• Pesquisar

Glossário Financeiro: Letra T

O Glossário Financeiro do blog da Ativa Investimentos continua, agora tratando dos termos com a letra T.

Aqui você encontrará a explicação para algumas nomenclaturas essenciais para evitar erros de iniciantes. Além disso, vai ficar por dentro de conceitos mais avançados para investidores experientes.

Se ainda permanecer com alguma dúvida após ler as explicações, basta entrar em contato com um dos nossos atendentes, combinado? No mais, boa leitura!

Tag along

É o direito dos acionistas de receber determinado percentual do valor de venda das ações dos controladores da empresa quando esta é vendida.

Tape reading

É uma técnica utilizada pelos investidores da Bolsa para interpretar o fluxo de ordens negociadas entre outros agentes do mercado. Com base nessa leitura, portanto, o trader pode tomar suas decisões de investimento.

Taxa de Distribuição de Dividendos

É o indicador que mostra a porcentagem dos lucros de uma empresa paga como dividendos aos acionistas. Portanto, é um elemento importante para quem quer investir em ações e viver de renda.

Taxa DI

A taxa DI é a média de todo os juros que são pagos pelos bancos nos depósitos interbancários feitos com prazo de um dia. Como são registrados no Selic (sistema do Tesouro Nacional), esses juros são muito próximos da Taxa Selic.

Além disso, a Taxa DI (também chamada de CDI) é usada como indexador de remuneração de títulos de Renda Fixa privados, como CDBs, LCIs e LCAs.

Taxa Efetiva (impostos)

É a alíquota de Imposto de Renda que de fato foi paga pela empresa. Ela pode ser diferente da alíquota descrita em lei. Isso porque é possível fazer ajustes e deduções na hora da declaração, resultando em descontos na tributação.

Taxa Interna de Retorno

É a taxa de retorno financeiro obtida por um projeto feito por uma empresa. Portanto, é uma métrica importante para a análise de investimentos de uma companhia.

Taxa Líquida

É um termo com a letra T que mostra o rendimento final de uma aplicação (CDB, Tesouro Direto etc.) depois de descontadas todas as taxas ou impostos devidos.

Taxa Livre de Risco

É um instrumento de análise de risco de investimentos. Ela denota qual é o mínimo de rentabilidade que se pode ter como praticamente certo. No Brasil, normalmente, usa-se a Taxa DI como parâmetro de taxa livre de risco.

Com base nisso, o investidor sabe se vale ou não a pena realizar determinado investimento, considerando a taxa livre de risco como o custo de oportunidade.

Taxas de Remuneração

É a soma de todas as taxas pagas para remunerar o gestor de um Fundo de Investimento. Normalmente, ela é composta pela Taxa de Administração e Taxa de Performance.

TBF

A Taxa Básica Financeira é uma indexador do sistema financeiro. É usada como base no cálculo da Taxa Referencial (que influencia no rendimento da Poupança, do FGTS e mais).

Tendência

É um termo utilizado para descrever o movimento do preço de um ativo. A tendência pode ser, portanto, de alta (quando o preço está subindo) ou de queda (quando está caindo).

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um sistema que permite negociar títulos emitidos pelo Tesouro Nacional diretamente com os investidores no mercado de varejo.

Timing

Termo com a letra T que descreve o melhor momento para realizar determinado movimento. Por exemplo: comprar uma ação, resgatar um título ou investir em um Fundo.

Títulos Pós-fixados

São títulos de investimentos de Renda Fixa, públicos ou privados, cujo rendimento está atrelado a um indexador econômico (normalmente o CDI, a Selic ou o IPCA). Assim, se os indexadores oscilam, a rentabilidade acompanha a variação.

Títulos Pré-fixados

São investimentos de Renda Fixa, públicos ou privados, cuja rentabilidade é definida no momento da aplicação. Ou seja, não sofre alterações até o vencimento.

Títulos Privados

São investimentos de Renda Fixa emitidos por instituições financeiras ou empresas. Alguns exemplos, portanto, são os CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e debêntures.

Títulos Públicos

São títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e que podem ser adquiridos pelo investidor no Tesouro Direto. Podem ter rendimento pré-fixado ou pós-fixado.

TJLP – Taxa de Juros de Longo Prazo

É uma taxa de juros para empréstimos de longo prazo criada para estimular investimentos em setores chave da economia.

Top Pick

As ações Top Picks são aquelas mais recomendadas pelos analistas de investimentos das principais corretoras do país.

Estes são os principais termos com a letra T no mercado financeiro. Agora que você já sabe o que eles significam, não terá problemas para entender as análises e tomar suas decisões de investimento.

Se você gostou do conteúdo e quer mais dicas financeiras, acompanhe a Ativa Investimentos nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter!

Deixe seu comentário