Como aplicar no Tesouro Direto pelo site da Ativa Investimentos?

O Tesouro Direto é um tipo de investimento que, historicamente, é mais seguro e tem uma rentabilidade maior do que a da poupança. Na hora da compra, o investidor é apresentado a várias opções de títulos diferentes e, eventualmente, podem surgir dúvidas sobre como aplicar no Tesouro Direto.

Outra dúvida frequente é relativa ao resgate do dinheiro. Porém, antes de seguirmos com o passo a passo para aprender estas duas ações, vamos entender o contexto.

O investimento em Tesouro Direto é uma modalidade considerada conservadora para qualquer tipo de investidor. Uma de suas principais vantagens é a liquidez de D+1. Isto é, você solicita um resgate hoje e, no outro dia, o dinheiro já está no saldo disponível de sua conta.

Por esse e outros motivos, cada vez mais pessoas buscam saber como fazer uma aplicação no Tesouro Direto, fazendo dele um dos mais populares no Brasil. Para tornar tudo mais fácil, o investimento pode ser feito diretamente no Home Broker da Ativa Investimentos, como já mostramos aqui, ou por meio do nosso portal.

Vamos descobrir o passo a passo para fazer uma aplicação no Tesouro Direto em nosso portal e, em seguida, como resgatar o dinheiro? Continue a leitura!

O que é o tesouro direto?

Já falamos sobre algumas características do Tesouro Direto, mas vale a pena entender melhor como esse investimento funciona antes de aplicar. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que estamos falando da negociação de títulos públicos emitidos pelo Governo Federal.

Seu principal objetivo é ajudar a financiar a dívida pública nacional. Assim, de modo geral, quanto maiores as necessidades por parte dos cofres públicos, maiores também a margem de retorno dos investidores.

Assim como a maioria dos investimentos de renda fixa, os títulos públicos podem ser de remuneração pré ou pós-fixada. No primeiro caso, o investidor fica sabendo quanto o seu dinheiro vai render logo no momento da aplicação. No segundo, além de uma taxa prefixada, a rentabilidade do investimento depende também de um indexador econômico, em geral a taxa Selic ou o IPCA.

Estão disponíveis aos investidores títulos de diferentes rentabilidades e prazos de vencimento, o que faz da aplicação ideal para diferentes planejamentos. Assim, o Tesouro Direto é uma opção prática, segura e de baixo custo para diversificar a carteira de ativos.

Quais as vantagens da aplicação?

A grande popularidade do Tesouro Direto se deve muito às vantagens que ela oferece aos investidores. Veja quais são as principais.

Segurança

São títulos 100% garantidos pelo Governo Federal e registrados sob a titularidade do investidor no ambiente da BMF&Bovespa.

Dessa forma, é possível que o investidor mude de corretora sem colocar em risco as suas aplicações.

Liquidez diária

A liquidez diária também é um grande atrativo para os investidores. Apesar de alguns papéis exigirem a aplicação do dinheiro até o fim do prazo para o pagamento das taxas integrais, os títulos podem ser vendidos a qualquer hora de volta para o Governo caso o investidor precise do dinheiro aplicado.

Por outro lado, existem papéis que podem resultar em retornos ainda melhores se vendidos antes do prazo final. Por isso, a grande liquidez garante a conveniência e a flexibilidade do investimento em títulos públicos.

Acessibilidade

Provavelmente, a característica que mais ajudou na popularização dos títulos públicos foi sua acessibilidade. Com a possibilidade de iniciar os investimentos a partir de R$ 30, diversas pessoas deram o primeiro passo no mercado financeiro graças ao Tesouro Direto.

Além disso, é possível iniciar e gerenciar os seus investimentos sem sair de casa — tudo diretamente pela internet, em uma plataforma simples e intuitiva.

Rentabilidade

Apesar de ser considerado um investimento conservador, a alta rentabilidade dos títulos públicos chama a atenção de muitas pessoas. Afinal, a modalidade permite ganhos superiores à poupança com a mesma segurança e liquidez diária.

E quais pontos merecem atenção?

Mesmo com tantos pontos positivos, existem assim alguns aspectos aos quais os interessados devem atentar na decisão de investir em títulos públicos.

O primeiro fator que deve ser observado são os custos da aplicação, já que eles refletem diretamente nos ganhos de quem investe. Colocar na ponta do lápis as despesas com taxa de custódia, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e Imposto de Renda é fundamental nessa análise.

Apesar de a modalidade contar com boa liquidez, é preciso considerar que alguns papéis podem se desvalorizar em caso de venda antecipada. Por isso, é importante escolher os títulos certos para cada objetivo que se espera desse investimento.

Para que tipo de investidor é indicado?

Por ser uma aplicação de renda fixa, em que os riscos de perdas são mínimos, o investimento em Tesouro Direto é ideal para aqueles que têm um perfil mais conservador. Mas, como as características de cada ativo podem ser diferentes, é importante ter atenção no momento da escolha dos papéis.

Ainda assim, mesmo as pessoas que têm pouca experiência no mercado financeiro podem fazer ótimos negócios investindo em títulos públicos.

Vantagens em aplicar no Tesouro Direto

  • SEGURANÇA – São títulos 100% garantidos pelo Governo Federal e registrados sob a titularidade do investidor no ambiente da BMF&Bovespa. Dessa forma, é possível que o investidor mude de corretora sem colocar em risco as suas aplicações.
  • LIQUIDEZ DIÁRIA – O Governo garante a recompensa diária do título, ou seja, o investidor poderá resgatar antecipadamente os títulos todos os dias a preço de mercado.
  • ACESSIBILIDADE – Com apenas R$ 30,00, o investidor pode começar a investir e ainda contar com a nossa assessoria sem nenhum custo.
  • RENTABILIDADE – É possível ter ganhos superiores à poupança com a mesma segurança e liquidez diária.

4 passos simples para aplicar no Tesouro Direto em nosso site

Passo nº 1: abra sua conta

Para reservar uma Oferta Pública Inicial, primeiramente é preciso abrir uma conta na Ativa Investimentos. Se você ainda não é cliente, clique aqui e abra sua conta gratuitamente. É rápido, prático e totalmente digital!

Passo nº 2: acessando a página de Tesouro Direto

Já logado no sistema, você precisa percorrer o seguinte caminho:

Investimentos > Onde investir > Tesouro Direto

Passo nº 3: selecionando o seu tesouro direto

Ao entrar na página, você verá caixas com opções de títulos públicos diferenciados pelo:

  • investimento mínimo;
  • tipo de rentabilidade (IPCA, SELIC E PREFIXADO);
  • porcentagem de rentabilidade;
  • e pela data de vencimento.

Caso você queira limitar o universo de visualização das opções, basta acessar o topo da página e selecionar o tipo de título que você quer visualizar (Todos, LFT, LTN, NTN-B entre outros) e qual o perfil do produto.

Passo nº 4: aplicando no título

Para selecionar o título de preferência para aplicação, basta clicar em detalhes ao abrir a tela. Em seguida, basta preencher o valor que deseja investir ou preencher a fração do título que deseja comprar.

Ao selecionar o valor o campo, a quantidade será preenchida com a proporção que você irá adquirir do título cheio. Lembrando que o valor só será aceito caso esteja acima do valor mínimo exigido pelo título. Aí é só inserir a assinatura digital e pronto!

Lembrando ainda que algumas opções estão disponíveis apenas em horário comercial, entre às 9:30 e 18:00. Pronto! Agora é possível fazer uma aplicação no Tesouro Direto e ainda resgatá-la com facilidade.

Por que contar com especialistas?

Mesmo com todas essas informações em mente, nós sabemos que a tarefa de selecionar os papéis ideais para cada caso nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, contar com o auxílio de profissionais do mercado financeiro pode fazer toda a diferença no sucesso de uma estratégia de investimento.

A equipe de especialistas da Ativa Investimentos é altamente experiente e qualificada para orientar os interessados em investir no Tesouro Direto. A partir do seu perfil de investidor, nossos profissionais podem ajudar a compor a sua carteira de ativos para garantir a melhor rentabilidade e segurança em busca de seus objetivos.

Quer saber mais sobre como fazer uma aplicação no Tesouro Direto? Entre em contato com a nossa equipe pelos canais de atendimento e comece a investir em títulos públicos de uma vez por todas!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

6 Comentários

  1. Boa tarde,
    Qual é a taxa de administração cobrada pela Ativa para investimentos no Tesouro Direto?
    Grato,

  2. Olá, Sérgio, tudo bem?

    Nós aqui da Ativa não cobramos taxa para aplicação em títulos do Tesouro. Para entender melhor todos os nossos custos, acesse aqui: https://www.ativainvestimentos.com.br/Investimentos/Custos/
    Se tiver mais alguma dúvida, é só falar. Obrigada!

  3. Gostaria de conhecer melhor como funciona o Tesouro direto?

  4. Olá, Rosália, tudo bem? Sua dúvida é muito pertinente e, por isso, temos um artigo no nosso blog sobre o assunto. Segue o link para entender mais: https://blog.ativainvestimentos.com.br/tesouro-direto-10-mitos-e-verdades-para-perder-o-medo-e-investir/. Se preferir, entre em contato em nossos canais de atendimento para receber a orientação de um especialista. Capitais e regiões metropolitanas – 4007 2447 / Demais regiões – 0800 285 0147. Um abraço!

  5. Boa noite!
    Meu nome é Rosângela!
    Sou totalmente leiga no assunto investimento,e gostaria de saber se é possível investir pouco dinheiro, e ter explicação sobre investimentos?
    Obrigada

  6. Olá, Rosângela, tudo bem? É possível sim! Para isso, você precisa entrar em contato com um assessor para receber um atendimento inicial, onde você vai explicar os seus objetivos e as suas possibilidades e assim, juntos, vocês irão entender o seu perfil de investidor e começar a montar a sua carteira. Hoje em dia, possuímos investimentos a partir de 30 reais. Para receber um atendimento especializado, entre em contato em nossos canais de atendimento para receber a orientação de um especialista. Capitais e regiões metropolitanas – 4007 2447 / Demais regiões – 0800 285 0147. Um abraço!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.