• Pesquisar

Glossário Financeiro: Letra O

Para os iniciantes no mercado financeiro, pode ser difícil assimilar tantos termos, siglas e conceitos. É por isso que no Blog da Ativa Investimentos temos a preocupação em explicar para os leitores as principais nomenclaturas utilizadas na área.

Nesta edição do Glossário Financeiro, abordaremos os principais termos iniciados com a letra O. Assim, ficará mais fácil estudar sobre investimentos e, claro, aplicar o dinheiro da melhor forma.

Se após a leitura você ainda tiver qualquer dúvida sobre um dos termos ou quiser saber mais sobre os conceitos, haverá sempre um especialista da nossa equipe de atendimento pronto para ajudar você, combinado? Boa leitura!

Oferta Pública

A oferta pública acontece quando uma empresa disponibiliza à sociedade ativos mobiliários registrados na Bolsa de Valores.

O tipo mais comum é o IPO (Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial, em português). Logo, o termo se refere à primeira oferta pública de ações da empresa, ou seja, quando ela entra para a Bolsa pela primeira vez.

Opção

Opção é um tipo de contrato negociado na Bolsa de Valores. O objetivo é conceder ao investidor o direito de comprar ou vender determinado ativo em data futura por um preço previamente fixado.

Opção de Compra

Trata-se de uma variação do contrato de Opção. Nesse caso, o investidor obtém o direito (mas não a obrigação) de comprar um ativo em determinada data por um preço fixo.

Opção de Swap

O Swap é uma outra modalidade de contrato de Opções. Nesse caso, investidores trocam o risco de um passivo pela rentabilidade de um ativo. A Opção de Swap é muito utilizada por quem quer proteger o patrimônio por meio de indexação ao câmbio, a commodities ou a determinados índices.

Opção de Venda

A Opção de Venda é o contrário da Opção de Compra. Ou seja, garante ao investidor o direito de vender determinado ativo por um preço fixo em data definida.

Opção do tipo Americano

Um contrato de Opção do tipo Americano garante ao titular o direito de fazer a compra ou venda do ativo escolhido em qualquer momento, mesmo antes da data estipulada.

Opção do tipo Europeu

Já os contratos de Opção do tipo Europeu são aqueles em que o titular só pode exercer o seu direito de compra ou venda na data estipulada no acordo.

Operação de Câmbio

Uma Operação de Câmbio envolve a negociação de moedas estrangeiras. Existem vários tipos de operações desse tipo, como compra e venda de moedas, envio de remessas de dinheiro, entre outros.

Operação de Financiamento

Também chamada de Lançamento Coberto de Opções, essa é uma operação composta pela compra de determinada ação no mercado à vista e, simultaneamente, a venda de opções de compra (lançamento) desta mesma ação. Isso dará ao comprador (titular) das opções o direito de comprar a ação por um preço determinado em uma data futura (até o vencimento).

Operações de Crédito

Uma operação de crédito acontece quando uma instituição financeira (banco) ou uma pessoa (no mercado P2P Lending) empresta dinheiro ou financia algo para outra pessoa, recebendo uma remuneração em juros durante o contrato.

Ordem

Uma Ordem é a instrução dada por um cliente para a corretora ou para o corretor que controla sua carteira. Pode ser, por exemplo, uma ordem de compra ou de venda dos ativos.

Ordem a Mercado

A Ordem a Mercado é a instrução dada para que a compra de ativos mobiliários seja feita com uma quantidade e característica específicas, mas sem preço fixado.

Oscilação

É a variação do preço ou valor de um ativo, para mais ou para menos, durante um determinado período de observação.

Outsourcing

É o termo em inglês para “terceirização”. Consiste na contratação de uma pessoa jurídica por outra empresa para a execução de determinada tarefa.

Overnight

Indica as aplicações financeiras feitas no open market em um dia para serem resgatadas no dia seguinte.

E aí, gostou de aprender mais sobre esses termos do mercado financeiro com a letra O? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e marque alguns amigos que também vão gostar de aprender mais sobre o assunto!

Deixe seu comentário