• Pesquisar

Índice ESG: entenda o seu impacto nos investimentos

Você já ouviu falar em índice ESG? Se não, prepare-se, pois começará a ver esse termo em mais lugares nos próximos anos. Afinal, a tendência é de alta para investimentos em sustentabilidade.

Tanto é assim que a MSCI, empresa responsável por publicar alguns dos principais índices de ações do mundo, acredita que os índices ESG em breve serão mais importantes que os tradicionais.

Quer saber do que estamos falando e como você pode investir nesses índices? Então, siga com a leitura do artigo abaixo!

O que é o índice ESG?

Índice ESG é um tipo de índice composto por ações de empresas comprometidas com questões ambientais, sociais e de governança. A sigla ESG, aliás, significa exatamente isso em inglês: Environmental, Social and Governance.

Esses índices, portanto, criam um recorte no mercado de ações com empresas que adotam boas práticas nessas questões.

O objetivo é incentivar as empresas a buscar maior conexão com as suas responsabilidades corporativas. Isso acontece porque há grande pressão dos acionistas e da sociedade para que as empresas sejam mais responsáveis.

Para exemplificar, um relatório da ONU mostrou que havia US$86 trilhões aplicados em ativos sustentáveis em 2019. Esse valor é o dobro do que havia 5 anos antes, o que indica uma grande valorização desses papéis.

Ou seja: os investidores valorizam muito os ativos de um índice ESG. Por isso, a empresa que entrar em um índice do tipo ganhará uma demanda maior pelos seus papéis.

Para os investidores que buscam preservação de capital, aplicar em um índice ESG também é vantajoso. Afinal, empresas com preocupações ambientais, sociais e de governança apresentam melhores resultados no longo prazo.

Como funcionam?

Um índice ESG tenta montar uma carteira de ações teórica com uma base de critérios própria. Ou seja, cada índice leva em consideração alguns indicadores para avaliar as empresas.

No entanto, os principais índices compartilham muitos critérios de avaliação focados em diferentes aspectos. Confira abaixo alguns exemplos de fatores avaliados para estar em um índice ESG:

  • Ambiental — risco ambiental, auditorias, incidentes poluidores, estratégias de reciclagem, ações ambientais;
  • Social — adesão a quotas de diversidade e inclusão, cultura corporativa, preocupação com saúde dos empregados, trabalho voluntário, ações filantrópicas;
  • Governança — compliance financeiro, saúde fiscal e financeira, gestão de talentos, estratégia de ação, prevenção de acidentes de trabalho.

Ao avaliar todos esses critérios, as empresas passam a constar ou não em um índice ESG. A partir daí, a oscilação das suas ações afeta a valorização do índice, assim como no Ibovespa e outros.

Existem Fundos ESG e carteiras recomendadas no Brasil?

Investidores com preocupação social tendem a valorizar muito os índices ESG. No entanto, não é possível investir diretamente em um índice. Para acompanhar essas ações na Bolsa de Valores, é necessário aplicar em Fundos ESG ou em uma carteira ESG.

Existe um Índice ESG Brasil conduzido pela B3, além de 3 outros índices relacionados a ambiente, social e governança. Todos eles contam com ETFs que acompanham seus rendimentos.

O primeiro dos índices é o Índice Carbono Eficiente (ico2), composto pelas empresas que adotaram políticas transparentes para diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

Outro índice é o Índice de Governança Corporativa, composto por empresas que adotaram práticas transparentes de boa gestão empresarial.

Por fim, há o Índice de Sustentabilidade Empresarial, cuja metodologia foi desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas. Ele busca por empresas com processos internos de transparência e combate à corrupção, além de ações ambientais e sociais.

Fora esses índices, existe ainda a Carteira ESG da Ativa Investimentos. Ela é uma das carteiras recomendadas da corretora, focada em empresas com responsabilidade socioambiental.

Se você gostou da ideia do índice ESG e gostaria de investir em empresas sustentáveis, a Carteira ESG é sua melhor opção. Isso porque ela é montada com base nos 35 anos de experiência da Ativa Investimentos no mercado.

Para se ter noção, nossa Carteira Verde (predecessora da ESG) teve desempenho de 32,2% em 2019, acima do Ibovespa (que teve 22,7%).

E aí, se interessou em investir com a gente? Então, conheça agora mesmo todas as carteiras recomendadas pela Ativa Investimentos!

Deixe seu comentário

2 comentários
    • Olá, ESG refere-se aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio.O ISE é a sigla para Índice de Sustentabilidade Empresarial, e analisa a performance de sustentabilidade das empresas e carteira voltada para os critérios de ESG. Espero ter ajudado! =]

Instagram has returned empty data. Please check your username/hashtag.