• Pesquisar
aproveitar o 13º salário

Saiba como aproveitar o 13º salário e investir

O período do fim de ano traz uma série de oportunidades financeiras para o trabalhador que sabe como aproveitar o 13º salário de maneira inteligente. Existem muitas possibilidades e é importante se planejar para tirar o máximo de proveito desse dinheiro.

Mas não são todos que sabem qual é a melhor forma de investir o 13º salário. Para alguns, esse é um recurso importante, por exemplo, para financiar a festa de Natal. Mas também é possível aproveitar esse pagamento para quitar dívidas e até mesmo investir no mercado financeiro.

Quer saber quais são as possibilidades de investimentos para fazer com o seu 13º salário? Então, siga com a leitura deste artigo para conferir as melhores dicas para o seu perfil de investidor!

Saiba como aproveitar o 13º salário de maneira inteligente

O 13º salário é um pagamento que chega em momento crucial e pode ter muitas finalidades. Por isso, é importante se planejar para aproveitar o dinheiro de maneira inteligente. Veja como com as dicas a seguir!

Negocie suas dívidas

Um dos principais focos ao receber o 13º salário deve ser quitar as dívidas, caso elas existam. Isso é muito importante pelo simples fato de que não é possível construir um patrimônio estando endividado. Até porque na maioria das vezes os juros das dívidas são mais altos que o lucro obtido com investimentos, o que fará com que você sempre esteja no prejuízo.

Uma dica interessante é negociar para pagar à vista. Assim, você se livra do débito nos próximos meses e aproveita a oportunidade que muitos credores oferecem de obter descontos significativos.

Não pense no 13º salário como um “ganho extra”. Afinal, se você é CLT, já sabe de antemão que receberá esse valor no fim do ano. Ou seja, você pode planejar com antecedência o destino do 13º.

Separe dinheiro para novos gastos no Ano Novo

O começo do ano é um período pesado para o cidadão. Afinal, é hora de enfrentar despesas como IPTU, IPVA, seguro contra incêndio, matrícula e material escolar para quem tem filhos.

Por isso, vale a pena reservar uma parte do seu 13º para usar no início do ano. Liste todos esses gastos para ver o quanto será necessário para arcar com esses pagamentos. Dessa forma, você evita algumas dívidas acumuladas em janeiro e pode começar o ano com o pé direito.

Faça seu dinheiro render

Sobrou dinheiro depois de tudo isso ou está com o 13º livre para investir? Então, é hora de pensar em fazer uma aplicação financeira e incrementar a sua carteira de investimentos.

O primeiro passo para isso é focar em um objetivo. O que você pretende fazer em curto, médio e longo prazo? Pode ser, por exemplo, fazer uma viagem ou comprar um carro ou uma casa. Depois, é importante pensar em quanto você precisa conseguir para alcançar a meta.

Escolha o melhor investimento

Uma dúvida que muitas pessoas tem é sobre qual seria a melhor forma de investir o 13º salário. Para alguns, o 13º é uma ótima maneira de aumentar o portfólio de Renda Fixa. Já para outros, é uma chance interessante de diversificar a cesta de ações. Por isso, é importante que você saiba qual é o seu perfil de investidor.

Outra estratégia de sucesso é contar com um assessor na hora de decidir qual produto financeiro adquirir para a sua carteira. Afinal, esse especialista faz uma análise precisa do cenário econômico atual e monta um plano para auxiliar na montagem do seu portfólio de aplicações, de acordo com seus objetivos.

Confira a seguir algumas sugestões de um assessor da Ativa Investimentos para cada perfil de investidor.

Perfil conservador

Se você aceita ter uma rentabilidade menor em troca de mais proteção e medidas de segurança, o mais recomendado é usar o 13º salário para montar um portfólio de investimentos com base em Renda Fixa.

Algumas opções são títulos do Tesouro Direto, títulos de Renda Fixa privados (CDB, LCIs e LCAs), além de fundos de investimento de baixa volatilidade e que não tenham exposição a ativos mais arriscados.

Perfil moderado

Se você busca um equilíbrio entre riscos de investimentos e rentabilidade potencial, a melhor forma de aproveitar o 13º salário é investindo em títulos de crédito privado (Debêntures, CRAs e CRIs).

Além disso, é possível apostar nos Fundos Imobiliários e de Multimercado. Uma dica, no entanto, é se atentar para a volatilidade e a política de aplicação do gestor do Fundo antes de comprar uma quota.

Perfil agressivo

Quem aceita mais riscos em troca de um rendimento potencial maior pode destinar o dinheiro do 13º salário a um Fundo Imobiliário ou de Multimercado mais agressivo.

Também é possível investir em compra de ações na Bolsa de Valores ou em Fundos de Ações.

Por que é importante contar com uma corretora de valores?

Se você pretende aproveitar o 13º salário para fazer um investimento, é importante firmar parceria com alguma corretora de valores respeitada no mercado e que trabalhe com assessores profissionais e habilitados.

Ao contar com uma corretora, você terá à sua disposição um assessor para analisar o seu perfil de investidor, objetivos, aplicações e cenário econômico. Assim, você pode aproveitar o 13º salário de forma muito mais segura e com reais possibilidades de rendimento.

Quer ver o seu dinheiro se multiplicar? Então, entre em contato com a Ativa Investimentos e saiba como podemos ajudar a otimizar suas aplicações!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.