• Pesquisar

Plataformas de operação profissionais: como escolher a melhor?

Para negociar ações na Bolsa de Valores, é preciso ter cadastro em uma corretora e conta bancária para resgatar os resultados das operações. No mais, além de estudar a análise técnica e fundamentalista, o sucesso da aplicação depende muito da plataforma utilizada. Mas como escolher a melhor entre as plataformas de operação?

O mercado de ações vive de dados, e quem fornece as informações de cada segundo do pregão é o ambiente eletrônico utilizado. Por isso, hoje você vai aprender a importância das plataformas de operação e como escolher a ferramenta ideal. Confira!

Qual é a importância das plataformas de operação?

Primeiramente, vamos entender a importância das plataformas. A movimentação das ações durante o pregão é fruto de um conjunto de variáveis corporativas internas (balanços, resultados de vendas) e externas (câmbio, juros, inflação). Além disso, é preciso mencionar a pressão imposta pela volatilidade diária.

O resultado disso são padrões gráficos e informações matemáticas que se misturam com outros frames do momento (como book de ofertas e ranking de corretoras). São dados como esses que são oferecidos ao investidor com as plataformas de operação.

Um ambiente de operação perfeito é aquele fácil de ser compreendido. Bem como, é preciso verificar se os dados mais relevantes para sua tomada de decisão são disponibilizados.

Nesse sentido, a plataforma de operação precisa, ainda, ser ágil. Afinal, bastam 10 segundos de delay para mudar o cenário a quem faz day trade. Além disso, é importante que ela seja transparente, com extratos de custódia e relatórios de notas de corretagem para acompanhamento dos resultados.

Quais são as principais ferramentas encontradas nas plataformas?

Existem informações básicas que o home broker e a plataforma profissional trazem em seu layout. Confira a seguir.

Gráfico

A flutuação (seja diária, mensal ou anual) na cotação de cada ativo forma padrões, que são representados por barras (candles). O estudo desses candles e dos indicadores estatísticos é crucial para a tomada de decisão.

Tudo isso está nos gráficos, presentes em todos os ambientes de negociação, variando apenas em relação à sua complexidade.

Boleta de compra/venda

São janelas que permitem envio das ordens de negociação. Ali você encontra campo para digitação do nome do ativo, quantidade, preço de interesse, quantidade aparente (que vai ser exibida no book de ofertas) e assinatura digital.

Preferencialmente, essas boletas devem estar também dentro do gráfico, injetando mais velocidade às operações.

Livro de ofertas

O book de ofertas é a lista das corretoras que estão comprando e vendendo cada ativo em cada momento do pregão. É uma lista dinâmica, cujo movimento pode indicar pistas importantes sobre o rumo das ações.

Extratos/relatórios

Local em que o investidor pode buscar seu saldo em dinheiro na corretora, lista de ativos em custódia, notas de corretagem, entre outras informações financeiras.

Como escolher a melhor plataforma para seu investimento?

Existem algumas virtudes comuns às melhores plataformas de operação. Veja a seguir o que é preciso levar em conta na hora de escolher.

Rapidez

Para começar, a rapidez. Transmissão das informações em tempo real. Uma boa plataforma não pode retornar mensagens de erro com frequência, tampouco ter atraso de minutos nos dados exibidos.

Segurança

Em seguida, a segurança. O ambiente de negociação deve ser protegido por Certificado SSL (que indica que os dados trafegados são criptografados. Você confere a presença desse protocolo de segurança pelo cadeado verde na barra de navegação e o início do endereço com “https”.

Complexidade

Na sequência, a complexidade. Não adianta ter dezenas de recursos incompreensíveis. Logo, a plataforma deve ter interface amigável, de fácil entendimento e boa estrutura de suporte.

Ferramentas

Por fim, as ferramentas oferecidas, como gráficos, instrumentos de stop, calculadoras e, preferencialmente, simuladores de negociação e recursos de análise de fluxo de ordens (para tape reading).

Os melhores ambientes fornecem ferramentas para que o investidor possa tirar proveito da volatilidade do mercado em operações. Entre as vantagens do day trade estão a possibilidade de operar alavancado. Além disso, há um maior potencial de ganhos e a oportunidade para ganhar na baixa e na alta.

Agora que você sabe o que observar nas plataformas de operação, entenda mais sobre vida de trader: conheça 4 vantagens da estratégia de buy and hold!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.