• Pesquisar

Entenda o que é Índice de Sustentabilidade Empresarial e qual seu impacto

O acesso cada vez mais qualificado à informação tem transformado todas as áreas da nossa sociedade. Felizmente, para os investidores socialmente engajados, o mesmo acontece com o mercado de valores. Por isso foi criado o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

O conceito de sustentabilidade tem sido cada vez mais explorado pelas empresas a fim de melhorarem sua imagem comercial. Mas apenas um discurso construído para marketing não é suficiente para quem realmente quer ver resultados efetivos.

Neste artigo, você vai conhecer o que é o ISE e como as empresas se qualificam para esse índice. Além disso, você vai descobrir os efeitos dessa participação nos lucros da empresa e como você ganha contribuindo com seus investimentos. Confira!

O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial?

A sociedade tem reforçado sua demanda por igualdade e sustentabilidade no mundo inteiro. Graças à tecnologia e ao poder que a internet deu ao cidadão comum, muitas pessoas têm tido forte influência econômica.

Assim, ações políticas e empresariais vêm sendo tomadas com a finalidade de convergirem com a demanda popular. Foi por isso que, em 2005, nasceu o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), para orientar essa harmonia.

Pioneiro na América Latina, esse índice visa a qualificar as empresas segundo critérios de sustentabilidade, sem afetar a rentabilidade das Ações. Entre esses critérios, podemos destacar:

  • equilíbrio ambiental;
  • eficiência econômica;
  • governança corporativa;
  • justiça social.

Dessa forma, os investidores têm mais um importante filtro na hora de selecionar as empresas para investir. Isso é fundamental para cultivar uma nova classe de investidores: aqueles comprometidos com o crescimento econômico sustentável e igualitário.

Como uma empresa participa desse índice e quais são os diferenciais?

Com essa demanda por sustentabilidade cada vez mais crescente, o “discurso verde” é mais e mais popular. No entanto, é preciso separar o marketing de ações efetivas de sustentabilidade.

Por isso, o ISE, por meio de um conselho, busca qualificar apenas as empresas que realmente têm compromisso com ações transformadoras. Além de avaliar a natureza dos produtos da empresa, são considerados aspectos gerais com base em 4 princípios:

  • Adoção de políticas, visando às transformações socioambientais;
  • Gestão empresarial, que garantam um sistema de metas e acompanhamento das transformações;
  • Conduta legal, que avalia a postura ética, fiscal e transparente da empresa;
  • Performance geral, considerando o desempenho dos negócios com fins lucrativos.

É importante destacar também que, embora os princípios sejam gerais, cada empresa é avaliada no seu próprio contexto. Assim, os questionários aplicados às empresas interessadas em fazer parte do índice são exclusivos.

Além disso, o conselho pode retirar da lista as empresas que não mais condizerem com as práticas de sustentabilidade determinadas.

Qual é o seu impacto?

Há uma série de vantagens tanto para a empresa quanto para os investidores ao se orientarem pelo ISE. Os investidores podem verificar um aumento da rentabilidade de seus papéis em relação ao Ibovespa.

Já as empresas verificam, além de uma adequação a princípios universais, vantagens competitivas no mercado. Isso é verdade porque o esforço de uma empresa em respeitar orientações sustentáveis afetam:

  • a imagem do negócio no mercado;
  • economia de recursos, por meio de uma conduta sustentável;
  • implementação de novas tecnologias, que qualificam processos, produtos e serviços;
  • credibilidade diante de um grupo cada vez maior de investidores;
  • atração de investidores muito mais qualificados em um eventual follow on.

Por essa mesma razão, o Índice de Sustentabilidade Empresarial tem sido fundamental para atrair novos investidores ao mercado. Muitos Fundos de Investimento baseiam a seleção de seus ativos principalmente no ISE.

Você aprendeu neste conteúdo o que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Investindo em empresas listadas nesse índice, você garante rentabilidade, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento socioeconômico global.

É importante que mais investidores tenham consciência dessa possibilidade. Então, que tal apresentar essa informação para os seus amigos? Compartilhe agora mesmo este artigo nas suas redes sociais e colabore com investimentos mais valiosos para todos!

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.