• Pesquisar

Afinal, o que é um scalper trader? Tire suas dúvidas sobre scalping!

No mercado de valores, existe um profissional que atua constantemente em busca de oportunidades de compra e venda: o trader. Diferentemente de um investidor, seu objetivo é lucrar com a diferença das negociações. Uma de suas modalidades operacionais é o scalping. Mas o que é o um scalper trader?

De todas as modalidades de trading, o scalping é a mais agressiva. Focada em prazos curtíssimos, o scalper trader pode chegar a realizar dezenas de operações em um único dia. Sua estratégia, portanto, é um pouco diferente de outras estratégias de trading.

Neste artigo, você vai entender o que é um scalper trader. Vamos tirar suas principais dúvidas sobre como funciona o scalping, qual é a diferença para o day trade e as principais vantagens e desvantagens desse estilo de operação. Confira!

O que é um scalper trader?

O scalping é uma modalidade de day trade com foco em operações super rápidas e alvos curtíssimos. O objetivo de um scalper trader é encontrar oportunidades de compra e venda em um cenário de oscilação, frequentemente com posição alavancada.

Assim, ao longo de um pregão, um scalper trader pode realizar dezenas de operações com alvos muito curtos. Para isso, ele busca sinais de oscilação que permitam lucrar com a diferença na compra e venda em função do spread.

Ou seja, o scalping se trata praticamente da antecipação dos fluxos do mercado com base no volume de negociações e na análise gráfica. Como um cambista, esse trader compra a um preço para vender a outros especuladores interessados em lucrar em períodos mais longos.

Quais análises o scalper trader utiliza?

Ainda mais que um day trader, as análises de um scalper trader desprezam completamente os fundamentos do preço de um ativo. O que esse profissional quer saber é para onde o mercado está indo, não importando por quê.

Para descobrir, o scalper trader utiliza a análise técnica, como um day trader. A diferença é que seu foco de análise está no volume de negociações, que pode dar indícios do fluxo do mercado no curtíssimo prazo. Portanto, dentro da análise técnica, um scalper pode utilizar como referência:

  • períodos curtíssimos, como minutos e segundos.
  • indicadores de volume;
  • tape reading (leitura do livro de ofertas).

Quais as diferenças entre um scalper trader e um day trader?

É importante lembrar que scalping é, em si, uma modalidade de day trade. Porém, a principal diferença entre um scalper trader e um day trader comum está no estilo de operação. Enquanto um day trader faz suas posições buscando oportunidades em períodos que podem durar horas, um scalper busca os minutos.

Sendo assim, o objetivo das análises é um pouco diferente, e isso é refletido nas estratégias de entrada e saída. Em suma, enquanto o day trader se antecipa ao mercado, o scalper trader se antecipa até mesmo aos day traders.

Quais as vantagens e desvantagens dessa forma de investimento?

Naturalmente, o scalping tem suas vantagens e desvantagens em relação a outras modalidades de operação. A adequação do trader ao estilo depende do seu perfil e condições de participação do mercado. Entre as vantagens, podemos citar:

  • maior potencial de acertos (com conhecimento, não é difícil alcançar até 80% de aproveitamento);
  • é possível alcançar metas diárias em curto espaço de tempo;
  • o scalping pode ser usado em qualquer mercado (Ações, Opções, Futuros );
  • com bom gerenciamento de risco, o prejuízo é relativamente menor que no day trade comum;

Já as desvantagens estão relacionadas principalmente ao gerenciamento de estratégia do trader. Por exemplo:

  • requer ainda mais conhecimento técnico;
  • bons resultados dependem de mais “tempo de tela”;
  • é difícil medir a razão lucro/prejuízo;
  • há maior risco de descontrole emocional nas operações. Por isso, é preciso fazer uma avaliação criteriosa do valor a ser usado nas operações para gerar o lucro necessário para cobrir os seus custos.

Neste artigo, você conferiu as principais informações sobre o que é um scalper trader. É importante ressaltar que essa modalidade exige profundo conhecimento de análise técnica e indicadores.

Que tal agora descobrir o que é um scalper trader na prática? Você pode receber informações valiosas de quem opera diariamente no mercado em diversas modalidades de operação. Acesse nossa sala ao vivo e converse com nossos analistas para tirar suas principais dúvidas!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.