• Pesquisar

Como entender e configurar os gráficos do Home Broker

Acabou de ter acesso à sua área de cliente aqui na Ativa Investimentos, quer investir em ações? Porém, não sabe muito bem como utilizar os gráficos do Home Broker? Fique tranquilo, você está no lugar certo!

A seguir, apresentamos um tutorial para ensinar você a configurar e usar os gráficos de candles no máximo de suas potencialidades! Fique atento às próximas linhas!

Antes de tudo: você já sabe o que é análise gráfica?

A análise gráfica (também chamada de análise técnica) é, juntamente com a análise fundamentalista, o método mais utilizado para compreender a volatilidade do mercado. Além disso, ela é importante na identificação de insights valiosos para movimentações futuras em sua carteira de ações.

análise fundamentalista se baseia nos indicadores financeiros das empresas (como balanço patrimonial, fluxo de caixa e Demonstrativos de Resultados do Exercício — DRE). Ela atesta o potencial de valorização das ações.

Já a análise técnica consiste em identificar padrões gráficos no movimento de flutuação desses ativos. Em especial, para identificar variações de preço e volume). Essa identificação tem o intuito de descobrir tendências que subsidiem as decisões do investidor no mercado de ações.

Embora seja impossível determinar com 100% de acerto se uma ação vai subir ou descer, o estudo dos gráficos do Home Broker, quando bem realizado, auxilia muito o investidor a decidir quando se posicionar em uma ação (entrar) e quando realizar lucro (sair).

Os dois gráficos de sua área de investidor

Ao acessar sua conta com seu login (CPF) e senha no site da Ativa Investimentos, você será redirecionado a uma área inicial. No canto superior direito, você encontrará a opção Home Broker.

Uma vez que o Home Broker esteja aberto, você visualizará, entre os menus, dois tipos de gráficos: “Gráfico Traderdata” (TradingView) e simplesmente “Gráfico” (Chart Trading, da Solutiontech). Mas por que dois gráficos?

Gráfico Traderdata” (TradingView)
Chart Trading, da Solutiontech

Por mais que ambos sejam configuráveis (e tenham basicamente os mesmos recursos), cada ambiente exibe o movimento do mercado sob determinada perspectiva estética, de modo que as opções inseridas entregam mais comodidade ao investidor na hora de escolher por qual ambiente acompanhar suas ações.

Vale destacar, entretanto, que para além das diferenças de layouts, há uma distinção importante entre ambas as ferramentas: o segundo gráfico (Chart Trading, da Solutiontech) permite que a negociação seja feita ali mesmo, na mesma janela em que você analisa o movimento dos candles.

compra e venda de ações pode ser feita à direita do gráfico, no mesmo local em que você também encontra botões de stop e cancelamento. Isso faz diferença para quem não gosta de perder tempo alternando entre a boleta de negociação e a área de análise.

Aprendendo a configurar os gráficos

Abaixo, seguem as principais orientações para você começar a investir agora mesmo com base nos gráficos do Home Broker Ativa Investimentos.

Entendendo os candlesticks

O funcionamento geral de ambos os gráficos é similar. No canto superior direito, você digita o nome da ação desejada e configura a periodicidade no botão ao lado (de 1 minuto a mensal). Para quem ainda não está muito familiarizado com a simbologia, vale ressaltar que os gráficos são formados por sucessões de candlesticks, retângulos verticais que funcionam da seguinte forma:

Candle de alta (cor verde no “Gráfico Traderdata” e azul no “Gráfico”– Solutiontech)

  • Topo — preço de fechamento;
  • base — preço de abertura;
  • ponta da linha superior (sombra superior) — cotação máxima que o ativo atingiu no período;
  • ponta da linha inferior (sombra inferior) — cotação mínima que o ativo alcançou no período.

Candle de baixa (cor vermelha em ambos os gráficos)

  • Topo — preço de abertura;
  • base — preço de fechamento;
  • ponta da linha superior (sombra superior) — cotação máxima do ativo no período;
  • ponta da linha inferior (sombra inferior) — cotação mínima do ativo no período.

Trocando as cores dos candles (ou os próprios candles por outros símbolos)

Você pode trocar o tipo de representação (de candles para barras ou linhas, por exemplo), bastando clicar no ícone “candles”, presente em ambos os gráficos do Home Broker (símbolo de duas barras lado a lado).

Se você deseja apenas trocar as cores das barras, basta ir em configurações (botão representado por um ícone com desenho de “engrenagem” no Gráfico Traderdata ou de “ferramenta” no Gráfico Solutiontech). Esse local permite também trocar cor de fundo, fuso horário, entre outras personalizações para facilitar sua análise técnica.

Gráfico Traderdata” (TradingView)
Chart Trading, da Solutiontech

Inserindo indicadores

Os indicadores são representações matemáticas na forma de linhas, as quais se sobrepõem ao gráfico e ajudam a confirmar tendências, como Bandas de Bollinger, Média Móvel Exponencial e MACD. Você encontra essa funcionalidade em ambos os gráficos do Home Broker, sempre na barra superior de ícones.

Mas como mudar a periodicidade dos indicadores?

Fácil! No Gráfico Traderdata, por exemplo, você configura os períodos dos indicadores após inseri-los na tela (clicando no símbolo de um “gráfico”, 3º desenho da barra superior).

Uma vez que você tenha inserido uma Média Móvel, por exemplo, verá que os dados desse referencial aparecem descritos no canto superior esquerdo (Ex.: “MA 9, close, 0”). Dê um clique com o botão esquerdo do mouse sobre essa descrição e será então aberta uma janela para configurar os parâmetros do indicador.

Já no Gráfico Solutiontech, o caminho é ainda mais simples. Você clica no ícone “lista de indicadores”, escolhe seu indicador e então será exibida uma tela de configuração. Nela, você poderá escolher detalhes como posicionamento das linhas, o período a que se referem e até espessura das linhas.

Gráfico Traderdata” (TradingView)
Chart Trading, da Solutiontech

Outras configurações

Na parte inferior da tela de ambos os gráficos, você verá barras verticais, que indicam o volume de negócios no período. Ao clicar duas vezes sobre qualquer barra, será exibida uma janela de personalização (volume financeiro ou quantitativo, por exemplo).

Ah, quer também diminuir/aumentar a extensão da escala? Sem problemas! No “Gráfico Traderdata”, basta clicar no símbolo de configurações e escolher o menu “escala”. Lá você poderá reduzir ou ampliar as margens inferiores, superiores e também a margem direita (movimentação por percentual). Já o segundo gráfico conta com botões especiais para isso (são as lupas).

Vale lembrar que ambos os gráficos do Home Broker dispõem de uma barra vertical à esquerda repleta de ícones de figuras geométricas, Elas podem ajudar a realçar padrões vistos no movimento dos candles.

Por fim, na área do Home Broker (menu “cotação”), você encontra relatórios de análises técnicas atualizados sobre as tendências dos mais importantes ativos. Tudo feito por nossos especialistas!

A propósito, para efeitos de capacitação, você pode inclusive fazer suas próprias análises das ações de interesse. Posteriormente, é possível conferir com o que nossos analistas indicam nos gráficos! Esse conjunto de dados de ratificação é crucial para uma tomada de decisão segura e com manejo de risco!

Caso tenha alguma dúvida em relação aos gráficos do nosso Home Broker, entre em contato conosco agora mesmo através do chat Ativa. Ele está localizado à direita da barra de ferramentas do seu HB! Sucesso e olho no mercado!

Deixe seu comentário