• Pesquisar

Glossário financeiro: Letra A

O mercado financeiro está repleto de termos e conceitos que, muitas vezes, geram dúvidas até mesmo entre os investidores mais experientes. Além disso, as muitas nomenclaturas e palavras em inglês presentes no dia a dia do mercado também podem dificultar o real entendimento sobre os diferentes processos.

Por isso, a partir de hoje, vamos disponibilizar aqui no Blog da Ativa Investimentos um detalhamento de vários termos e conceitos do dicionário financeiro. Começamos hoje com a letra “A”!

Continue acompanhando este artigo para conhecer nosso glossário do investidor com os termos mais usados no mercado. Não se preocupe: se restar alguma dúvida, ou quiser saber mais detalhes sobre qualquer um dos termos listados, sempre tem um especialista da nossa equipe de atendimento pronto para ajudar você! Vamos lá?

Ação

São parcelas do capital social de empresas. Elas são negociáveis na Bolsa de Valores e, quando você as adquire, passa a ser dono de uma fração daquela companhia, ou seja, sócio.

Ações Preferenciais (PN)

Ação preferencial diz respeito ao ativo que oferece ao acionista preferência na distribuição de dividendos.

Ações Ordinárias (ON)

Já a ação ordinária é caracterizada como aquela em que há direito a voto do acionista nas assembleias da empresa.

Acionista

Todo acionista é, necessariamente, um investidor que adquire pelo menos uma ação de uma empresa, seja ela de capital aberto ou fechado. Por isso, um acionista é considerado um proprietário da parte que ele comprou da companhia.

Ativos

Os ativos podem ser definidos como bens que uma empresa possui. No mercado financeiro, os ativos são sinônimos de títulos no qual se pressupõe um investimento e, em contrapartida, uma possível rentabilidade. Para Fundos de Investimento, por exemplo, os ativos representam títulos públicos, privados, ações, commodities, cotas de fundo de investimento, que compõem toda a carteira de um determinado fundo.

Alavancagem

A alavancagem é o ato de movimentar valores altos com pouco dinheiro, prática comum no Day Trade (compra e venda de ações no mesmo dia). Ou seja, o investidor opera quantias maiores que o seu próprio patrimônio. Nessas operações, é comum ter um saldo mínimo na conta, como se fosse um cheque caução, para garantir que haverá pagamento caso ocorra prejuízo no futuro.

Alienação

É um termo usado para a transferência ou cessão de bens, bem como também é usado para investimentos na Bolsa quando ocorre venda de ações.

Análise Técnica

A análise técnica é uma metodologia para investir no mercado de ações. Ela tem como fundamento que quaisquer informações relevantes sobre um determinado ativo refletirão em seu preço. O acompanhamento dos gráficos de preços informará qual a tendência futura desse ativo.

Utilizando-se de psicologia de massas e finanças comportamentais, essa escola defende que parâmetros passados serão repetidos no futuro. Ou seja, ela analisa o histórico de preços das ações.

Análise Fundamentalista

Já a análise fundamentalista tem como base a análise mais aprofundada de fatores como:

  • o ativo;
  • o mercado em que ele está inserido
  • as métricas que os pares da empresa analisa são negociados;
  • as tendências do mercado, entre outros dados.

Assim, é possível encontrar as melhores opções para investimento ou recomendar ações para outros investidores. Na nossa sala ao vivo, é possível conversar com os nossos analistas do Research em tempo real para ficar por dentro das análises do mercado durante todo o pregão.

Conheça mais sobre as vantagens das duas análises e as diferenças entre elas.

Apregoação

No mercado financeiro, apregoação é a oferta da compra ou venda de uma ou várias ações, bens, ativos, contratos futuros ou de opções. A oferta é feita pelo operador, trader ou profissional das corretoras que realiza a intermediação entre as ordens dos clientes e a Bolsa de Valores. 

Arbitragem

Arbitragem é um tipo de operação financeira considerado de baixo risco na qual se tem o objetivo de lucrar. Funciona assim: uma vez que dois ativos têm preços diferentes em mercados diferentes, a arbitragem seria uma oportunidade de equiparar preços, ao realizar uma simples operação de compra e venda.

E aí, tem alguma sugestão de algum termo do mercado financeiro que gostaria de ver por aqui? Utilize o campo de comentários e contribua para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos!

Deixe seu comentário