• Pesquisar

Retail Liquidity Provider: saiba o que é e como funciona o RLP

Há momentos na Bolsa de Valores em que o investidor deseja comprar ou vender ativos imediatamente. No entanto, nem sempre é possível concluir uma operação no ato por falta de liquidez no mercado. Foi para resolver esse problema que a B3, com aprovação da CVM, lançou o Retail Liquidity Provider, o RLP.

O RLP é um instrumento inovador na Bolsa de Valores brasileira que busca beneficiar o investidor de varejo. Mas afinal o que é o RLP?

A seguir, você confere as principais informações sobre o assunto. Você vai descobrir o que é o RLP, para que ele serve, como funciona, quais as vantagens e desvantagens e muito mais. Por isso, continue a leitura e confira!

O que significa Retail Liquidity Provider (RLP)?

Primeiramente, vamos entender o conceito. O Retail Liquidity Provider, ou Provedor de Liquidez ao Varejo, em tradução livre, é uma ferramenta implementada pela B3 (Bolsa de Valores brasileira) e aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A proposta visa garantir liquidez do mercado a preços vantajosos para os investidores de varejo (pessoas físicas).

A solução vem resolver o problema do fracionamento de ordens e da variação de preços médios em compras e vendas a mercado. São comuns os casos em que investidores e operadores de day trade enviam uma ordem de compra e venda imediata. Nesse caso, a ordem deverá cobrir os preços do book de ofertas.

Porém, se a primeira oferta do book não for suficiente para satisfazer a ordem, a compra ou venda seguirá agressora. Essa fragmentação da ordem varia o preço médio da compra ou venda, o que gera represamento de ordens no book de ofertas. Consequentemente, isso acarreta maiores spreads (diferença entre o preço de compra e venda do ativo).

Como o RLP funciona?

O sistema funciona com a corretora servindo de contraparte na operação. Ou seja, além de representar as intenções do investidor junto à Bolsa, a corretora vai também negociar com seu cliente.

Dessa forma, quando o investidor enviar sua ordem a mercado, a corretora cobrirá a parte que falta à execução da ordem. Porém, inicialmente, o RLP só é aplicável para minicontratos futuros de índice e dólar. Ainda não há previsões de quando o RLP estará disponível para o Mercado de Ações.

Regras

A funcionalidade depende do aceite do investidor. Portanto, ele deve solicitar à sua corretora a habilitação do RLP. Além disso, existem ainda algumas regras para que o investidor seja elegível para esse sistema provedor de liquidação:

  • RLP é exclusivo para pessoas físicas;
  • aplicável somente em ordens a mercado (compra e venda pelos melhores preços do book de ofertas);
  • as operações não devem ultrapassar 15% das negociações totais do investidor;
  • as ofertas do RLP devem ser iguais ou melhores que as do mercado;
  • as ofertas RLP não aparecem no book de ofertas;
  • se não for executada, a oferta será cancelada ao final do dia.

Quais são suas vantagens e desvantagens?

Confira a seguir as vantagens:

  • liquidez: objetivo do programa, essa é a maior vantagem ao investidor de varejo;
  • preços: os preços também serão sempre os melhores do book de ofertas, aumentando a liquidez;
  • corretagem: algumas corretoras estão oferecendo taxa zero para os clientes que habilitarem o RLP em sua plataforma.

Porém, também foram identificadas algumas desvantagens. Veja quais:

  • conflito de interesses: com RLP, as corretoras podem operar contra seus clientes e suas próprias recomendações;
  • aumento de risco: a presença de operadores institucionais eleva o nível de conhecimento do mercado. Com isso, torna o cenário mais arriscado para investidores de varejo;
  • menor liquidez: ironicamente, maior risco pode afugentar investidores, derrubando a liquidez dos ativos.

Neste artigo, você descobriu um novo sistema de negociação que veio para trazer vantagens ao pequeno investidor. Além disso, espera-se que todo o mercado ganhe com essa implementação.

Gostou de aprender sobre esse assunto?

Clique aqui para conhecer nossa página e ative o RLP agora mesmo! 

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.