• Pesquisar

Diversidade na empresas: saiba como empresas mais diversas geram mais lucros

A WGSN, uma consultoria especializada em identificar tendências, definiu que a diversidade nas empresas é uma das principais preocupações do consumidor do futuro.

Isso mostra como as empresas devem focar nesse aspecto para se aproximar mais do consumidor. Afinal, quanto mais próximas dos clientes, maiores as chances de sucesso no futuro.

Diversidade nas empresas é um assunto importante para você? Então, siga com a leitura para entender como negócios mais diversos são mais lucrativos e mais interessantes para investimentos!

O que é a diversidade nas empresas?

A diversidade nas empresas é definida pela porcentagem de membros de alguma minoria dentro do quadro de colaboradores. Nessa definição, estão profissionais que sofrem algum tipo de impacto e discriminação social por conta de:

  • classe;
  • gênero;
  • etnia;
  • deficiência;
  • religião;
  • orientação sexual;
  • localidade.

Uma empresa diversa, portanto, é aquela que reúne um quadro de colaboradores com diversas origens e características. Assim, não há a predominância de um perfil específico de funcionário dentro do negócio.

Vale mencionar que a verdadeira diversidade se dá também dentro da hierarquia do negócio. Por exemplo, não basta apostar em profissionais com múltiplos perfis e vivências apenas na linha de produção.

É preciso que os mecanismos de promoção da diversidade na empresa coloquem quadros diversos e qualificados também na gestão.

Como a diversidade nas empresas faz com que elas sejam mais eficientes?

Para muita gente, diversidade nas empresas é um assunto puramente moral. No entanto, para o mercado financeiro, trata-se de uma questão também econômica.

Estudos publicados pela Stanford Graduate School Business relataram que os preços de ações subiram quando as empresas divulgaram diversidade de gênero acima do esperado. Por outro lado, cotações caíram quando as empresas anunciaram dados demográficos desapontantes.

Uma outra pesquisa organizada pela Boston Consulting Group analisou 1.700 empresas em 8 países. A conclusão foi que negócios mais diversos têm faturamento gerado por inovação 19% maior.

O resultado já é impactante em si, mas é ainda mais acentuado em empresas de tecnologia, startups e outras indústrias focadas em inovação. Isso porque a diversidade está diretamente ligada com o potencial inovador de um negócio.

Se pararmos para pensar, o resultado faz sentido. Inovação depende do capital humano de uma empresa. Quanto mais diverso e qualificado for o material, maior a capacidade de conectar ideias de maneiras diferentes.

A tendência é que esses resultados sejam cada vez mais importantes no futuro. Por exemplo, cerca de 75% da força de trabalho mundial será composta por millennials até 2025. E, de acordo com uma pesquisa de 2018, 3 em cada 4 millennials acreditam que a diversidade é essencial para a inovação das empresas.

Mais do que isso: quase metade dos millennials foca em questões de diversidade na hora de escolher onde vão trabalhar.

Ou seja: as empresas mais diversas hoje colherão o fruto disso em pouco mais de 5 anos. Quando os millennials dominarem o mercado de trabalho, eles darão preferência a esses negócios. Logo, tais empresas terão os melhores talentos e apresentarão maior inovação, gerando ótimos resultados.

Por que se importar com isso na hora de investir?

Para investidores, é importante analisar a diversidade nas empresas como um dos aspectos de tomada de decisão em qual companhia investir.

Afinal, não dá para negar que as empresas com quadros mais diversos apresentam melhores resultados, especialmente em áreas focadas em inovação.

Por isso, é seguro projetar que as empresas mais diversas são aquelas que terão melhor desempenho no longo prazo ou, pelo menos, terão mais chances disso. Para quem quer atuar no mercado de ações, é importante saber disso.

Agora que você já entendeu a importância da diversidade nas empresas, pode fazer decisões de investimento mais conscientes. Lembre-se sempre de que o material humano de uma companhia tem impacto direto em seu resultado.

Gostou do artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e marque amigos que possam se interessar pelo conteúdo!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.