• Pesquisar

Previdência infantil: saiba por que realizar esse investimento de olho no futuro

Uma das principais preocupações de pais, avós e tios é com o futuro financeiro de uma criança. Portanto, a previdência infantil é um recurso muito interessante nesse contexto.

Da mesma forma em que pensamos em uma previdência privada para nós, devemos ter atenção às crianças. Afinal, quanto mais cedo começamos o planejamento financeiro, melhor é a qualidade de vida no futuro.

Tem interesse no assunto e quer descobrir se a previdência infantil vale mesmo a pena? Então, siga com a leitura do artigo!

O que é a previdência infantil?

A previdência infantil é um plano de previdência privada voltado para crianças. Portanto, é uma aplicação de longo prazo providenciada pelos pais ou terceiros com o objetivo de garantir segurança financeira no futuro.

Apesar de ser normalmente gerida pelos pais ou responsáveis, outras pessoas também podem investir em uma previdência para uma criança. Isso porque a previdência pode estar vinculada diretamente ao CPF da criança. Assim, um tio pode dar uma previdência de presente para uma sobrinha ou uma madrinha pode fazer o mesmo com o afilhado.

Como funciona a previdência para crianças?

A previdência infantil funciona da mesma maneira que um plano de previdência privada. Não é necessário ter uma idade mínima para abrir uma, por exemplo.

Dito isso, existem 3 principais possibilidades para abrir uma previdência para crianças. São elas:

  • Previdência com a criança como titular do plano, mas com o CPF dos responsáveis;
  • Previdência com os responsáveis como titulares, mas tendo a criança como beneficiária;
  • Previdência com a criança como titular e seu próprio CPF.

Além desses 3 formatos, ainda é possível escolher entre duas modalidades de previdência infantil. Elas são as mesmas modalidade da previdência “para adultos”: a PGBL e a VGBL.

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é um plano de previdência em que o Imposto de Renda incide sobre todo o valor resgatado. Isso significa, portanto, que o IR será pago sobre o valor total da previdência.

No entanto, é permitido deduzir as contribuições mensais da base de cálculo de renda na declaração do imposto, desde que respeitando o limite de 12% de rendimentos tributáveis anuais.

Já o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é o plano de previdência privada em que o Imposto de Renda incide somente sobre o rendimento gerado. No entanto, é dado o direito à isenção de IR.

Quais são os benefícios da previdência infantil?

Agora que já explicamos o que é previdência infantil e como funciona, é hora de entender quais são as vantagens desse tipo de plano. Confira!

Utilização flexível

A previdência para crianças não precisa ser reservada para uma futura aposentadoria. Depois de um período mínimo de carência, ela pode ser resgatada a qualquer momento.

Por isso, é um dinheiro que pode ser usado para qualquer objetivo. Por exemplo:

Maior segurança financeira no futuro

Por conta dessa utilização flexível, a previdência para menores garante uma camada de segurança para a criança.

Nesse caso, a previdência é uma opção mais vantajosa do que ações na Bolsa de Valores. Afinal, ela sofre menos oscilações e tem proteções específicas.

Possibilidade de transferência de patrimônio com menos custos

Além de garantir segurança para a criança, a previdência privada é uma boa maneira de transferência de patrimônio.

Se estiver no nome dos pais, o plano pode ser passado para os filhos sem a necessidade de um inventário. Portanto, isso ajuda a transmitir parte da herança sem alguns custos.

Inicio de educação financeira

Para crianças que já entendem números e dinheiro, a previdência infantil é uma boa ferramenta de educação financeira. Com ela, os jovens podem compreender sobre o efeito dos juros e a necessidade de economizar.

No futuro, eles podem explorar mais seus conhecimentos e até mesmo começar a investir na Bolsa com segurança.

Agora você já entende o que é a previdência infantil e já pode decidir se é ou não uma boa alternativa para os seus objetivos. Quem sabe esse não é um excelente presente de Dia das Crianças?

O que achou dessa aplicação financeira? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.