• Pesquisar

Tesouro Direto: veja como escolher o melhor título para investir

O Tesouro Direto é um investimento que rende mais do que a poupança, com mais segurança e permite você começar a investir a partir de R$ 30,00. Na hora da compra, você é apresentado a várias opções de títulos diferentes e surgem dúvidas sobre qual comprar.

Não podemos dizer que há um título melhor que o outro, mas que há opções diferentes. O que é indicado para um investidor não necessariamente é para outro.

Existem 5 tipos de títulos à venda e cada um deles se dividem em três grupos: prefixados, indexados pelo IPCA e pós-fixados. Conheça cada um deles a seguir:

Tesouro Prefixado (LTN)

Neste tipo, a rentabilidade já é determinada no momento da compra. Ou seja, você sabe exatamente o que irá receber, se manter o título até o vencimento, não importando a taxa de juros.

O Tesouro prefixado traz segurança ao investidor. O risco é de perder para a inflação futura. É recomendado para quem tem objetivos a longo prazo e para quem não quer sofrer com oscilações do mercado.

Tesouro Prefixado com juros semestrais (NTN-F)

Parecido com o tesouro prefixado, já é possível saber a rentabilidade quando se faz o investimento. A diferença é que, neste título, também se recebe juros a cada seis meses.

Também é indicado a quem precisa saber o valor que irá receber na hora do resgate, quando compra o título.

Assim como Tesouro Prefixado, o risco é de perder para a inflação futura. É recomendado para quem deseja complementar renda.

Tesouro Selic (LFT)

A rentabilidade está atrelada à taxa Selic – taxa básica de juros. Portanto, a remuneração do investidor é variável, pois é definida no momento da compra do papel. Também não há risco de perder dinheiro com a volatilidade do mercado.

É recomendado para quem quer fazer uma reserva de emergência, já que você pode resgatar o dinheiro sem oscilação. E também, claro, para quem acredita que a taxa básica de juros irá subir.

Tesouro IPCA+ (NTN-B)

Se você optar por este tipo, você irá ganhar por uma taxa de juros prefixada – que é determinada na hora da compra do título – acrescida da variação da inflação. Ou seja, você já sabe qual será o retorno real do seu investimento.

Se vender o título antes do vencimento, o Tesouro Nacional irá te pagar de acordo com o valor de mercado. Então, você poderá ficar sujeito a maior ou menor rentabilidade.

O IPCA+ é recomendado para quem deseja ter um dinheiro guardado para longo prazo como, por exemplo, aposentadoria. Recomenda-se também para a manutenção de compra no futuro, já que você se protege da inflação.

Tesouro IPCA com juros semestrais (NTN-B)

A rentabilidade deste tipo de título é igual ao Tesouro IPCA+, entretanto, o investidor receberá juros a cada seis meses.

É um título interessante para quem deseja utilizar o rendimento para complementar a renda. Também mantem seu poder de compra, já que te protege da inflação.

Gostou e quer investir? Primeiro, você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores. Aqui na Ativa Investimentos oferecemos uma assessoria especializada para te ajudar.

Deixe seu comentário

4 comentários
  • Se eu quiser fazer uma de trinta reais todos os meses eu tenho um depositar os trinta reais? Eu tenho uma poupancinha e tbm um investimento na previdência privada abri esses dias tenho que esperar vencer,mas quero saber se pra investir no tesouro
    Com 30 reais se eu preciso manter um compromisso de todo mês colocar esse dinheiro?

    • Olá, Sônia, tudo bem? Obrigada por acompanhar o nosso blog. Você não precisa necessariamente colocar o dinheiro todo o mês. Você pode investir quanto quiser e quando quiser. Estamos à disposição para m,ais dúvidas no sias úteis, das 9h às 19h. Atendimento: 4007 2447 para Capitais e Regiões Metropolitanas e 0800 285 0147 para Demais Regiões.

  • Isto é feito por banco como faço o depósito e deixo lá como rende juros, tenho tempo determinado para não mexer, e se caso quero resgatar queria estás informações pq poupança não é muito rentável este procedimento é seguro?
    No

    • Boa noite, Adriana, obrigada por acompanhar o nosso blog. Sim, o Tesouro Direto é mais seguro que a poupança. Você também pode resgatar sim. Se você quiser saber mais informações, você pode falar com o nosso atendimento e eles irão te orientar melhor:
      Dias úteis, das 9h às 19h. Atendimento: 4007 2447 para Capitais e Regiões Metropolitanas e 0800 285 0147 para Demais Regiões.