• Pesquisar

Glossário Financeiro: Letra S

Não é incomum encontrar termos com a letra S em análises e notícias sobre o mercado financeiro no Brasil e no mundo. Por consequência, isso faz com que muitos iniciantes cometam erros simples.

Por isso, o blog da Ativa Investimentos montou o Glossário Financeiro, com objetivo de explicar essas nomenclaturas. Se você ainda estiver com dúvidas depois de finalizar a leitura, entre em contato com o nosso atendimento!

S&P 500

S&P 500 é uma abreviação do índice Standard & Poor’s 500. Ele reúne as ações das 500 principais empresas listadas nas Bolsas de Valores dos EUA, nomeadamente a NASDAQ e a NYSE.

S&P Global 100

O S&P Global 100 é outro índice da Standard & Poor’s. Ele é responsável por medir o desempenho das 100 empresas multinacionais de maior importância nos mercados globais.

Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia

Selic é um dos principais termos com letra S. Trata-se de um sistema digital que só pode ser acessado por instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central. Nesse contexto, ele é usado para negociar títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional.

O sistema dá nome também a taxa básica de juros da economia brasileira, a Taxa Selic. Ela é formulada com base na média diária de juros dos financiamentos entre brancos com prazo de um dia, realizados no Selic e lastreados em títulos públicos.

Série de Opções

É o termo utilizado para designar um conjunto de Opções emitidas, ao mesmo tempo, sobre um mesmo ativo e com o mesmo vencimento. Porém, como diferença, ele tem um preço garantido diferente.

Short squeeze

Movimento realizado quando investidores que estão vendidos em uma ação correm para recomprá-la e devolvê-la ao locador. Por consequência, isso pode gerar uma forte alta da ação.

Small Cap

É um termo com a letra S usado para descrever ações de empresas pequenas na Bolsa de Valores. Nesse sentido, seus valores de mercado costumam ser baixos e com pouca liquidez.

SND – Sistema Nacional de Debêntures

Sistema onde estão cadastradas todas as debêntures emitidas por empresas e negociadas no mercado.

Spin-off

É um processo em que um departamento ou área de uma empresa se separa dela para ter mais liberdade de captar recursos. Com isso, ele pode expandir sua operação no mercado.

Split

Processo em que as ações de uma empresa são divididas, aumentando o número de papéis disponíveis no mercado. Porém, ele baixa o valor nominal de cada uma.

Spread

Spread é a diferença entre o que o banco paga para captar um recursos e o que ele cobra em um empréstimo. Portanto, quanto maior o Spread, maior o lucro do banco.

Stop and Reverse (SAR)

O Stop and Reserve é um indicador usado na análise técnica como o ponto em que um ativo para de subir e dá indícios de iniciar uma reversão de tendência.

Stop loss

Stop Loss é um gatilho usado para disparar uma ordem de venda automática em um papel caso ele desvalorize até chegar ao valor programado.

Straddle

Straddle é o termo com a letra S usado para uma estratégia interessante. Nela, um investidor compra duas opções de uma mesma ação: uma de compra e outra de venda. Em comum, elas têm o mesmo preço-strike e o mesmo vencimento.

Success Fee

É uma porcentagem cobrada pelos gestores de um fundo quando a sua rentabilidade ultrapassa um índice determinado anteriormente. Ela também é chamada de taxa de performance.

Suporte

É um termo da análise técnica que indica a expectativa mínima de demanda de um ativo. No entanto, não se trata de uma garantia de preço mínimo, já que pode ser rompido em diversas situações.

Swap

Um contrato de swap é feito para trocar títulos, datas de vencimento ou indexadores de ativos de posse de um investidor.

Swap cambial reverso

É uma operação feita pelo Banco Central. Nela, o governo troca os títulos da dívida com juros em dólares por outros atrelados à Selic (e com juros em reais).

Swing Trade

Por fim, swing trade é uma estratégia de investimentos na Bolsa em que o investidor segura um ativo por dias ou semanas até que ele se valorize. Portanto, é o contrário de day trade.

Então, se você gostou de aprender sobre termos com a letra S e quer mais dicas de investimentos:

Até o próximo glossário! 🙂

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.