessante, atraindo novos investidores e contribuindo para que o preço de negociação das ações suba. Entretanto, também é importante avaliar seu histórico de desempenho e a imagem da empresa no mercado, além de apresentar potencial de crescimento no longo prazo.
Há várias empresas consolidadas no mercado que tem suas ações listadas na Bolsa de Valores. É importante fazer uma boa avaliação para escolher as que mais se adéquam ao seu perfil. A seguir, fizemos uma lista com algumas das opções.
Um dos maiores bancos do país está listado na bolsa pelo código ITUB4. Dado que está no mercado há vários anos e apresenta mais de 40 milhões de clientes na carteira, pode ser uma alternativa para compor o seu portfólio.
Outro banco consolidado no mercado financeiro brasileiro é o Bradesco. Suas ações estão listadas na Bolsa como BBDC4 e também vale analisar os indicadores dessa companhia na hora de fazer suas aplicações.
A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo e pode ser uma opção para diversificar sua carteira de investimentos com um setor alternativo ao apresentado anteriormente. Para isso, vale analisar as métricas da VALE3 na Bolsa.
Assim como a Vale, a Petrobras também é consolidada no mercado mundial e pode representar uma opção interessante para fazer os seus aportes. Sua ação está listada na bolsa como PETR4, e vale incluí-la nos potenciais ativos para a sua carteira.
Por fim, vale destacar a Ambev. Amplamente conhecida no mercado financeiro brasileiro, a companhia apresenta resultados consolidados há algum tempo e, por isso, vale fazer um estudo mais aprofundado. Seu código na B3 é ABEV3.
O primeiro passo para fazer uma boa escolha de ações é entender qual o objetivo desse investimento. Para algumas pessoas, o intuito é gerar dividendos, a fim de obter uma renda passiva, enquanto para outros o potencial de valorização é importante.
Após estabelecer os objetivos, vale a pena utilizar ferramentas de análise — técnica ou fundamentalista — para identificar as melhores opções do mercado. Também vale considerar o cenário macroeconômico, analisando quais as perspectivas para o setor. Por fim, considere o risco envolvido na operação, avaliando questões como a volatilidade, a falta de liquidez e demais questões dessa natureza.
Agora que você já conhece algumas das principais ações do Ibovespa, vale seguir nossas dicas para escolher boas opções. Além disso, contar com o suporte de profissionais capacitados do mercado e com uma boa corretora pode fazer toda a diferença na hora de realizar bons investimentos.
Gostou do nosso artigo e quer continuar aprendendo sobre mercado financeiro? Então, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.