• Pesquisar

Veja dicas fáceis de como guardar dinheiro, mesmo ganhando pouco

Mais de 60% da população brasileira sentiu que suas despesas eram maiores que seus rendimentos em 2017, segundo pesquisa recente da Serasa Experian. E você? Faz parte desta lista? Veja a seguir que com estratégias simples, você controla seus gastos e guarda dinheiro mesmo ganhando pouco. Saiba como:

1 – CONHEÇA SEUS GASTOS

Primeiramente, é importante saber com o que você vai gastar seu dinheiro. Uma boa forma boa de dividir o que é essencial do que é corriqueiro é montando uma planilha com seus gastos mensais. Separe o que é gasto fixo do que não é.

Gasto fixo: É aquele gasto que não dá para mudar, aluguel, transporte e contas em geral. Os demais, como gastos com lazer, por exemplo, são aqueles que podem ser reduzidos, em casos de necessidade.

2 – ACOMPANHE PROMOÇÕES

Muitas lojas tem promoções e divulgam por email ou outros meios. Isso é importante tanto para gastos de mercado como para promoções de roupas ou viagens. Esteja sempre cadastrado na lista de email e acompanhe as mídias sociais das redes que você costuma consumir.

3 – CUIDADO COM AS PROMOÇÕES

Cuidado para não comprar o que não precisa só porque o preço está baixo! Lembre de usar as promoções sempre a seu favor, não contra.

4 – DEFINA METAS

É importante ter o ato de poupar como hábito! Se você tiver dinheiro na mão, vai acabar gastando, não tem jeito.

Assim, defina um valor da sua renda (entre 30% e 10%) que você quer guardar no final do mês e faça o possível para atingir esse objetivo! Ajuda muito já aplicar assim que receber.

5 – NÃO ENTRE NO CHEQUE ESPECIAL

Nunca entre no cheque especial. A taxa média dos juros do cheque especial é de 324% ao ano! Mesmo deixando um valor pequeno, isso pode virar uma bola de neve e nenhum investimento que você fizer vai chegar nem perto da taxa que o cheque especial vai comer seu dinheiro. Quando se usa o cheque especial, apesar de alguma satisfação na hora do gasto, tenha consciência de que você está prestes a fazer o pior investimento da sua vida.

E depois?

Se você já poupou seu dinheiro e quer começar a investir? Aqui na Ativa Investimentos, oferecemos aplicações financeiras para todos os perfis, com assessoria especializada.

Veja como podemos te ajudar, abra sua conta gratuita.

Deixe seu comentário

9 comentários