• Pesquisar

Glossário financeiro: Letra B

O mercado financeiro está repleto de termos e conceitos que, muitas vezes, geram dúvidas até mesmo entre os investidores mais experientes. Além disso, as muitas nomenclaturas e palavras em inglês presentes no dia a dia do mercado também podem dificultar o real entendimento sobre os diferentes processos.

Por isso, temos detalhado vários termos e conceitos do dicionário financeiro aqui no Blog da Ativa Investimentos.

Continue acompanhando este artigo para conhecer nosso glossário do investidor com os termos mais usados no mercado. Não se preocupe: se restar alguma dúvida, ou quiser saber mais detalhes sobre qualquer um dos termos listados, sempre tem um especialista da nossa equipe de atendimento pronto para ajudar você! Vamos lá?

Bolsa de Valores

A Bolsa é um ecossistema de infraestrutura de mercado com sistema de negociação eletrônica e regras adequadas à realização de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários.

É na Bolsa de Valores que são negociadas as ações das empresas de capital aberto, bem como outros tipos de investimento, como opções, ETFs, câmbio e contratos futuros.

B3

É a Bolsa de Valores oficial do Brasil e a responsável pelo sistema de negociação, compensação, liquidação e custódia de títulos financeiros.

É uma companhia aberta, com ações negociadas no Novo Mercado.

A B3 também opera como centralizadora para a maior parte das operações realizadas em seus mercados e oferta serviços de central depositária e de central de registro.

Benchmark

No mercado financeiro, benchmark é um referencial para avaliar o desempenho de investimentos. Seja qual for o investimento, sempre haverá uma comparação com benchmarks.

Os mais comuns são:

Um exemplo prático: ao falar que a rentabilidade de um produto é 100% do CDI, quer dizer estamos o CDI como benchmark, ou seja, como uma referência.

Blue Chips

Na bolsa de valores, blue chips são companhias com ações altamente negociadas, ou seja, com grande liquidez. Ainda podem representar empresas gigantes, com boa saúde financeira e percepção ampla
dos integrantes do mercado financeiro.

Bonificações

Remuneração paga ao acionista em função de um eventual aumento do capital, ocorrido pela incorporação de reservas ou outros recursos. Ela é efetuada na proporção da quantidade de ações que detém.

As bonificações podem ser pagas em ações (distribuição gratuita de ações aos acionistas) ou em dinheiro.

Bookbuilding

Termo usado para o procedimento de precificação de títulos e valores mobiliários.

BDR’s

BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são títulos ou ações negociados em um país (no caso, o Brasil) que têm como lastro ações de uma empresa que está instalada no Exterior.

É a oportunidade do investidor brasileiro aplicar em ações de empresas estrangeiras, dentro das regras e práticas de seu próprio mercado.

E aí, tem alguma sugestão de algum termo do mercado financeiro que gostaria de ver por aqui? Utilize o campo de comentários e contribua para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos! Até a próxima!

Deixe seu comentário