• Pesquisar
Virus, 3D render

Coronavírus no Brasil: veja quais ativos podem ser impactados

A tão temida notícia chegou: foi confirmado o primeiro caso do coronavírus no Brasil. Mas você sabe o que isso impacta seus investimentos?

Após dois dias sem pregão, visualiza-se um maior grau incerteza depois da confirmação do primeiro caso da doença no Brasil. Porém, precisamos lembrar que a influência do surto repercute há um tempo, uma vez que sua origem se deu na China, atualmente nosso maior parceiro comercial.

Apesar dessa notícia, destacamos que essa possível pandemia vai muito além do cenário doméstico. Ela pode atingir o PIB de muitos países, impactando o fluxo de capitais, pessoas e mercadorias, o que acaba impactando bolsas globais como um todo.

Hoje, o dólar, commodities e ativos mobiliários já sofrem uma maior volatilidade, justamente pela tendência de queda nos PIBs globais e pelo desconhecimento a respeito dos próximos desafios relacionados à enfermidade.

Possíveis impactos

Porém, ao olhar para o futuro, não há uma definição exata de quais serão os desdobramentos e por quanto tempo esses impactos permanecerão. Por ora, o que podemos destacar são três ativos financeiros que podem sofrer maior volatilidade:

  • o dólar;
  • as ações de empresas exportadoras e que dependam do preço de commodities;
  • e as ações de empresas que tenham negócios intrinsecamente ligados ao fluxo de artigos ou pessoas, como as aéreas.

Por isso, continue de olho em nossas redes sociais que nossos analistas estão alertas para qualquer novidade. Além disso, conte com nossos assessores de investimentos para cuidar da sua carteira de investimentos diante de todas as nuances do mercado.

Ficou com alguma dúvida? Utilize o campo de comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

(Time de Research da Ativa Investimentos)

Deixe seu comentário

2 comentários
  • Não tenho nenhum conhecimento sobre renda variável em geral. Porém no pouco tempo em que entrei na renda variável, estou aprendendo uma lição. Até a poupança tem mais rentabilidade que a renda variável. E muita especulação. se realmente a bolsa estivesse caindo por causa do vírus. Seria apenas em alguns setores ligados e não todas as ações da bolsa.

    • Jose, tudo bem?

      O surto do Coronavírus afetou a economia global como um todo, que pode ter o pior ano histórico desde 2009. A bolsa não é afetada apenas pela perda de valor de empresas em alguns setores e sim pelo comportamento dos investidores em geral em cenários de estresse como esse. A renda variável deve ser vista em um horizonte de longo prazo e, por estar diretamente ligada a fatores imprevisíveis, sua oscilação pode ser muito grande. Entretanto, ela pode gerar lucros que não seriam possíveis em investimentos como a poupança.

      Espero ter ajudado. Muita obrigada pelo seu contato! 🙂

Instagram has returned invalid data.