• Pesquisar

Glossário Financeiro: Letra Q

Investir no mercado financeiro pode ser um pouco intimidante para quem não conhece os conceitos e nomenclaturas do setor. Por isso, a nova página do nosso Glossário Financeiro abordará os principais termos com a letra Q do segmento.

O Glossário Financeiro é uma proposta do Blog da Ativa Investimentos para detalhar as muitas nomenclaturas do mercado aos iniciantes no mercado. Por isso, siga a leitura do artigo para conhecer mais sobre os conceitos listados!

Caso reste alguma dúvida sobre os termos abaixo ou quiser saber mais detalhes sobre eles, sempre tem um especialista do nosso time de atendimento pronto para ajudar. Vamos lá?

Quantidade

Quando se fala em quantidade no mercado financeiro, normalmente, isso se refere aos lotes de padrão de ações negociadas em um dia na Bolsa.

Essa informação é importante para fazer uma avaliação assertiva da movimentação da Bolsa em um determinado dia. Além disso, serve para medir a liquidez de um papel, o que é essencial para decidir qual ação comprar.

Quiet period

O “quiet period”, ou período de silêncio, é um determinado espaço de tempo em que as empresas que emitem ativos para o mercado financeiro (como ações ou debêntures) não podem divulgar informações.

Qualificado, Investidor

Para ser um investidor qualificado os critérios são semelhantes do investidor profissional. O que difere é o valor necessário para que PF e PJ possam ser investidores qualificados. Para qualificados o valor mínimo é de R$ 1 milhão.

Além disso, é preciso que eles atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante assinatura do anexo B da instrução CVM 554.

Qualitativa, Informação

Usada em conjunto com a análise quantitativa, a análise qualitativa envolve o julgamento de informações não quantificáveis, que querem que o investidor adquira uma opinião sobre:

  • as forças e fraquezas da empresa;
  • seu futuro;
  • sua gestão;
  • e sua vantagem competitiva como um potencial investimento.

Quantitativa, Informação

Já a análise de uma informação quantitativa avalia números, métricas e índices para fazer um exame do produto de investimentos.

Esses são os principais termos e conceitos com a letra Q mencionados nas análises e conversas do mercado financeiro. Agora que você já sabe o que eles significam, está mais preparado para avançar na sua carreira de investidor.

Se você quer aprender mais sobre o mercado financeiro e acompanhar outras dicas de aplicações, curta e siga a Ativa Investimentos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

 

Deixe seu comentário