• Pesquisar

Queda nos juros: ententa o que muda para as empresas

Ceteris paribus , uma menor taxa de juros serve como estímulo para que pessoas e empresas empreendam e coloquem em prática novos projetos. Será? Com a aceleração do coronavírus, a taxa impulsionará os agentes financeiros a investir ?

Pelo que estamos vendo na temporada de balanço, não. As empresas têm cortado investimentos, tal como proventos, e despesas que não sejam essenciais. Apesar de todo esse movimento, percebemos que a dívida líquida por ação das companhias membro do Ibovespa apresentou aumento recentemente. O gráfico abaixo mostra esse avanço e realça como a atual crise proporcionou o aumento da relação.

A alavancagem, aferida através da relação dívida líquida sobre o Ebitda, também mostrou sensível aumento, abandonando a estabilização presente ao longo do segundo semestre de 2019.

O indicador está presente como covenants em contratos firmados pelas empresas com seus credores e caso esses não sejam cumpridos, haveria uma piora creditícia que poderia contaminar nosso mercado, causando o tombamento do índice.

O múltiplo dívida por equity também apresentou sensível e agudo crescimento nessa crise, e mostra que as empresas vêm recorrendo mais à dívida do que a outros mecanismos.

Existe um teoria no mundo das finanças conhecida como pecking order theory, ou teoria da hierarquia ordinária, que indica o seguinte: quando há assimetria de informação, o management das empresas tem preferência por recorrer, primeiramente, aos fundos oriundos da mesma (geração operacional), depois dívida e por último a emissão de equity; uma vez que esta opção representaria a diluição do controle das companhias que os mesmos tocam.

Mesmo a obtenção de dívidas sendo preferível à emissão de equity, a diminuição dos juros, sem resolver, torna menos obtuso as companhias conseguirem perseguir o ideal dos mundos:  financiar seu crescimento através dos recursos que são gerados através de sua atividade-fim.

O recado do Bacen para as empresas

Ao promover a expansividade da política monetária, o Bacen comunicou indiretamente ao management das empresas que, mesmo sendo impossível saber quando e de que forma elas estarão ao final do atual período, a autoridade monetária não esqueceu o cenário ideal para que as companhias desempenhem suas atividades e continuem progredindo.

Vamos seguir acompanhando esse cenário por aqui. Até a próxima!

Ilan Arbetman
Analista do Research da Ativa Investimentos
Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.