• Pesquisar

Como escolher boas empresas para investir na Bolsa?

Quem tem um perfil agressivo e quer comprar ações precisa saber como escolher empresas para investir na Bolsa. Afinal, a lucratividade da estratégia depende da sua capacidade de selecionar bons papéis.

No entanto, não são todas as pessoas que sabem como selecionar boas empresas para investir. O resultado disso tende a ser negativo, já que a valorização do papel está ligada ao desempenho da companhia.

Ficou interessado (a) e quer saber mais sobre como escolher as melhores empresas para investir? Então, siga com a leitura do artigo!

A importância escolher empresas para investir na Bolsa

Não é fácil saber como escolher as melhores empresas para comprar ações na Bolsa de Valores. No entanto, isso é algo que todos os que querem investir nesse mercado devem aprender.

Isso porque tudo que acontece com uma empresa influencia a cotação da sua ação. Por exemplo, se uma companhia é envolvida em um escândalo, seu papel perde valor. Por isso, o investidor precisa ler sinais enviados pelas empresas e pelo mercado para selecionar aquelas com chances de valorização.

O que levar em consideração no momento da escolha

É importante saber como escolher as companhias para investir na Bolsa. No entanto, o que exatamente deve ser observado? Quais critérios devem ser levados em consideração? Confira a seguir!

Objetivo do investidor

O primeiro ponto a se considerar é o seu objetivo. Se o foco for ganhar no Day Trade, o ideal é avaliar o gráfico de oscilação do papel no curtíssimo prazo.

No entanto, se o objetivo for viver de dividendos, é importante saber como escolher empresas para investir na Bolsa a longo prazo. Isso significa analisar a lucratividade média do negócio nos últimos anos, a taxa de dividendos paga e muito mais para montar uma carteira dividendos.

Além de analisar indicativos quantitativos, é importante avaliar o lado qualitativo das empresas em que se busca investir. Para isso, podemos fazer essa avaliação usando as características abaixo.

Governança

Toda empresa tem um plano de governança específico. Ele é ditado pelos seus administradores e reflete a estratégia de negócio da companhia.

É essencial que o investidor tenha conhecimento dessas informações antes de investir em ações. Isso pode ser feito ao consultar o RI (Relações com Investidores) da empresa. Trata-se de um departamento que fornece dados importantes para os investidores.

Compliance

Compliance é um conjunto de ações que uma empresa adota para garantir que está cumprindo todos os requisitos legais. Uma companhia sem compliance, portanto, tem mais chances de se envolver em escândalos, já que não tem mecanismos de prevenção.

Por isso, empresas sem compliance apresentam mais riscos para o investidor, especialmente no longo prazo.

Sustentabilidade

As empresas estão, cada vez mais, olhando para a sustentabilidade em seu processo de tomada de decisões. Não é à toa, por exemplo, que nós temos a carteira ESG para acompanhar empresas sustentáveis.

Quanto mais sustentável for a empresa, tanto economicamente, quanto ambientalmente, maiores são as chances de sobrevivência a longo prazo.

A importância de estudar sobre o mercado financeiro

De fato, existem muitos fatores a olhar na hora de escolher empresas para investir na Bolsa. Por isso, é essencial estudar muito sobre o mercado de ações para ter sucesso em suas operações.

Sem conhecimento técnico, não há como analisar as melhores empresas e fazer projeções acertadas. Portanto, sem estudar sobre o mercado financeiro, investir na Bolsa de Valores deixa de ser estratégia e passa a ser sorte.

Assim, se você quer aprender como escolher as melhores empresas para investir na Bolsa, precisa estudar muito. Só dessa forma conseguirá os melhores resultados.

Que tal começar a estudar agora mesmo? Baixe o nosso e-book gratuito Investindo a Longo Prazo para aprender como montar uma carteira de ações resistente para enfrentar crises!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.