• Pesquisar
Saving money woman hand putting coin stack concept business finance

O que é Selic e CDI? Entenda para investir

Na hora de investir, você dá de cara com as palavrinhas “Selic” e “CDI”, mas não entende muito bem o que elas significam e como atuam em seus investimentos? É um tal de Tesouro Selic, CDB que rende X % do CDI…e por aí vai. Ambas são indexadores de investimentos, e muito importantes para a economia do Brasil, e seus valores andam lado a lado. Quer saber os detalhes de cada um? Então, siga nesse post.

Sobre a Selic

É famosa taxa básica de juros. Selic significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia — sistema do Banco Central que registra todas as operações relacionadas aos títulos do Tesouro Nacional.

A Selic é utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração de 24 horas e são lastreadas em títulos públicos federais. O objetivo é ter um controle na emissão, compra e venda de títulos.

Além disso, a cada 45 dias, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central define a Selic. O Brasil criou o Comitê em 1996 para estabelecer regras quantidade de dinheiro em de circulação como instrumento de contenção do avanço da inflação. De maneira geral, se os juros sobem, como consequência, a população consome menos e, com isso, a inflação tende a cair.

Conhecida popularmente por custo primário do dinheiro da economia, ela serve como parâmetro para todas as outras taxas.

Hoje, a Selic está em 6,5% ano, porém, como pode sofrer variações; você pode consultar a taxa no site do Banco Central a taxa.

Selic e seus investimentos

Antes de investir, observe qual é o indexador que está atrelado ao investimento. Poucos utilizam a Selic. Um deles é a LFT, mais conhecida como Tesouro Selic.

Neste investimento, o aumento da taxa também irá aumentar a rentabilidade. A mesma lógica vale para sua redução, ou seja, caso a taxa reduza, você terá menos rentabilidade.

Resumo:

 Selic baixa: Paga menos juros pelo dinheiro que você pega emprestado. Taxas caindo, empréstimos mais baratos e rentabilidade mais baixa.

 Selic alta: Financiamento mais caro e maior rentabilidade de seu dinheiro.

O CDI

Depois de entender o que é a Selic, ficará mais simples entender o CDI. O que ele significa? É a taxa de juros utilizada nos empréstimos entre um banco e outro, dando títulos privados, o chamado CDI (Certificado de Depósito Interbancário) em garantia. Esse lastro é baseado na solidez da própria instituição.

O CDI acompanha a taxa Selic. Se a Selic sobe, o CDI também sobe e vice e versa. Se você quiser saber qual o valor de hoje, acesse no site do Cetip.

O CDI e seus investimentos

Você já sabe que, quando você investe, você empresta dinheiro para recebê-lo de volta com juros, certo? Se o CDI fica mais alto, o banco te pagará a mais. Se cair, pagará menos.

Por isso, você deve ter toda a atenção na hora de escolher os seus investimentos. Afinal, existem aplicações em que os rendimentos dependem do valor dessas taxas.

A maioria dos investimentos de renda fixa em nosso País utiliza o indexador CDI. São eles: CDB, LCI, LCA e LC.

Deixe seu comentário