• Pesquisar
Shot of two young men sitting at a restaurant using mobile phone

O que são prioridades financeiras? Saiba como estabelecê-las

Powered by Rock Convert

A definição de prioridades financeiras é fundamental para uma vida próspera e organizada. Isso porque o segredo para o sucesso não está em quanto você ganha, mas em como você lida com o dinheiro.

No entanto, a rotina atarefada, a pressão pelo sucesso profissional e até mesmo a falta de conhecimento fazem com que o planejamento financeiro seja negligenciado por muitas pessoas. Quando isso acontece, os impactos negativos logo são percebidos.

Pensando nisso, preparamos este post que o ajudará a entender o que são prioridades financeiras e, claro, como defini-las. Confira!

O que são prioridades financeiras?

As prioridades financeiras são aquelas despesas e gastos que devem ser colocados em primeiro lugar em um planejamento orçamentário, seja ele pessoal ou empresarial. Ou seja, aquilo que é mais importante e, por isso, exige mais de sua atenção.

Por mais próspera que suas finanças sejam, nem sempre é possível ter tudo o que se deseja. Com isso, torna-se essencial definir prioridades e entender o que é dispensável na jornada rumo à estabilidade financeira.

Por esse motivo, toda pessoa deve se dedicar a essa análise e definir, dentro de sua realidade, quais aspectos e gastos deverão ser destacados e priorizados em seu planejamento.

Prioridades financeiras, objetivos, necessidades e desejos: quais são as diferenças?

Alcançar o sucesso financeiro depende muito mais de boas práticas do que da quantidade de dinheiro disponível. Afinal, algumas pessoas ganham muito, mas não conseguem controlar seu nível de endividamento e consomem sem qualquer critério.

Então responda: como você toma suas decisões de consumo? Elas são baseadas em prioridades, objetivos, necessidades ou desejos? Para responder a essa questão, é importante entender as diferenças existentes entre esses conceitos. Confira!

Prioridades financeiras

As prioridades financeiras, como vimos, são aqueles gastos que devem ser colocados em primeiro lugar em seu planejamento. Em geral, elas estão relacionadas à sobrevivência, como o pagamento das contas de água e luz.

Objetivos financeiros

Os objetivos financeiros são aqueles que ajudam a dar um propósito à vida, mantendo-o motivado a poupar dinheiro e realizar seus sonhos. Portanto, eles são norteadores do consumo e contribuem para a conquista de uma boa qualidade de vida.

Necessidades financeiras

As necessidades financeiras estão relacionadas, principalmente, com despesas que contribuem para um futuro mais tranquilo. Ou seja, depois de quitar suas prioridades, poupar para realizar seus objetivos financeiros, é interessante pensar nas suas necessidades de longo prazo.

Desejos financeiros

Por fim, os desejos financeiros são aqueles gastos mais supérfluos. Em resumo, um desejo é algo que você quer, mas nem sempre precisa ou é urgente. Um bom exemplo seria a troca do aparelho celular.

Como estabelecer suas prioridades financeiras?

Agora que você já entendeu o que são prioridades financeiras, é hora de aprender a defini-las. É importante lembrar que essa definição varia de pessoa para pessoa, mas o processo é basicamente o mesmo. Para ajudá-lo, selecionamos algumas dicas valiosas. Acompanhe!

Saiba diferenciar o que é urgente do que é importante

Muitas pessoas até entendem que é necessário definir prioridades, mas saber como defini-las nem sempre é fácil. Para isso, o primeiro passo é diferenciar o que é urgente daquilo que é realmente importante.

Na prática, urgente é aquilo que deve ser resolvido em um curto prazo, pois pode gerar ainda mais problemas. Por outro lado, importante é aquilo que pode prejudicar seus objetivos ou até mesmo representar uma oportunidade que não pode ser perdida.

Pague todas as suas dívidas

Outra estratégia essencial para quem precisa estabelecer prioridades é a quitação de todas as suas dívidas. Afinal, a existência de débitos prejudica suas finanças, afeta seu relacionamento no mercado, impede a formação de uma reserva de emergência e gera desmotivação e preocupação.

Por isso, faça um inventário de seus débitos, comece a negociar com os credores e se esforce para manter tudo organizado. Depois disso, você verá como é muito mais fácil planejar suas finanças e se manter firme na direção de suas metas.

Faça uma lista com seus objetivos financeiros

Um passo fundamental para traçar suas prioridades financeiras é conhecer bem seus objetivos. Ou seja, entender e definir tudo o aquilo que você deseja conquistar ao longo da vida.

Vale a pena lembrar que o planejamento de objetivos financeiros é uma tarefa que requer dedicação. A busca por uma meta não pode colocar outras áreas em risco e deve levar em consideração todo o contexto. A compra de um carro, por exemplo, traz consigo despesas extras com impostos e manutenção.

Além disso, é importante que sua lista tenha objetivos que façam sentido para a sua vida e não apenas para reforçar uma imagem ou status social. O dinheiro e os bens que ele proporciona não podem ser mais importantes do que tranquilidade e qualidade de vida.

Elimine gastos desnecessários

Se pararmos para analisar nossos gastos, é fácil concluir que compramos muito mais do que realmente deveríamos. A verdade é que nem sempre precisamos, mas o desejo e a falta de controle nos levam a consumir.

Obviamente, quando falamos em prioridades, esse tipo de comportamento não pode existir. “Querer não é poder” e você precisa se educar para cortar despesas desnecessárias de seu orçamento.

O ato de comprar pode trazer um prazer momentâneo, mas tem o potencial de prejudicar seus objetivos e tornar sua jornada rumo à independência financeira muito mais longa e complicada. Por isso, tome as rédeas da situação.

Pense no futuro

O que você espera para o futuro? Uma aposentadoria tranquila e feliz? Então é preciso começar a investir nessa ideia desde agora.

Pensando na preservação de capital, é válido dizer que suas ações no presente é que garantirão um futuro financeiramente estável. Sendo assim, planeje, estude e saiba trabalhar com o dinheiro. Faça uma previdência privada, economize e faça bons investimentos.

Faça investimentos inteligentes

Investir com estratégia pode gerar oportunidades e garantir um bom futuro promissor. No entanto, isso exigirá que você se eduque e aprenda sobre investimento sustentável.

Comece definindo seu perfil de investidor e traçando um planejamento. Lembre-se de que é possível contar com o auxílio de profissionais, principalmente se você estiver inseguro ou não dominar bem esse universo.

O essencial é entender que investimentos exigem estudo, paciência e muita dedicação. No entanto, os frutos desses esforços compensam e são uma das formas mais eficazes de alcançar uma vida tranquila e financeiramente estável.

Aprendeu como definir prioridades financeiras? As dicas e informações apresentadas são fundamentais para quem se preocupa com o assunto e deseja ter uma vida mais organizada e tranquila. Lembre-se de que saber o que deseja é o primeiro passo para se conquistar o sucesso!

Quer acompanhar mais posts como este? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades do blog!

Powered by Rock Convert
Deixe seu comentário

Instagram has returned invalid data.