• Pesquisar

Como operar mini-índice e minidólar no Home Broker

Quem sabe operar mini-índice e minidólar no Home Broker tem nas mãos uma importante ferramenta. Afinal, eles são úteis tanto para hedge (proteção) quanto para especulação do capital (como no day trade).

A quantos pontos chegará o Ibov dentro de 6 meses? Qual será o câmbio da moeda norte-americana no ano que vem? Os minicontratos de dólar e índice se ocupam dessas questões a partir do resultado de análises gráficas ou fundamentalista.

O problema é que esses derivativos não são tão famosos quanto as ações do Mercado à Vista. Eventualmente, isso acaba levando alguns investidores a perderem ótimas oportunidades de obter retorno elevado com um pequeno investimento.

Inclusive, nos primeiros meses de 2020, aumentou a presença de pessoas físicas na Bolsa, porém, com baixo valor investido. Isso mostra, entre outras questões, que esse tipo de operação tem sido cada vez mais procurado.

Que tal ampliar seu horizonte e conhecer os principais segredos de como operar mini-índice e minidólar? Confira agora!

Você sabe o que é mini-índice e minidólar?

Minicontratos de Ibovespa Futuro são acordos de compra e venda da estimativa do Índice Bovespa para uma determinada data (vencimento). Um ponto importante é que o patamar é projetado com base em estudos gráficos e/ou econômicos.

Esses minicontratos são negociados no antigo Mercado BM&F (atual B3) e seguem uma cotação mensurada por pontos. Cada ponto equivale a R$ 0,20.

Do mesmo modo, o minidólar segue raciocínio similar. Trata-se de um acordo de negociação da estimativa do câmbio para determinada data. Esses contratos são ajustados segundo as respectivas datas de vencimento. A cotação do ativo é auferida em reais, por cada US$ 1.000,00.

Em ambos os casos, é preciso investir por uma corretora para ter acesso a essas aplicações.

Quais são as vantagens de operar mini-índice e minidólar no Home Broker?

A primeira vantagem é que o minidólar é um excelente instrumento de proteção contra a volatilidade da moeda norte-americana.

O “Ibovespa Mini” também oferece estratégias interessantes de proteção contra as oscilações do mercado. Além disso, é uma maneira simples de investir no índice de uma carteira de investimentos teórica que reflete a média das ações mais negociadas na Bolsa de Valores brasileira.

Bem como, outro ponto importante é que as operações em minicontratos têm custos operacionais mais baixos. Isso porque os valores envolvidos são acessíveis e bem inferiores aos da operação no mercado direto de ações. Lembrando que esse tipo de operação é destinado a investidores mais agressivos.

Qual é a diferença entre contrato cheio e minicontrato?

Embora a finalidade dos contratos cheios seja a mesma dos minicontratos, o que difere um modelo de outro é o volume de investimento mínimo exigido.

Os minicontratos foram criados em 2001 com o objetivo de atender às necessidades do pequeno investidor. O objetivo é possibilitar a aplicação de um menor capital e o melhor gerenciamento de risco possível.

Em geral, um contrato futuro comum parte de um lote mínimo de 5 contratos do ativo desejado. Por outro lado, no minicontrato você pode negociar apenas 20% do valor do contrato cheio (com lote mínimo de apenas 1 minicontrato).

Quais são os horários de negociação desses ativos na B3?

Os horários de negociação na B3 são diferentes, a depender do que você deseja negociar. No Mercado à Vista de ações, o funcionamento é das 10h às 17h55. Já as operações em Ibov Mini e minidólar são permitidas entre 9h e 18h (não há After-Market).

Mas como fazer o investimento na prática? Agora que você já entendeu a lógica dessa aplicação, bem como seus horários de compra e venda, é hora de ir para o operacional.

Como são formadas as siglas nos minicontratos de dólar e índice?

Para operar mini-índice e minidólar no Home Broker, é fundamental saber como compor o código do ativo. Continue acompanhando!

Siglas do mini-índice

Os minicontratos futuros de índice são negociados com vencimento na quarta-feira mais próxima do dia 15. Essa regra é válida para os meses pares do ano. Ou seja: fevereiro (G), abril (J), junho (M), agosto (Q), outubro (V) e dezembro (Z).

O código de negociação do “Ibov Mini” é composto da seguinte forma:

  • sigla WIN (e não IND, que se refere ao contrato cheio do Ibov);
  • letra referente ao mês vencimento (G, J, M, Q, V ou Z);
  • 2 dígitos finais do ano de vencimento.

Exemplos:

  • WINZ21: Mini Ibovespa com vencimento em dezembro de 2021;
  • WINJ23: Mini Ibovespa com vencimento em abril de 2023;
  • WINM24: Mini Ibovespa com vencimento em junho de 2024.

Siglas do minidólar

A formação do código do minidólar é semelhante. No entanto, nesse caso é preciso saber as letras de todos os meses, e não somente dos meses pares. Então, temos: janeiro (F), fevereiro (G), março (H), abril (J), maio (K), junho (M), julho (N), agosto (Q), setembro (U), outubro (V), novembro (X), dezembro (Z).

O código é composto da seguinte forma:

  • radical WDO (e não DOL, que corresponde ao contrato cheio);
  • letra referente ao mês de vencimento;
  • os 2 dígitos relacionados ao ano de vencimento.

Exemplos:

  • WDON21: minidólar com vencimento em julho de 2021;
  • WDOQ20: minidólar com vencimento em agosto de 2020;
  • WDOV22: minidólar com vencimento em outubro de 2022.

Como encontrar os papéis no Home Broker?

Entre no site da Ativa Investimentos, e clique em “acesse sua conta”. Digite seu login e a senha de 6 dígitos cadastrada (você será logado na plataforma). Abra o HB clicando em “Home Broker” no canto superior direito.

Assim, chegamos ao Home Broker da Ativa (aberto em uma nova janela). Todo o processo de compra e venda dos minicontratos é feito na mesma boleta “ordem” que você utiliza para negociar ativos com ações e Tesouro Direto. A diferença é onde encontrar os códigos relacionados ao minidólar e mini-índice. Vamos entender isso melhor.

Passo nº 01

Primeiramente, na janela “ordem”, clique no 2º ícone ao lado do campo “papel” (lupa sobre livro). Logo, será aberto então o “dicionário de papéis”.

Passo nº 02

Em seguida, marque a opção “empresa” (em vez de “código do papel”).

Passo nº 03

Por conseguinte, no campo “origem”, selecione BM&F (em vez de Bovespa).

Passo nº 04

Na sequência, no campo “papel”, escreva as iniciais do minicontrato que deseja (WIN ou WDO).

Passo nº 05

Finalmente, você vai encontrar uma lista completa dos papéis disponíveis. Basta ficar atento ao mês e ano de contrato para escolher o ativo com vencimento em aberto.

Passo nº 06

Por fim, ao clicar sobre o ativo de interesse, os dados serão transferidos para a boleta. Em seguida, é só digitar a quantidade, o preço, assinar e comprar/vender!

Então, ficou com alguma dúvida sobre como operar mini-índice e minidólar no Home Broker Ativa Investimentos? Quer saber mais sobre esses ou outros produtos financeiros disponíveis na plataforma da Ativa Investimentos? Entre em contato conosco e aprenda a fazer o dinheiro trabalhar a seu favor!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.