• Pesquisar

Glossário Financeiro: Letra L

O mercado financeiro está repleto de termos e conceitos que, muitas vezes, geram dúvidas até mesmo entre os investidores mais experientes. Além disso, as muitas nomenclaturas e palavras em inglês presentes no dia a dia do mercado também podem dificultar o real entendimento sobre os diferentes processos.

Por isso, temos detalhado vários termos e conceitos do dicionário financeiro aqui no Blog da Ativa Investimentos.

Continue acompanhando este artigo para conhecer nosso glossário do investidor com os termos mais usados no mercado. Não se preocupe: se restar alguma dúvida, ou quiser saber mais detalhes sobre qualquer um dos termos listados, sempre tem um especialista da nossa equipe de atendimento pronto para ajudar você! Vamos lá?

LCA

Esta é a sigla para Letra de Crédito do Agronegócio, um investimento de Renda Fixa utilizado para financiar o agronegócio brasileiro. Os emissores das LCAs são os bancos, que pegam emprestado o dinheiro dos investidores para ajudar este setor. Após um determinado período, a devolução da quantia é corrigida de acordo com a rentabilidade estipulada em contrato.

LCI

Bem similar à LCA, a LCI significa Letra de Crédito Imobiliário. Porém, esse é um investimento de Renda fixa utilizado para financiar especificamente o mercado imobiliário.

Letra de Câmbio

Letra de Câmbio é um instrumento de captação usado pelas sociedades de crédito, financiamento e investimento. Ele é emitido com base em uma transação comercial, como  forma de obter recursos que serão eventualmente direcionados para financiamento de crédito ao consumidor final.

Liquidez

Termo que define o tempo necessário para converter um investimento em dinheiro. Ou seja, se um investimento tem boa liquidez significa que ele tem um tempo de resgate mais rápido.

Lote Fracionário

O lote fracionário é uma forma de o investidor poder comprar títulos ou ações de uma empresa em unidades, que vai de 1 a 99 ações.

Lote Padronizado ou Padrão

Esse é o lote já preestabelecido de títulos ou ações de empresas, que definem um lote mínimo para investir. Ou seja, há empresas que exigem que o investidor compre, no mínimo, por exemplo, um lote com 100 ações para se investir na Bolsa.

E aí, tem alguma sugestão de algum termo do mercado financeiro que gostaria de ver por aqui? Utilize o campo de comentários e contribua para que possamos melhorar ainda mais os nossos conteúdos! Até a próxima!

Deixe seu comentário

2 comentários
    • Olá, Eliane, tudo bem?

      Para te ajudar nos seus investimentos, necessitamos conhecer melhor os seus objetivos e perfil de investidor. Contamos com assessores qualificados para te ajudar ao montar a sua carteira. Gostaria de conversar com ele? Segue o telefone para contato 4007 2447 e e-mail atendimento@ativainvestimentos.com.br. Obrigada! 🙂

Instagram has returned invalid data.