• Pesquisar

Qual a diferença entre LCI e LCA? 7 pontos que você deve conhecer!

Muitos investidores iniciantes se perguntam qual é a diferença entre LCI e LCA. Como esses dois termos são muitas vezes mencionados juntos, pode parecer que se se tratam de uma coisa só.

No entanto, apesar das semelhanças, dá para citar pelo menos mais de uma diferença entre LCI e LCA. E é importante que o investidor saiba sobre essas distinções antes de aplicar seu dinheiro.

Quer aprender mais sobre a diferença entre LCA e LCI? Então, siga com a leitura!

O que significa LCI e LCA?

Para poder entender qual é a diferença de LCI para LCA, precisamos definir esses dois investimentos. Ambos são Letras de Crédito, mas a primeira é focada no setor Imobiliário, enquanto a segunda é do Agronegócio.

Na prática, o funcionamento delas é bem parecido. Ambas:

  • são de Renda Fixa;
  • têm rendimento que pode ser prefixado ou pós-fixado;
  • contam com rendimento pós-fixado atrelado ao CDI ou ao IPCA;
  • têm garantia do FGC;
  • são isentas de Imposto de Renda.

7 pontos que mostram a diferença entre LCI e LCA

Selecionamos 7 pontos a se ter atenção antes de investir em uma LCI e/ou em um LCA. Além disso, usamos alguns dos fatores para comparar essas aplicações com outras de Renda Fixa.

Se você tem o interesse em investir nelas, precisa ter esses elementos em consideração!

Propósito

Se você quer saber qual é a diferença entre LC, LCI e LCA, é só olhar para o propósito de cada um dos termos.

As letras são emitidas por bancos com base em empréstimos feitos para o setor Imobiliário (LCI) ou do Agronegócio (LCA). Já a LC (Letra de Crédito) serve para financiar outros tipos de empréstimos.

Destinatário

Como as aplicações são direcionadas para setores diferentes, os seus destinatários também são distintos. No caso da LCI, quem recebe o dinheiro do empréstimo são construtoras, incorporadoras e financiamentos imobiliários.

Já no caso da LCA, o dinheiro vai para produtores rurais de pequeno, médio ou grande porte, além de cooperativas.

Disponibilidade

A disponibilidade de LCIs ou LCAs nas emissoras varia muito. Normalmente, quando o mercado está favorável para investimentos imobiliários, há mais LCIs. Quando ele está pouco aquecido, há menos.

Algo semelhante acontece com a LCA. Em época de expansão da atividade agrícola, há mais letras disponíveis. No entanto, os períodos de maior oferta das letras não necessariamente coincide.

Rendimento

A rentabilidade da LCI ou da LCA pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida. No caso da primeira hipótese, a porcentagem de ganho é definida no momento da aplicação. Na segunda, ela é atrelada a um indexador financeiro. Já a última é um misto dos dois: tem uma porcentagem fixa + o indexador.

Liquidez

LCI e LCA são produtos que não possuem um alta liquidez, por isso é importante montar um colchão de liquidez para aplicar nesses produtos com maior tranquilidade e aproveitar a sua rentabilidade.

Risco

Como contam com garantia do FGC, o risco de investir nessa modalidade é menor – desde que dentro dos limites de cobertura. Tanto a LCI, quanto a LCA, contam com a proteção. Além disso, são títulos de Renda Fixa (que são mais conservadores por natureza) e você conta com a avaliação do emissor para escolher o titulo com menor risco de crédito.

Tributação

A grande diferença entre LCI, LCA e CDB é na tributação. As letras de crédito são isentas de Imposto de Renda, enquanto o CDB é cobrado regressivamente. Ou seja: quanto mais tempo aplicado, menor é a alíquota.

Conhecer a diferença entre LCI e LCA é apenas uma parte de aplicar seu dinheiro de maneira segura. É necessário também escolher uma boa corretora de valores.

Agora que você já sabe a diferença entre LCI e LCA e quer contar com flexibilidade e taxa zero para investir nessas modalidade, venha para a Ativa Investimentos! Abra sua conta ou entre em contato com o nosso time de atendimento.

Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.