• Pesquisar
Woman using tablet on couch

Rebalanceamento de carteira: entenda sua importância e saiba como fazê-lo

A carteira de investimentos de um investidor é o instrumento para alcançar bons resultados. No entanto, há momentos em que ela não rende como o esperado ou perde suas características iniciais. Quando isso acontece, é necessário passar pelo procedimento conhecido como rebalanceamento de carteira.

Você já parou para avaliar se o nível de risco ou o retorno de suas aplicações estão de acordo com o seu perfil e seus objetivos? Essa é uma análise importante, capaz de mudar os rumos de sua jornada rumo ao sucesso.

Preparamos este post para ajudá-lo a entender melhor a importância de fazer ajustes em seus investimentos. Além disso, vamos mostrar como colocar essa ideia em prática. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que é rebalanceamento de carteira e qual seu objetivo?

O rebalanceamento de carteira é uma estratégia que consiste em comprar e vender ativos com o objetivo de assegurar que as metas e preferências do investidor sejam atendidas. Isso considerando a relação entre o risco e o retorno das operações.

Trata-se, portanto, da realização de ajustes necessários na carteira de investimentos. Eles são feitos em um prazo pré-definido e precisam observar o perfil do investidor e seus objetivos.

Normalmente, as alterações são executadas de acordo com o cenário de risco do momento, bem como, com o momento de vida do investidor. Desse modo, aqueles que experimentam uma boa valorização são os ativos que não estão em um bom momento e não combinam com o perfil de risco atual. Mas lembre-se que esses ajustes são feitos de acordo com o melhor ponto de saída para minimizar o máximo de perdas. Por outro lado, os que estão sendo comercializados a um baixo preço são comprados.

É isso que acontece quando uma carteira composta por ativos de Renda Fixa e Renda Variável precisa ser replanejada. Afinal, com o passar do tempo, os investimentos podem sofrer oscilações, e as estratégias empregadas podem desequilibrar a formação da carteira.

O rebalanceamento é o procedimento que garantirá que essa carteira volte a ter a composição ideal.

Qual é a importância do rebalanceamento para a carteira de investimentos?

Quem deseja acumular patrimônio sabe que é necessário fazer bons investimentos, o que envolve autoconhecimento, planejamento financeiro e boas estratégias para aproveitar as oportunidades do mercado.

A diversificação da carteira de investimentos é indispensável para o sucesso do investidor. No entanto, para montar um bom catálogo de produtos financeiros e mantê-lo sempre rentável, é necessário realizar monitoramento e ajustes ao longo do tempo.

As alterações feitas no percentual dos ativos do portfólio garantem que a estratégia traçada pelo investidor seja seguida. Além disso, essa é uma forma de realinhar a carteira a uma possível mudança de objetivo.

Dessa forma, podemos dizer que a prática tem grande importância para os resultados obtidos. Afinal, ela mantém a carteira equilibrada e coerente com o perfil do investidor e ainda permite uma boa rentabilidade no longo prazo.

Como fazer o rebalanceamento de carteira?

Agora que você já entendeu o que é o rebalanceamento e compreende sua importância, é hora de aprender a colocá-lo em prática e desfrutar de seus benefícios.

A boa notícia é que essa não é uma tarefa complexa e pode se tornar ainda mais simples com as nossas dicas. Acompanhe!

Defina o prazo para o rebalanceamento

Afinal, quando fazer o rebalanceamento da carteira de investimentos? Não existe uma resposta padronizada para essa questão. É preciso entender que isso depende das necessidades e objetivos de cada investidor.

Nesse caso, é possível que você julgue prudente fazer essa análise a cada trimestre, semestre ou ano. O ideal é definir uma periodicidade que não seja muito longa e não deixar de realizar o processo.

Estipule um limite de investimento em cada ativo

Além do prazo, existe outra forma interessante para realizar o rebalanceamento. Para isso, o investidor deve definir um determinado percentual de investimento em cada ativo e monitorar com atenção sua carteira.

Imagine que você queira montar um portfólio composto por 60% de ativos de Renda Fixa e 40% de Renda Variável. Sempre que esse limite for atingido, será preciso fazer ajustes, comprando e vendendo papéis, para garantir que essa estratégia seja mantida. Lembrando que existem outras maneiras de controlar a carteira, e o controle de proporção é apenas uma delas.

Faça ajustes de acordo com seus novos objetivos

O universo dos investimentos é muito dinâmico. Isso pode fazer com que o investidor mude de opinião ao longo do tempo. Até mesmo alguém com um perfil conservador e que busca a preservação de capital pode mudar de meta e começar a tolerar mais riscos em busca de melhores rentabilidades.

Se isso acontecer, é fundamental adaptar a carteira a esse novo cenário. Em outras palavras, o rebalanceamento do portfólio deve ser feito para tornar a carteira mais coerente aos seus novos objetivos pessoais.

Conte com o auxílio da Ativa Investimentos

Outra maneira de fazer o rebalanceamento de carteira de ações (entre outros produtos de investimentos) com eficiência e segurança é com o auxílio da Ativa Investimentos. Isso evita o processo manual, permitindo que você se dedique a outros estudos e análises. Ou seja, nossos especialistas ficam atentos ao momento certo de fazer os devidos ajustes.

Em síntese, o processo é feito em conjunto com assessor que busca realizar os ajustes nos momentos mais adequados para minimizar perdas e manter a rentabilidade. Além disso, há de se considerar sempre o seu perfil de investidor e o cenário atual.

Além de ter acesso às carteiras recomendadas pela Ativa, nós ajudamos a planejar melhor a sua estratégia de investimentos, aproveitando bem as oportunidades do mercado e permitindo que os seus ativos estejam de acordo com o planejamento traçado.

Na prática, uma equipe especializada fará as análises necessárias e indicará os produtos financeiros adequados ou não na sua carteira. A ideia é manter aqueles que estão alinhados aos seus interesses e excluir os que não fazem mais sentido para a sua estratégia. Com essas trocas, suas chances de sucesso são bem maiores.

O que achou do rebalanceamento de carteira? Como ficou demonstrado, essa ação é fundamental para o seu sucesso financeiro e ajuda a manter uma boa rentabilidade no longo prazo. Com a movimentação do mercado, é natural que, após um certo tempo, os percentuais de investimentos se modifiquem. Por isso, não deixe de fazer ajustes periódicos e manter sua carteira adequada ao seu perfil e suas metas.

Quer ampliar sua rentabilidade? Então, veja como acessar as carteiras recomendadas pela Ativa e conhecer opções elaboradas por uma equipe altamente qualificada e preparada!

Powered by Rock Convert
Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.