• Pesquisar
Young cheerful couple is listening to music on mobile phone outdoors. Copy space.

Tudo azul: veja 5 dicas para começar o Ano com as finanças em dia

O novo ano já está batendo na porta. O começo de um novo ciclo é a oportunidade para você se engajar, planejar seus desejos e também definir suas metas. Já pensou em como estão as suas finanças? Essa é uma área importante que precisa ser cuidada, pois economia pessoal em ordem te ajuda a ter menos estresse e a concretizar seus sonhos.

Para te ajudar a planejar suas finanças, preparamos cinco estratégias simples. Veja a seguir:

1- Negocie ou pague suas dívidas, e liste suas contas

Em primeiro lugar, pense em pagar tudo o que você está devendo. Essa é sua prioridade, pois os juros das dívidas são muito altos. Você não conseguirá  superá-los com o lucro que você pode conseguir de um investimento. Uma dica legal é negociar para pagar à vista e se livrar do débito nos próximos meses.

Se o seu montante de dívidas estiver muito alto, tente transformar todas elas em uma só. Assim, você quita o máximo de despesas. Uma das soluções possíveis para ajudar a pagar tudo isso é contar com o seu 13º. Já demos dicas sobre isso no nosso blog.

Depois, liste todas suas contas extras do começo do ano como IPVA, IPTU, matrícula, material escolar, viagem de férias e por aí vai. Inclua também os pequenos gastos como lanches, transporte, entre outros. Anote tudo por pelo menos um mês para que você descubra o que está atrapalhando seu orçamento.

2- Mapeie seu orçamento

Após resolver as suas dívidas, é hora de mapear seu orçamento e efetuar um planejamento financeiro. Pare e analise se os seus gastos estão sendo efetuados de maneira eficiente. Monte uma planilha e verifique em quais áreas você tem gastado demais e em quais você precisa dar uma atenção especial.

Cuidado com os presentes caros e excessivos, corte os desperdícios e reveja seus gastos. Por exemplo: se você possui um pacote de TV a cabo completo, pense se você assiste a todos os canais disponíveis. Se não, pense em trocar seu pacote por um mais básico.

3 – Divida seus gastos em prioridades

Separe suas despesas em 3 categorias e dê um valor para cada uma delas. A regra dos “70-10-20” (veja a figura abaixo) pode ajudar muito no seu ano novo. Basta você seguir à risca e controlar os gastos, identificando quais são os maiores problemas no seu orçamento.

 

Primeiramente, 70% do seu orçamento deve ser destinado para você viver bem. Ainda dividindo essa fração, 60% deve ser destinado para gastos essenciais como alimentação, transporte, saúde, moradia e educação. Já os outros 10% se destinam para uma reserva de emergência, da qual falaremos adiante.

Depois, separe 10% do orçamento total para a realização dos seus sonhos em 2019. Se você conseguir eliminar os desperdícios, ficará muito mais fácil manter seu orçamento nos trilhos.

Quanto aos últimos 20%, estes podem ser gastos livremente. São os gastos com lazer, hobbies, caridade e tudo aquilo que fizer parte do seu estilo de vida. Se você desejar, parte dessa divisão pode se juntar à realização dos seus sonhos, fazendo com que eles se tornem realidade com mais rapidez.

Caso você esteja endividado, essa divisão mudará bastante, pois a quitação das dívidas precisa ser a sua prioridade. Nesse caso, 70% de sua renda deverá ser utilizada para gastos essenciais e os outros 30% devem ser utilizados para eliminar suas dívidas.

4- Estabeleça metas financeiras

Deixe de fazer promessas para o próximo ano e estabeleça metas. Assim, seus sonhos não ficarão apenas no plano dos pensamentos e irão começar a acontecer, com o dinheiro que você guardará para eles. Coloque seus sonhos também no planejamento financeiro e não se esqueça que essas metas devem ser específicas: o que, quanto, quando e o motivo.

5 – Reserva de emergência

Como já explicamos anteriormente, é muito importante que 10% do seu orçamento seja direcionado a uma reserva de emergência. É fundamental ter a consciência de que, por mais que nos planejemos, podem surgir imprevistos como manutenção na casa ou no carro e até problemas de saúde. E eles não podem comprometer o orçamento.

Dica bônus: invista!

Comece 2019 no azul e, se sobrar um dinheirinho, use-o para investir.  Em primeiro lugar pense em um objetivo para o seu investimento. Por exemplo, se você for realizar uma viagem, cogite aplicar em algo conservador para que você não perca esse dinheiro e, ao mesmo tempo, possa realizar o resgate em qualquer dia. Alguns exemplos são a Renda Fixa, LCB e LCA com liquidez diária.

Evite deixar seu dinheiro na poupança, pois a rentabilidade é mais baixa que os demais investimentos. Veja mais aqui!

 

 

 

Deixe seu comentário