• Pesquisar

Como investir em Fundos Imobiliários? Veja o tutorial completo e aprenda!

Geração de renda mensal livre de IR, facilidade de aplicação, rentabilidade média muito acima dos investimentos em Renda Fixa: todos esses fatores ajudam a explicar a razão pela qual, segundo a B3, os Fundos Imobiliários (FII) ultrapassaram o patamar de meio milhão de cotistas em 2019.

Para investir em FII, o investidor precisa contar com a ajuda de uma corretora de valores. Ela é o meio pelo qual é possível ter acesso às opções de investimentos disponíveis. A corretora, nesse caso, funciona como um “supermercado” com várias opções.

O sistema que o investidor utiliza para fazer todo esse processo é chamado de Home Broker. No Home Broker da Ativa Investimentos, por exemplo, é possível investir em FII. Esse é um tipo de investimento que não serve para qualquer perfil: apenas para aqueles considerados moderados ou agressivos.

Uma das grandes vantagens é que você tem a oportunidade de
investir em imóveis sem ter que dispor de muito dinheiro (já que
um imóvel pode ultrapassar facilmente a casa do milhão).

Além disso, o investidor ainda recebe os principais benefícios de investir em um imóvel, como por exemplo o pagamento de um “aluguel mensal” e também evita as desvantagens do imóvel físico como o alto investimento inicial, taxas e baixa liquidez.

A aplicação nesse tipo de investimento é feita diretamente no Home Broker da Ativa Investimentos. Diferentemente de ações, a Ativa não cobra taxa de corretagem para este tipo de serviço.

O Home Broker, como explicamos no glossário do investidor, é o sistema eletrônico mais tradicional para se negociar ativos na Bolsa de Valores.

Sua liquidez é de D+2 (ou seja, você solicita um resgate hoje, e em 2 dias o dinheiro já está no saldo disponível de sua conta). Outra vantagem é que os Fundos Imobiliários são ativos de Renda Variável com uma menor volatilidade que as ações, portanto, é mais apropriado para investidores que querem tomar menos riscos.

Vamos descobrir o passo a passo para investir em Fundos Imobiliários? Continue a leitura!

5 passos simples para investir em Fundos Imobiliários

Passo nº 1: abra sua conta

Para reservar uma Oferta Pública Inicial, primeiramente é preciso abrir uma conta na Ativa Investimentos. Se você ainda não é cliente, clique aqui e abra sua conta gratuitamente. É rápido, prático e totalmente digital!

Passo nº 2: acessando o Home Broker

Já logado no sistema, você precisa clicar em Home Broker no canto superior e, em seguida, clicar no botão AVANÇAR.

Atenção: para o acompanhamento da carteira não é necessário marcar nenhuma das 5 opções que aparecem na tela.

Passo nº 3: comprando uma cota de FII

O primeiro passo dentro do Home Broker para comprar uma cota de FII é ir na janela de ORDEM. Em seguida, clicar na aba ORDEM, como no exemplo abaixo.

Nessa janela, você deve preencher o código do FII que deseja comprar no campo “papel”. Ex: TGAR11 (código relativo ao Fundo Imobiliário TG Ativo Real da empresa TG Core).

Após preencher o campo “papel”, é necessário preencher a quantidade de cotas que você deseja comprar. No caso dos Fundos Imobiliários, o investidor não possui um lote padrão de cotas, podendo comprar apenas uma quantidade.

É importante ressaltar que o valor que o cliente paga vai depender do preço que o Fundo está sendo negociado em bolsa, pois de trata de uma Renda Variável.

Após escolher o papel e a quantidade, basta clicar em COMPRAR e preencher sua assinatura digital.

Passo nº 4: acompanhando uma ordem

Após o processo anterior, a ordem de compra ou venda vai aparecer em outra janela do Home Broker chamada ACOMPANHAMENTO DE ORDENS.

No status da ordem, você consegue verificar a situação da sua ordem de compra ou venda. Quando o status aparece como “EXECUTADA”, significa que a compra ou venda foi concluída com sucesso. Já quando ela está em “ABERTO”, significa que a compra ou venda ainda não foi executada.

É importante destacar que empresas que tem muita negociação na bolsa costumam ter suas ordens executadas rapidamente. Por isso, se a sua ordem demorar a ser executada, não se preocupe.

Em 2 dias, a aplicação já vai constar em sua posição consolidada, ou seja, entre os seus investimentos no site da Ativa Investimentos e no Home Broker.

Pronto! Agora é possível investir em Fundos Imobiliários com facilidade. Caso você se sinta mais seguro em fazer esse procedimento com acompanhamento de um especialista, é só entrar em contato com a nossa equipe pelos canais de atendimento.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão de passo a passo para publicarmos nas próximas semanas? Utilize o campo de comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Deixe seu comentário

4 comentários
    • Olá Célia, tudo bem? Para verificar mais detalhes a respeito dos FII, o ideal é pesquisar no próprio site das gestora, uma vez que ela é responsável por divulgar todas as informações a respeito dos Fundos. Na dúvida, entre em contato com um de nossos assessores que eles podem informá-la com mais detalhes. Estamos disponíveis nos dias úteis, de segunda a sexta de 9h às 19h. 4007 2447 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 285 0147 (Demais Regiões).

Instagram has returned invalid data.