• Pesquisar

Glossário financeiro: letra D

Para quem quer começar a investir, especialmente na Bolsa de Valores ou em aplicações mais complexas, é difícil entender o que fazer no meio de tantos termos e nomenclaturas com a letra D.

Por isso, temos detalhado vários termos e conceitos do dicionário financeiro aqui no Blog da Ativa Investimentos.

Continue acompanhando este artigo para conhecer nosso glossário do investidor com os termos mais usados no mercado. Não se preocupe: se restar alguma dúvida, ou quiser saber mais detalhes sobre qualquer um dos termos listados, sempre tem um especialista da nossa equipe de atendimento pronto para ajudar você! Vamos lá?

D+0, +1, etc

As siglas provenientes da letra “D” mais um numeral representam o tempo necessário para que uma transação financeira seja concluída.

Ou seja, numa operação com liquidez D+1, simboliza que a mesma será liquidada um dia útil após a solicitação de resgate.

DARF

O DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) é um documento que une todos os impostos cobrados em operações financeiras.

Ao contrário dos Fundos de Investimento e das aplicações de Renda Fixa (que têm o imposto de renda retido na fonte), a DARF é muito conhecida entre os investidores de Renda Variável.

Data de Cotização

É a data em que os recursos aplicados no fundo são convertidos em cotas, no caso de uma aplicação.

Em casos de resgate, a data de cotização é o prazo em que as cotas são convertidas em valor financeiro.

Day Trade

É uma modalidade na qual as ações são negociadas em um mesmo dia, ou seja, a ação é comprada e vendida (ou vice-versa) no mesmo dia.

Para saber mais sobre essa modalidade e aprender a comprar e vender ações no mesmo dia, clique aqui.

Debêntures

São títulos de Renda Fixa em que o investidor empresa dinheiro para empresas privadas, com o objetivo de financiar projetos, por exemplo.

Elas podem ser de vários tipos, como nominativas, escriturais, conversíveis, simples ou permutáveis.

Veja, por exemplo, como investir sem imposto de renda com os fundos de debêntures incentivadas.

Debenturista

Outro termo com a letra D, Debenturista é o investidor ou comprador das Debêntures emitidas por empresas privadas.

Declaração Anual de Imposto de Renda

É a declaração anual que comprova a renda de cada cidadão. Esta declaração é obrigatória para todos que possuem rendimento maior do que o valor mínimo definido pelo governo.

Desbancarizar

É o movimento oposto à concentração bancária, levando os investidores a instituições financeiras que atuam de maneira independente. Isso oferece maior diversidade de produtos financeiros e melhores taxas para o consumidor.

Deságio

É a diferença negativa entre o preço do ativo no mercado em relação ao seu valor de Face (valor estipulado de resgate de um titulo de crédito).

Derivativos

São instrumentos financeiros cujos valores e características de negociação dependem total ou parcialmente do valor de outro ativo, servindo assim como uma referência.

Direito de Subscrição

É o direito de preferência oferecido pela empresa aos seus atuais acionistas, ou seja, que possuam ações na mesma.

Os acionistas poderão exercer este direito ou negociá-los a terceiros que não possuam esse direito.

Disclaimer

É uma ressalva ou um aviso legal que informa ao leitor de um documento as responsabilidades assumidas pelo autor do mesmo documento.

Dividendos

Pela legislação, quando as empresas lucram, elas precisam fazer o repasse de parte desse resultado aos acionistas. Esse valor deverá ser, pelo menos, 25% do lucro líquido apurado.

O repasse pode acontecer de diferentes maneiras, sendo a mais comum delas na forma de dividendos, na qual há isenção do Imposto de Renda.

Veja como é possível viver de dividendos aqui.

Duration

Medida de risco que analisa o impacto da variação dos juros em um título ou uma carteira de investimentos. Para isso, é levado em conta seu tempo. Por exemplo, quanto maior a duration, maior a chance do preço do título cair em caso de alta de juros.

E aí, tem alguma sugestão de algum termo do mercado financeiro que gostaria de ver por aqui? Utilize o campo de comentários e contribua para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos! Até a próxima!

Deixe seu comentário