• Pesquisar

Como acompanhar a sua carteira de ações no Home Broker?

Para comprar ou vender ações, o investidor precisa contar com a ajuda de uma corretora de valores. Ela é o meio pelo qual é possível ter acesso às opções de investimentos disponíveis. A corretora, nesse caso, funciona como um “supermercado” com várias opções. Por outro lado, o investidor consegue “encher o carrinho” ao montar uma carteira de ações.

O sistema que o investidor utiliza para fazer todo esse processo é chamado de Home Broker. Por meio dessa plataforma, usuários conseguem negociar ações e outros ativos financeiros de qualquer lugar do mundo.

No Home Broker da Ativa Investimentos, por exemplo, é possível investir em Ações, Renda Fixa, Aluguel de Ações e Tesouro Direto. Além disso, o usuário pode acompanhar as notícias que movimentam o mercado e conversar com os nossos analistas em tempo real.

No caso específico do investimento em ações, é preciso fazer um acompanhamento inteligente da carteira do investidor.

Por isso, saiba como utilizar o Home Broker na Ativa Investimentos para acompanhar sua carteira. Continue a leitura!

5 passos para acompanhar sua carteira de ações

Passo nº 1: abra sua conta

Para operar no Home Broker, primeiramente é preciso abrir uma conta na Ativa Investimentos. Se você ainda não é cliente, clique aqui e abra sua conta gratuitamente. É rápido, prático e totalmente digital!

Passo nº 2: acessando o Home Broker

Já logado no sistema, você precisa clicar em HOME BROKER no canto superior e, em seguida, clicar no botão AVANÇAR.

Atenção: para o acompanhamento da carteira não é necessário marcar nenhuma das 5 opções que aparecem na tela.

Passo nº 3: abrindo a planilha de cotação para montar a sua carteira de ações

A tela do Home Broker se abrirá em uma outra janela e o próximo passo é conhecer a planilha de cotação. Essa é uma funcionalidade que permite que o usuário veja uma lista de papéis (ações) e suas informações como:

  • a última cotação;
  • valor mínimo;
  • valor máximo;
  • média de valor da ação;
  • variação dos valores;
  • qual foi o valor de fechamento da ação no dia anterior, etc.

Para acessá-la, selecione vá em Menu > Cotação > Planilha de Cotação. Assim, a tela planilha de cotação é exibida como no exemplo abaixo.

Passo nº 4: montando a lista de ações para acompanhamento

Agora, é possível criar listas diferentes para ações diferentes. Por exemplo: se você quer acompanhar dividendos e carteira verde, é possível separá-los em duas listas diferentes.

Para incluir uma lista de ações, é preciso criar uma carteira. Para isso, digite o nome que você deseja (sem espaços, por exemplo: CARTEIRAVERDE). Depois, clique no ícone (+) ou pressione a tecla ENTER do teclado.

Após a inclusão, é preciso adicionar o (s) papel (is) desejado (s) dentro da carteira. Para incluí-los, digite o código do papel (ação) no campo PAPEL e clique no ícone (+) ou pressione a tecla ENTER do teclado. Após isso, o papel incluído é exibido na carteira ativa. Caso você não saiba o código do papel, é possível consultar o dicionário de papéis (a explicação está mais abaixo).

Para excluir uma carteira, clique no ícone (x), ao lado do campo CARTEIRA. Feito isso, a carteira selecionada será excluída com todos os seus papéis. No entanto, se quiser excluir apenas um papel específico, clique no ícone (x) exibido ao lado do papel.

Depois de prontas, as carteiras podem ser visualizadas separadamente, conforme abaixo.

Passo nº 5: conhecendo o menu

A planilha de cotação tem um menu para ajudar o investidor a encontrar as ações mais rapidamente e/ou organizá-las ao seu modo. Ele é composto por três ícones: 

  • dicionário de papéis;
  • ordenação de papéis;
  • configuração de colunas.

Dicionário de papéis

Por meio do dicionário de papéis, é possível descobrir o código dos papéis oferecidos por diversas empresas. É uma facilidade oferecida pelo Home Broker para uma consulta rápida.

Para realizar a busca, basta utilizar os filtros no canto inferior direito.

Um exemplo prático: para encontrar o código referente às ações da Petrobras, por exemplo, busque por “petrobras”, filtre e, em seguida, aparecerá uma lista com diversos códigos, conforme abaixo.

Ordenação de papéis

Essa função permite a ordenação dos papéis da carteira selecionada em ordem ascendente e descendente, apenas para facilitar a visualização. Ao clicar em ordenação de papéis, a tela abaixo é exibida.

A ordenação pode ser feita manualmente com o auxílio das setas, ou por ordem alfabética (clique em A-Z). Também é possível selecionar a ordem alfabética inversa (para isso, clique em Z-A). Após fazer a ordenação, clique no botão SALVAR. Em seguida, a ordenação é atualizada na tela Cotação.

Configuração de Colunas

Essa configuração permite selecionar as colunas que serão exibidas na tela. Automaticamente, o sistema inclui todas as possíveis análises. No entanto, é possível personalizá-la de acordo com o seu interesse.

Ao clicar em Configuração de Colunas, a seguinte tela é exibida.

Agora, você terá que escolher quais opções não quer visualizar na sua planilha de cotação. Para isso, utilize os ícones no canto central da tela:

> – exibe a coluna selecionada.
>> – exibe todas as colunas.
<< – oculta a exibição de todas as colunas.
< – oculta a exibição da coluna selecionada.

Após fazer a organização, clique em SALVAR e o menu escolhido será atualizado conforme a sua escolha.

Se for necessário retornar ao padrão de configuração anterior, clique em RESTAURAR.

Pronto! Agora é possível acompanhar a sua carteira de ações com facilidade. Caso você se sinta mais seguro em fazer esse procedimento com acompanhamento de um especialista, é só entrar em contato com a nossa equipe pelos canais de atendimento.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão de passo a passo para publicarmos nas próximas semanas? Utilize o campo de comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Powered by Rock Convert
Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.