• Pesquisar

Conservador, moderado e agressivo: qual seu perfil de investidor?

No universo dos investimentos, o que diferencia um investidor de outro é o caminho trilhado até seu objetivo. Por isso, tanto quem busca uma aposentadoria confortável quanto quem quer enriquecer, o ponto de partida é o mesmo: o perfil do investidor.

É ele que irá mostrar quais tipos de aplicações são compatíveis com seu estilo de investimento, seus objetivos e o prazo estabelecido para colocá-los em prática. Sua definição gira em torno de quatro fundamentos:

  • tolerância ao risco;
  • situação financeira;
  • conhecimento do mercado
  • e objetivos.

Quer entender quais são os perfis existentes e como eles se aplicam a você? Continue a leitura e descubra!

Entenda o que é um perfil de investidor

Se você decidiu investir em uma instituição financeira, como a Ativa, em algum momento foi levado a responder um questionário que ajuda a identificar seu perfil de investidor. Esse questionário é chamado de Suitability.

Nele, são feitas perguntas sobre seus objetivos financeiros, o quanto você conhece sobre aplicações e como lidaria com o risco da variação do valor de suas aplicações.

O resultado da análise do seu perfil de investidor é o que vai ajudá-lo a identificar qual a estrada e meio de transporte são os mais adequados para alcançar chegar aonde você deseja.

Se você ainda não tem conta na Ativa Investimentos, clique aqui.

Os três perfis de investidor existentes

Conservador

O investidor com perfil conservador é aquele que busca a preservação do capital e tem baixa tolerância a riscos. No entanto, ele busca melhores retornos dentro das opções com perfil de risco baixo. Igualmente, ele precisa ter a possibilidade de resgatar seus investimentos em um curto período de tempo.

Neste sentido, os investimentos de Renda Fixa são os que têm maior afinidade com o perfil conservador. Afinal, os riscos apresentados são menores e existe a “garantia” de uma rentabilidade conhecida no momento da aplicação. CDBs, Tesouro Direto e títulos públicos são alguns dos produtos de investimento preferidos dessa categoria.

Moderado

A pessoa com perfil moderado de investimento é aquela disposta a correr algum risco em busca de retorno diferenciado em médio prazo. Porém, pensando ainda na preservação do seu capital.

Geralmente, esse tipo de investidor tem menor necessidade de liquidez e se mostra disposto a diversificar suas aplicações em investimentos arrojados. No entanto, o perfil ainda se mostra moderado quando permanece conservador em parte de sua carteira.

Por isso, ele investe tanto em Renda Fixa, mais segura, quanto em outras opções, como Fundos de Investimentos com maior volatilidade.

Agressivo

O investidor de perfil agressivo tem alta tolerância a riscos e baixa necessidade de liquidez em curto ou médio prazo. Também está disposto a aceitar as oscilações características dos mercados de risco. Além disso, possíveis perdas de parte do capital investido são aceitas na busca de retornos diferenciados em longo prazo.

Na carteira de investimentos do investidor agressivo, a maior parte de suas aplicações está em produtos de Renda Variável, como ações, Fundos de Ações, Opções, entre outros.

O perfil de investidor pode mudar?

Você deve ter percebido que algumas variáveis que ajudam a construir o perfil do investidor podem ser facilmente modificadas. Buscar conhecimento, como você está fazendo agora ao ler este texto, é uma delas. A sua evolução financeira ao longo da vida também, assim como a sua disponibilidade para ampliar seus investimentos de acordo com seu momento de vida.

Por isso, é fundamental reanalisar seu perfil do investidor regularmente.

Descubra agora o seu perfil de investidor

Identificar o perfil de investidor, escolher uma instituição financeira confiável e fazer suas aplicações com consistência são alguns cuidados importantes para conquistar seus objetivos e sonhos.

Mas além disso, é preciso também aumentar seus conhecimentos e acompanhar as novidades do mercado financeiro, não é mesmo? Por isso, veja outros artigos do blog, como a importância de diversificar investimentos. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.