• Pesquisar
Many containers in the harbor

Chegou a hora de investir em locadoras de veículos?

A Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores) divulgou, nesta semana, dados relevantes sobre o licenciamento de veículos no Brasil. Segundo a federação, o número de novos licenciamentos caiu cerca de 80% neste ano, mostrando uma forte retração no mercado por veículos novos.

Mas, trazendo para o universo dos investimentos, o que isso significa para as empresas de locação de veículos? Como é de ser imaginar, essa queda é consequência do Covid-19. A pandemia reduziu o fluxo global de mercadorias e de pessoas, causando desemprego e comprometendo a renda das famílias.

Para as montadoras, a paralisação atrasou a chegada de peças automotivas, o que se refletiu no atraso da produção e na redução de estoques. Já as locadoras estão sendo afetadas de uma maneira diferente. A piora nas condições macroeconômicas do país tem impacto negativo direto nos preços das diárias, na taxa de ocupação da frota e no nível de inadimplência de seus contratos.

Por outro lado, o setor de locação é bastante resiliente a momentos de recessão. Com o aumento do desemprego, cresce o trabalho informal, o que estimula a procura por carros por motoristas de aplicativos.

Além disso, em momentos de contração de renda e dólar alto, existe um efeito de substituição relevante de viagens de avião por viagens de carro, o que beneficia a operação de aluguel de automóveis.

Cabe destacar também a pluralidade de segmentos dentro da operação das locadoras, que trabalham tanto com aluguel para pessoas físicas quanto para empresas que terceirizam suas frotas, além de venderem veículos usados. Aliás, o segmento de terceirização de frota possui contratos longos, que garantem às locadoras uma maior estabilidade de receita durante o ano.

Portanto, diante de tais características e da recente queda do Ibovespa, vemos bom potencial de upside para as locadoras, o que nos fez alocar algumas empresas do setor em nossas carteiras recomendadas.

Quer saber mais sobre nossas análises e recomendações do Research? Abra sua conta na Ativa!

Time de Research da Ativa Investimentos

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.