• Pesquisar

Glossário financeiro: Letra F

O mercado financeiro está repleto de termos e conceitos que, muitas vezes, geram dúvidas até mesmo entre os investidores mais experientes. Além disso, as muitas nomenclaturas e palavras em inglês presentes no dia a dia do mercado também podem dificultar o real entendimento sobre os diferentes processos.

Por isso, temos detalhado vários termos e conceitos do dicionário financeiro aqui no Blog da Ativa Investimentos.

Continue acompanhando este artigo para conhecer nosso glossário do investidor com os termos mais usados no mercado. Não se preocupe: se restar alguma dúvida, ou quiser saber mais detalhes sobre qualquer um dos termos listados, sempre tem um especialista da nossa equipe de atendimento pronto para ajudar você! Vamos lá?

Family Office

Family Office é um serviço prestado por especialistas em gestão patrimonial que fornece assessoria completa para famílias com alto poder aquisitivo. A assessoria abrange áreas como jurídica, contábil, fiscal e de investimentos de família.

Fechamento da Bolsa

O fechamento é o encerramento das operações financeiras ocorridas diariamente no mercado da Bolsa de Valores. Quando lemos uma notícia de que a Bolsa fechou em alta ou em queda quer dizer que é possível estabelecer um balanço de como foi o desempenho dos principais ativos e valores mobiliários negociados na Bolsa.

FIE – Fundo de Investimento Especialmente Constituído

A carteira destes Fundos é constituída de acordo com as regras do Conselho Monetário Nacional. Ele estabelece como a aplicação deve ser feito. Este é o caso, por exemplo, dos Fundos formados com recursos captados por:

  • seguradoras;
  • empresas de capitalização;
  • e entidades de previdência privada.

Free float

Percentual de ações de uma companhia que possui livre negociação na bolsa de valores. Ações dos controladores (ou seja, aqueles que possuem mais de 5% do capital total da empresa)  geralmente não compõem o free float.

Quanto maior é o número de ações a serem negociadas, maior a liquidez.

Fundos de Investimento

Os Fundos de Investimento são um tipo de investimento padronizado para que diversas pessoas possam aportar o dinheiro em conjunto. Neles, um gestor profissional cuida do dinheiro de um grupo de pessoas com objetivos e similar perfil de investidor.

Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que se encarrega de ressarcir os investidores em caso de inadimplência por parte das instituições emissoras dos produtos de investimentos.

Quando há cobertura do FGC, os ressarcimentos atingem o teto de R$ 250 mil por CPF e instituição financeira. A cada quatro anos, há um teto de R$ 1 milhão por CPF ou CNPJ para a garantia paga pelo FGC.

Fundos Imobiliários

São Fundos em que os recursos captados são direcionados a empreendimentos imobiliários específicos, como por exemplo:

  • flats;
  • hotéis;
  • galpões;
  • shoppings.

Em alguns casos, são Fundos fechados e dirigidos a grandes investidores, e em outros, possuem cotas nas quais pequenos investidores também podem investir.

A rentabilidade dos Fundos Imobiliários se origina no recebimento dos direitos sobre os imóveis, como aluguéis e concessões, exatamente como num investimento imobiliário convencional.

E aí, tem alguma sugestão de algum termo do mercado financeiro que gostaria de ver por aqui? Utilize o campo de comentários e contribua para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos! Até a próxima!

Deixe seu comentário