• Pesquisar

Desafio no RH do mercado financeiro é atuar com alta competição e unir gerações diferentes

Por Joice Gonçalves, analista de Gente e Gestão

Quem é a Joice?

Olá! Prazer, eu sou a Joice e tenho 24 anos. Sou formada em Psicologia, casada e atuo como Analista de Gente e Gestão na Ativa Investimentos desde janeiro de 2018. Gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho da minha história e escolha profissional.

Durante minha adolescência cursava o ensino médio pela manhã e à tarde fazia o técnico em Gestão Empresarial. Ainda não tinha decidido qual graduação iria fazer, não me imaginava trabalhando o tempo todo com números, não me sentia à vontade no ambiente hospitalar e a dúvida permanecia… qual escolha fazer? Até que, no curso técnico iniciei a disciplina de RH, comecei a estudar sobre o papel do psicólogo nas organizações e foi paixão à primeira vista.

Iniciei a graduação em Psicologia e, no 3º período, consegui minha 1ª oportunidade de estágio em uma Consultoria de Recrutamento e Seleção no Centro do Rio de Janeiro. Passava o dia inteiro entrevistando, auxiliando na aplicação e correção de testes, triando currículos e agendando entrevistas. Estava muito feliz, porém sentia falta de acompanhar a vida profissional desses candidatos. Foi aí que comecei a sonhar em atuar dentro de uma empresa, trabalhar como psicóloga organizacional, vivenciar novos processos e acompanhar as pessoas mais de perto.

Após alguns meses, ingressei no RH de uma empresa como Jovem Aprendiz. Trabalhava com muita garra e aprendia tudo com rapidez e, em menos de 2 meses, aumentaram a minha carga horária e a minha bolsa. Enquanto os outros Jovens Aprendizes trabalhavam arquivando documentos, eu já estava tocando o meu 1º processo seletivo para uma vaga de Auxiliar de Serviços Gerais. A primeira vez a gente nunca esquece [risos], até hoje eu lembro da dinâmica que fiz no refeitório da empresa… que emoção!

Depois de alguns meses, estava me organizando para me casar e precisava de uma oportunidade que atendesse melhor as minhas necessidades naquele momento. Consegui uma chance para atuar no RH de uma indústria importadora e exportadora de produtos alimentícios e foi incrível!

Conduzia todos os processos voltados para área de Gente e Gestão. Na época, a coordenadora da área atuava em outro estado, e tive que assumir muitas responsabilidades. O ritmo era bem acelerado e contribuiu para meu desenvolvimento, mas também tinham momentos de descontração e os mesmos ocorriam durante o intervalo do almoço. Todos os dias brincávamos de ping pong.

E como vim parar no mercado financeiro? Fui influenciada pela minha irmã gêmea e minha melhor amiga que na época estava cursando Economia. Além disso, eu e meu esposo começamos a nos interessar pelo mercado financeiro como clientes.

Em dezembro de 2017, recebi a oportunidade para ingressar na área de RH da Ativa Investimentos e meus olhos brilharam. Fui selecionada para participar do processo seletivo e, em apenas um dia, conheci grande parte da liderança da Ativa. Logo percebi que era um ambiente dinâmico, os processos aconteciam com rapidez e, no início de 2018, comecei minha trajetória aqui.

Atuar no mercado financeiro, altamente competitivo e dinâmico, é um desafio, porém proporciona grandes aprendizados. No início, me deparei com diversas áreas que não conhecia como o Middle e Research, mas a curiosidade e interesse pelo conhecimento me incentivaram muito.

Confesso que, depois de poucos meses, me apaixonei pelo mercado. Isso  influenciou positivamente até mesmo na minha vida pessoal, pois, com a ajuda do Atendimento, passei a diversificar minha carteira de investimentos e organizar melhor a minha vida financeira.

Atuar na área de Gente e Gestão me enche de orgulho, pois mesmo no mercado financeiro não podemos deixar de reconhecer que as pessoas, o quadro de colaboradores de uma empresa, deve ser visto como seu ativo principal. São elas que possuem potencial para alavancar os resultados e constroem o dia a dia da empresa.

Aqui na Ativa, tenho a oportunidade de trabalhar com pessoas incríveis que atuam no mercado financeiro há mais de 20 anos. Admiro muito esses profissionais, pois se adaptaram aos avanços tecnológicos e vivenciaram o impacto dos principais acontecimentos econômicos.

Reichheld&Teal (1996) relata que “o capital humano ao contrário de outros ativos, não se deprecia com o tempo, na verdade, melhora com a idade”. Na Ativa Investimentos, posso vivenciar a diversidade entre os colaboradores, e isso traz como desafio integrar diferentes gerações para atingir o mesmo objetivo: “Guiar as pessoas em seus investimentos para que conquistem seus sonhos”.

A equipe de Gente e Gestão atua de forma humana. Buscamos acompanhar as pessoas de perto e comemorar as conquistas dos nossos colaboradores, dando atenção aos detalhes, parabenizando os aniversariantes e a chegada da paternidade/maternidade na vida dos nossos colaboradores, conquistas profissionais e a aprovação nas certificações. Torcemos pelo sucesso deles. É uma honra trabalhar em uma equipe tão dedicada e comprometida com as pessoas.

No meu dia a dia, entrevisto muitos jovens que sonham em ingressar e desenvolver uma carreira no mercado financeiro. Para quem está iniciando, é interessante estar atualizado sobre as principais notícias do mercado, e é extremante importante cultivar o hábito de ler as notícias diariamente. Além disso, realizar cursos de extensão e participar de palestras demostram interesse pelo mercado e agregam conhecimento.

Algumas certificações são consideradas como um diferencial, e variam de acordo com cada área. Podemos tomar como exemplo as certificações da área comercial: CPA 20, PQO, CEA. Se você sonha em conquistar a oportunidade de atuar no mercado financeiro, anote essas dicas e continue buscando.

Desejo muito sucesso!

Deixe seu comentário